eu suponho que era inevitavel por mais desagradavel que seja a convergencia atual para um tipo so de veiculo parece ser quase como uma seleçao natural o povo compra mais de um tipo x de carro ele tem mais chances de sobreviver ate que eventualmente como um guerreiro highlander chamado mcleod so exista um hoje todo carro tem um que do jeito alemao de se fazer carros potente isolado seguro pesado e automatico como um mercedes benz 300 sel 1968 e tao excitante quanto ele mecanicamente a maioria e derivada do desenho de dante giacosa na fiat para o 128 de 1969 mas sem a italianice a alegria e agilidade do pequeno fiat original deste so sobrou o esquema basico mecanico mas ha muito tempo atras numa galaxia distante existiam escolas de desenho na verdade cada pais que fazia automoveis tinha seus principios basicos e diferenças claro mas duas escolas se sobrepunham a todas as outras em importancia de maneira geral a escola americana e a escola europeia [caption id= attachment_340505 align= aligncenter width= 984 ] a escola europeia[/caption] a europeia costumava ter os melhores chassis; com cidades mais apertadas estradas onde se andava mais rapido e muita curvas estabilidade e bons freios e conforto em todo tipo de piso era o principal os motores tinham mais potencia especifica que os americanos sim desde sempre mas comparados a eles eram fracos pequenos pouco duraveis e delicados o melhor de dois mundos entao era juntar um motor americano grande em deslocamento potente barato e duravel e relativamente pequeno e leve em um chassi europeu e isso foi feito inumeras vezes criando grandes classicos da historia do automovel do ac cobra ao jensen ff do bizarrini 5300 gt ao de tomaso pantera os chassis europeus traziam a tona o que havia de melhor nos motores americanos de entao eram entao naquela epoca em que o carro eletrico estava morto e enterrado chamados de hibridos entre os conhecedores eram o santo graal e uma verdade sussurrada para que o povao nao ouvisse como famosamente disse giotto bizzarrini o v8 chevrolet e muito melhor que o v12 que desenhei para lamborghini pelo menos para uso em carro de rua e mas menos conhecidos sao outro tipo de hibridos deste tipo os sedas de luxo quatro portas o motivo deles serem mais raros e discutido incessantemente; pode ser por estar mais proximo aos proprios sedas americanos originais em comportamento o que defeats the purpose pode ser pelo prestigio; este e o mercado de coisas antigas como rolls royce e bmw nao novatos que apareceram ontem como ferrari e porsche [caption id= attachment_340503 align= aligncenter width= 800 ] v8 americano o melhor [/caption] mas qualquer que seja o motivo sao raros hoje resolvemos lembrar de alguns deles no espirito de dar ideias diferentes para marcas como a stellantis dona de um v8 hemi e marcas italianas e francesas mil avidas por algo diferente e entusiasmante como um citroen v8 hemi de traçao dianteira e hidropneumatico nesta lista deixamos de fora hibridos feitos fora da europa para nao complicar; carros como nosso opala e omega 4 1; tambem ficam de fora os australianos pelo mesmo motivo e aqui em ordem cronologica estao os dez mais famosos e interessantes sedas quatro portas europeus com motor americano jensen s type 1936 todo mundo conhece a jensen pelos interceptor cupes de luxo e alto desempenho com motor chrysler v8 o interceptor deu luz ao jensen ff que usando tecnologia ferguson formula foi o primeiro carro de alto desempenho no asfalto a usar efetivamente uma traçao nas quatro rodas permanente e freios antibloqueio o que muita gente nao sabe e que os irmaos jensen alan 1906 1994 e richard 1909 1977 eram grandes fornecedores de peças e carrocerias inteiras para a industria inglesa eram grandes proponentes da organizaçao desses fornecedores independentes e frequentemente presidentes das entidades de classe seus carros eram na verdade uma vitrine para a tecnologia inglesa; foram os primeiros a adotar uma serie de coisas naquele pais de vidros eletricos a direçao hidraulica a pequena produçao era uma forma de fazer algum dinheiro sim mas era uma propaganda da jensen e da industria de autopeças inglesa muito maior uma vez que o publico experimentava vidro eletrico num jensen nao demorava para pedir que a lucas instalasse um em seus austin que deus tenha piedade deles mas este jensen em particular e bem mais antigo e diferente dos cupes esportivos de luxo do pos guerra os dois sempre foram especialistas de carroceria começando com carros esporte baseados em wolseley ingleses e trabalhando na w j smith & sons encarroçadora de onibus que eventualmente compram o seu primeiro carro completo e nao uma carroceria em algo de terceiros e justamente o s type de 1936 oferecido como seda e conversivel e o primeiro de uma longa linhagem de jensens com v8 americano aqui o entao pioneiro v8 barato americano o ford cabeça chata de 3 6 litros a genial ideia de um chassi e uma carroceria inglesa no estilo dos rolls royce com um v8 ford nao veio exatamente deles porem; veio de uma encomenda de clark gable o ator americano e entusiasta do automovel os carros de gable ficam famosos e copias sao encomendadas sao os chamados jensen white lady que depois se tornam o s type [caption id= attachment_340495 align= aligncenter width= 600 ] gable e seu jensen ford[/caption] o carro era basicamente um chassi escada tradicional com eixos rigidos mas extremamente baixo e podia ser equipado com o v8 60 o mesmo v8 ford em escala reduzida que recebemos no simca chambord e 2227 cm³ ou o v8 grande de 3622 cm³ um eixo traseiro com overdrive eletrico columbia era novidade podia vir em 3 carrocerias conversivel de 2 portas tourer de 3 portas e sedan de 4 portas algo em torno de 50 carros foram feitos simca vedette/chambord 1954 [caption id= attachment_340492 align= aligncenter width= 999 ] vedette 1954[/caption] henri pigozzi o italiano radicado na frança que era dono da simca era uma pessoa unica sua simca podia ter começado com licenças fiat mas logo dava seus proprios passos ainda mais quando compra a ford na frança; nos anos 1950 a marca do oval azul se mandou do pais como fez aqui no brasil recentemente a simca herdou um interessante projeto de sedan o ford vedette que juntava o v8 pequeno da ford americana o v8 60 com um chassi moderno europeu; um que inclusive tinha uma inovadora suspensao criada por um engenheiro da ford americana esta suspensao era uma coluna de mola e amortecedor que fazia as vezes de braço superior e girava como pino mestre da direçao ficaria famosa com o sobrenome deste engenheiro da ford earle steele macpherson o v8 pequeno cabeça chata em 2 2 ou 2 5 litros tinha sido um fracasso nos eua por ser muito fraco para os carros de la; na europa seria muito beberrao para os gostos locais e tambem um fracasso mas encontraria uma sobrevida nos tropicos subdesenvolvidos pigozzi monta uma fabrica no brasil e manda para la o vedette aqui chamado chambord por pura falta de muita opçao aqui floresceu e ficou famosos por aqui facel vega excellence 1958 sabemos bem a historia da empresa de outro frances inteligente e cheio de recursos intelectuais inesperados jean daninos de encarroçador daninos tomou para si reviver a gloria dos gt’s franceses de luxo do pre guerra com uma serie de cupes de alto desempenho de desenho proprio mas motores v8 da chrysler americana os facel vega em 1958 aparecia o unico seda da marca; um gigantesco e luxuosissimo sedan com um enorme v8 americano debaixo do capo e todo luxo que voce pode imaginar era o facel vega excellence baseado em um chassi alongado do facel vega coupe nao tinha coluna b as portas traseiras eram suicida com dobradiças traseiras para facilitar o acesso as portas travavam em um grande pino instalado na base da soleira da porta que permitia que as portas dianteiras ou traseiras se abrissem independentemente uma da outra e quando fechadas adicionavam integridade estrutural era solido parrudo e enorme media 5 280 mm em um entre eixos de 3 180 mm e pesava algo na beirinha de duas toneladas o motor era o chrysler hemi v8 de primeira geraçao aqui com 6 4 litros 392 cid e 360 cv podiam ser encomendados com o cambio manual de quatro marchas pont a mousson ou o automatico de tres marchas torqueflite da chrysler com o hemi os primeiros excellence eram carros capazes de quase 250 km/h algo inacreditavel depois do fim do hemi em 1961 receberia motores normais wedge de 5 9 e 6 3 litros com desempenho ligeiramente inferior basico custava o equivalente e 4 citroen ds zero km ja um carro grande e caro para os padroes franceses mas facilmente podia chegar a seis ds era so mergulhar na extensa lista de opcionais direçao hidraulica freios hidraulicos vidros eletricos ar condicionado e ate rodas raiadas talvez por isso so 156 carros tenham sido produzidos ate 1964 opel diplomat 1964 [caption id= attachment_340464 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro diplomat 1964[/caption] a adam opel ag apesar de ser o braço alemao da gm hoje parte da stellantis pela maioria de sua historia foi bem independente poucas vezes porem se dignou a pedir componentes para a matriz; essa e uma das felizes vezes em que isso aconteceu a primeira geraçao do opel diplomat era de desenho de clara influencia americana; e o carro podia vir com o seis em linha opel ou novidade aqui que o coloca na lista um v8 chevrolet de bloco pequeno no opel era um 283 cid 4 6 litros combinado com uma transmissao automatica powerglide de duas velocidades e 190 cv depois de 1966 seria o maior 327 cid 5 4 litros de 230 cv mas o carro nao foi muito sucesso; muito americano para o gosto alemao [caption id= attachment_340467 align= aligncenter width= 999 ] segunda geraçao mercedes de pobre [/caption] a chegada de um certo bob lutz faz a geraçao seguinte do carro ganhar um tema mais claro um carro alemao pronto para vencer os mercedes benz o desenho novo incluia uma suspensao traseira agora do tipo de dion e um desenho mais sobrio e classico mas claramente menos americanizado a opel ate ofereceu uma versao de entre eixos longo como os mercedes 450 sel era um seda interessantissimo e conta se inclusive que foi modificado para que o motor aguentasse andar o dia todo em velocidade maxima em autobahn coisa inexistente nos eua era um carro de luxo interessante mas era grande medindo ao redor dos cinco metros e pesando ate 1900 kg; nesta faixa de tamanho e preço a marca mercedes benz tinha um cache que o opel nunca conseguiu alcançar iso s4/fidia 1967 renzo rivolta começara com motonetas; depois colocaria em produçao a melancia do eng preti o famoso carrinho que conhecemos como romi isetta a isetta virou ate um bmw e foi um sucesso relativo para a marca de bresso o passo seguinte foram os gt’s usando chevrolet v8 e o famoso engenheiro do ferrari gto giotto bizzarrini a historia e epica com os grifo de rua e os grifo de competiçao ambos criados por giugiaro e bizzarrini; o de competiçao eventualmente se tornaria o bizzarrini 5300 gt mas a iso tambem criou um original e francamente sensacional e desconhecido sedan de luxo e alta velocidade nasceu como o s4 em 1967 e depois de 1969 ganharia o nome fidia como nenhum carro aqui nao e especialmente pequeno sao 4980 mm de comprimento em um entre eixos de 2850 mm mas o peso nao era excessivo para algo assim 1550 kg o carro tinha um eixo traseiro de dion freios a disco nas quatro rodas duplo a sobreposto na frente e um chassi plataforma estampado que virava praticamente um monobloco a se soldar a carroceria o motor era o chevrolet v8 o preferido de bizzarrini um 327 cid 5 3 litros de 300 cv; transmissao manual de cinco velocidades zf ou automatica de tres da gm estavam disponiveis depois de 1973 o motor seria um ford cleveland v8 de 5 7 litros e potencia semelhante baixo e aerodinamico era um grifo de quatro portas o design da carroceria foi obra de giorgetto giugiaro entao na ghia e e belissimo apenas pelas proporçoes e forma; decoraçao e firulas estilisticas sao praticamente inexistentes o interior era opulento com madeira polida e couro costurado a mao e o preço claro era de rolls royce apenas 194 unidades foram produzidas ate 1975 mas uma delas a segunda a ser fabricada encontrou um dono especial john lennon um seda hoje desconhecido mas muito especial era tambem o carro pessoal de bizzarrini enquanto dirigiu rover 3 5 litre p5b 1967 o rover p5 era um seda ingles tradicional desde 1958; um carro cujas qualidades eram muitas mas nenhuma delas era relacionada a velocidade ou alta potencia era um seda bem feito cheio de couro e madeira mas que nao custava os olhos da cara feito um rolls basicamente mas isso iria mudar em 1967 finaliza se a industrializaçao na inglaterra pela rover do v8 de aluminio e 3 5 litros que comprara da buick americana seria agora um rover v8 mas ninguem foi enganado todo mundo ate a rover falava abertamente disso outros tempos quando introduzido em 1967 o v8 dava 160 cv a 5 200 rpm e 28 5 mkgf de torque a 2 600 rpm a maior potencia do motor juntamente com seu menor peso proporcionou melhor desempenho e economia de combustivel era simplesmente melhor em tudo que o seis em linha de tres litros que substituiu [caption id= attachment_340447 align= aligncenter width= 999 ] sd1 vitesse o ultimo rover seda v8[/caption] o motor continuou nos sedas grandes da marca enquanto existiram culminando no sensacional rover vitesse dos anos 1980 um seda com cara de ferrari daytona e com um bravo v8 injetado de 200 cv debaixo do capo o que nos leva ao proximo carro da lista que na verdade e um penetra range rover 1970 antes do range rover um jipe era um jipe era uma fera em caminhos dificeis mas lerdo e desajeitado ao extremo em asfalto e ruas normais pavimentadas o range rover e o primeiro carro onde o desempenho nas ruas se assemelhava ao de um automovel normal e isso mudou tudo e o cerne da revoluçao que faz o suv o carro mais comum hoje https //flatout com br/o nascimento do range rover/ alem do chassi bem projetado outra coisa ajudou ele a ser o que e ao inves de um quatro em linha asmatico ou pior ainda um diesel sem turbo como era comum nessas coisas o range rover vinha de fabrica com so um motor o v8 de aluminio e 3 5 litros da rover que sabemos era americano o que faz desse o mais improvavel dos hibridos desta lista por nao ser um seda mas achei legal menciona lo nem que seja pela existencia de uma versao quatro portas e a importancia historica acho que me podem perdoar por essa de tomaso deuville 1971 este e um dos mais cinicos dos carros do indefinivel argentino alejandro de tomaso era basicamente uma copia deslavada do jaguar xj criada na italia usando motor v8 ford o deauville era movido pelo mesmo ford cleveland v8 de 351 cid 5 7 litros do de tomaso pantera com saudaveis em 335 cv com isso podia ser copia cinica mas era mais rapido que ate o xj12 com o seu v12 230 km/h a suspensao traseira independente e muito parecida com a usada pela jaguar e discos ventilados sao usados na frente e atras o chassi foi usado por de tomaso num monte de carros maserati quatropporte iii de tomaso longchamp e maserati kyalami platform sharing nos anos 1970 um total de 244 carros foram produzidos incluindo ai uma perua para isabelle de tomaso esposa de alejandro foi num deuville numa de suas demonstraçoes a cliente que faleceu tambem o famoso piloto da maserati guerino bertocchi o cliente alemao sobreviveu certamente abalado mas sem sequelas monteverdi 375/4 1971 a interessante historia de peter monteverdi e sua improvavel fabrica de carros especiais na suiça ja foi contada aqui seu principal produto sempre foi o cupe gt high speed e entre esses o mais caro e raro e sem duvida nenhuma a versao seda o 375/4 usava um chrysler big block 440 cid 7 2 litros com nao menos de 380 cv; alguns carro sao ainda mais potentes e preparados https //flatout com br/monteverdi o melhor carro a sair da suica/ a distancia entre eixos chagava a nada menos que 3150 mm a frente do 375 l foi mantida ate a coluna a seguida por quatro portas de abertura ampla com maçanetas do fiat 128 e teto que acaba abruptamente o interior foi totalmente estofado em couro e equipado com ar condicionado vidros eletricos e ate uma tv sony e um bar se o playboy suiço dos anos 1970 assim desejasse muitos foram vendidos como limousine com divisoria e ainda mais entre eixos o carro era essencialmente artesanal feito sob encomenda e tudo era possivel pedir basicamente era enorme raro especial e pesado pesava basicamente duas toneladas monica 560s 1972 esta e uma historia convoluta e maluca com mais capitulos do que tenho espaço aqui para contar; entao quem quiser mais vai ter que se manifestar nos comentarios para fazermos uma materia maior sobre isso mas vamos la um entusiasta e patriota frances chamado jean tastevin engenheiro herdeiro de industrias ferroviarias era dono de varios facel vega e ficou chateado com o fim da empresa com o fato de que nao existia mais um gt frances de alto luxo resolve usar seus recursos para resolver o problema o carro era para ter motor proprio; um v8 de 2 8 a 3 5 litros originalmente projetado para formula 1 com bielas em garfo e faca para se manter compacto em comprimento o motor tinha sido projetado pelo ingles edward c ted martin apresentado a tastevin pelo seu parceiro em engenharia o ingles chris lawrence da companhia lawrencetune mas graças a deus pediu opiniao para a matra que sugere comprar um v8 americano depois de muitas indas e vindas e problemas com o v8 proprio o monica teve varias iteraçoes de estilo tambem; a versao final tinha um v8 dodge 340 cid/5 7 litros preparado nos eua para aguantar velocidades altas sustentadas num dia inteiro; dava 290 cv a 5400 rpm e 46 mkgf a 4000 rpm o carro com frente baixa e farois escamoteaveis media 4928 mm num entre eixos de 2769 mm e pesava em torno de 1800 kg era tambem sofisticado suspensao dianteira independente por duplo a sobreposto com direçao por pinhao e cremalheira montada alta na altura do triangulo superior na traseira eixo de dion com molas helicoidais e barra panhard o diferencial era do rover p6b com coroa e pinhao fabricado pela hewland mas com um overdrive eletrico que dava a opçao de duas relaçoes do eixo traseiro; uma relaçao numerica alta para a cidade e uma relaçao numerica baixa para cruzeiro de alta velocidade nos anos 1970 chegou a ser o seda mais rapido do mundo aos 250 km/h mas obviamente nao deu certo o carro teve um milhao de iteraçoes e um investimento gigante que contou com um motor do zero depois abandonado; no fim ao lançar o carro tastevin estava exausto financeiramente apenas 40 carros foram feitos e vendidos
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