os meios de transporte sao levados a serio no japao nada de satanizaçao dos carros nada de motoboys camicases nada de onibus caindo as pedaços trens e avioes atrasados pelo contrario auto estradas com limites razoaveis soluçoes inovadoras para o transporte individual alem da pontualidade e conforto e uma grande paixao pelos motores aqui estao dez elementos que fazem do japao um paraiso para os loucos por carros drifting da mesma forma que os z boys descobriram o potencial do concreto californiano para revolucionar o skate nos anos 1970 um grupo de jovens japoneses curtindo a vida a bordo de seus carros de traçao traseira nas sinuosas estradas das montanhas do japao acabou criando a cultura do drifting com a explosao mundial da cultura pop japonesa o drifting foi parar nas telas de hollywood e nos games da electronic arts e se tornou uma modalidade praticada em todo o mundo de piracicaba aos emirados arabes kei cars devido ao espaço limitado nas ilhas as leis japonesas incentivam o uso de carros de ate 3 5 metros de comprimento e motores de ate 660 cm³ de cilindrada a criatividade japonesa obviamente nao se limitaria a fazer pequenos caixotes motorizados com isso alguns kei cars como o daihatsu copen o honda beat o suzuki capuccino e o autozam az 1 com seu motor central traseiro turbinado chegaram a ponto de deixar nossos grandes esportivos de adesivo vermelhos de vergonha rauh welt begriff [youtube id= wsfg1 sw0gq width= 620 height= 350 ] genial e excentrico akira nakai fundou a rauh welt begriff ha 15 anos para criar versoes apimentadas dos porsche classicos e acabou se tornando a preparadora mais cool do universo misturando toques modernos de cultura automotiva urbana as receitas classicas de preparaçao parece papo de critico cultural mas este video acima explica na pratica o que isso quer dizer nakai san nao acessa a internet aposto que voce ia procura lo no facebook e nao curte celular nem dinheiro ele curte porsches cada preparaçao custa em media r$ 50 000 e tudo e feito sem sketch nem firulas o japones liga um modern jazz no radio acende um cigarro e começa a modelar sua proxima criaçao como uma especie de artista plastico mecanico quem entrega seu porsche a nakai raramente sabe como o recebera de volta — a unica certeza e que ele sera fodastico mercado de peças de preparaçao e personalizaçao aftermarket esqueça as preparadoras europeias e o catalogo da summit racing aftermarket e com o japao leis permissivas em relaçao as modificaçoes somadas a lojas de peças e acessorios do tamanho de shopping centers caso da upgarage ai da foto divisoes especiais de preparaçao dos proprios fabricantes prateleiras de motores novos e de segunda mao e kits ate mesmo para os inofensivos kei cars fazem do japao o paraiso dos customizadores e preparadores nissan skyline gt r nascido como um compacto medio nos anos 60 o primeiro skyline mal chegava aos 140 km/h foi somente em 1969 quando ganhou o sobrenome gt r que nasceu a lenda skyline desde entao foram cinco geraçoes de evoluçao que culminaram em um modelo proprio que apesar de suas dimensoes monstruosas e da ausencia do nome mantem a essencia dos skylines para os bons entendedores motos esportivas a primeira vez que uma moto japonesa participou do mundial de motogp foi em 1960 a corredora em questao era uma honda de 125cc ja no ano seguinte elas foram campeas das categorias de 50 cc 125 cc e 250 cc em 1962 conquistaram tambem a categoria de 350 cc e no primeiro ano em que competiram na 500 cc chegaram em segundo lugar com exceçao do campeonato de 2007 as motos japonesas faturaram todos os tiulos da categoria 500 cc realizados entre 1975 e 2010 nas ruas quatro nomes sao suficientes para dizer tudo hayabusa r1 ninja e blackbird mais do que vitorias nas pistas elas praticamente criaram um segmento com estilo e agressividade que seriam mais tarde copiadas por outros fabricantes variedade de subculturas automotivas jdm kei cars dekotoras acima dori touge bosozoku sao algumas subculturas automotivas populares no japao a variedade explica a impressionante oferta de peças e acessorios e o carater meio bizarro de muita coisa isso confere uma identidade unica aos petrolheads niponicos alem de influenciar ate mesmo os amantes de carros do outro lado do planeta honda nsx alem de ter sido o melhor honda ja produzido foi desenvolvido na epoca do dominio da honda na formula 1 e atrelou sua imagem a um tal de ayrton senna andava junto as ferraris e porsches da epoca e foi a referencia de comportamento dinamico para gordon murray no desenvolvimento do mclaren f1 considerado por muitos o melhor carro ja fabricado mesmo sendo produzido durante 15 anos sem grandes alteraçoes o nsx nunca perdeu o status de supercarro nem mesmo agora quando sua volta começava a ser especulada mitsubishi lancer evo criado para os ralis o lancer evo sempre teve motores de dois litros turbo traçao integral e niveis sismicos de potencia durante dez geraçoes rivalizou nas ruas e nos ralis com o subaru impreza conquistando um tetracampeonato de pilotos com tommi makinen e um unico titulo de construtores em 1998 infelizmente sera assassinado pela mitsubishi para ceder espaço a insossos carros eletricos e hibridos subaru a subaru e uma marca diferente das outras nao tem interesse em atingir a liderança de vendas de mercado algum nem roubar compradores das outras marcas apenas oferece uma linha restrita lucrativa e excelente em sua peculiaridade a combinaçao da traçao integral com os motores boxer sobrealimentados itens que so interessam aos car lovers como nos que se tornou a marca registrada desta divisao da gigante fuji heavy industries o fato de ter uma das linhas de esportivos mais bem acertados dos ultimos 20 anos e apenas um mero detalhe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.