hoje e dia 20 de janeiro e se voce gosta de carros e provavel que saiba o que isto significa o brasil esta comemorando o dia nacional do fusca e a gente nao poderia deixar esta data passar em branco sendo assim vamos tentar explicar a historia do dia nacional do fusca e dar um passeio pelas series especiais de um dos carros mais queridos do brasil fusca serie prata 1980 a primeira serie especial do fusca foi a chamada serie prata e esta ja e um exemplo de como alguns detalhes se perdem com o passar do tempo a serie prata foi lançada em 1980 e foram apenas 100 unidades fabricadas acontece que tantos anos depois muitas pessoas pensam que qualquer fusca prateado da decada de 80 e um serie prata olhando por fora talvez ate de para confundir — so o adesivo s prata na traseira e as lanternas fafa bicolores o diferenciam de qualquer outro fusca por dentro porem nao ha duvida o serie prata veio com o mesmo volante do passat detalhes em prata no acabamento e forraçao em veludo um belo veludo por sinal o manual do proprietario tambem e exclusivo da serie especial fusca serie especial love 1984 esta e a menos conhecida lançado em 1984 para comemorar os 25 anos da produçao do fusca o serie especial logo ficou conhecido como serie love por causa da campanha publicitaria que exaltava a paixao que o brasileiro sentia pelo carro na epoca e frenquentemente confundido com a serie prata e por isto nem todos sabem de sua existencia o que e uma pena pois o fusca love trazia um conjunto de equipamentos bem interessante volante espumado cinto de tres pontos desembaçador traseiro e janelas basculantes atras todas as 2 500 unidades vinham na cor azul copa metalico para choques na mesma cor do carro e rodas de 14 polegadas iguais as da brasilia junto com ele foi lançada uma promoçao que convidava os donos de fusca a contarem uma historia pessoal que envolvesse o carro as duas melhores historias ganhariam cada uma um exemplar do fusca serie especial alguma duvida do motivo do apelido fusca ultima serie 1986 dois anos depois era anunciada a primeira morte do fusca — 1986 seria o ultimo ano do carismatico volkswagen a ultima serie foi fabricada em 850 unidades todas numeradas no para brisa e quem os comprou teve seu nome gravado no livro de ouro da volkswagen o ultima serie podia vir com motor a gasolina com carburaçao simples ou a etanol de carburaçao dupla diferentemente das outras series especiais a ultima serie nao tem muitas diferenças em relaçao ao fusca comum — apenas o catalogo de cores que estreava novas opçoes como dourado e azul metalico o carro acompanhava um kit com uma chave dourada certificado e fita de video com as melhores propagandas do fusca exibidas na tv desde a decada de 60 o valor de coleçao da ultima serie e que e um caso a parte de inicio a grande maioria dos carros ficou guardada com revendedores e donos e dificilmente eram tratados como veiculos de uso diario contudo com o retorno a produçao varios deles passaram a ser usados normalmente como se tivessem perdido valor por nao ser de fato a ultima serie do fusca para nos isto e besteira — prova de sua importancia e a presença de uma unidade da ultima serie no museu da vw em wolfsburg fusca serie ouro — 1996 o serie ouro foi a ultima das series especiais do fusca tres anos depois do anuncio do retorno da produçao por itamar franco a volkswagen daria por encerrada a historia do fusca no brasil e para selar de vez um momento tao importante lançou a ediçao limitada a 1 500 unidades mecanicamente identicos ao fusca itamar do motor 1 600 a alcool ao sistema de escapamento com apenas uma saida os carros da serie ouro nao tinham mais as faixas adesivas em amarelo e preto nas laterais e contavam com um pequeno emblema na lateral perto do bocal do tanque de gasolina identificando a ediçao por dentro o carro tinha bancos com a mesma forraçao do pointer gti da epoca que se repetia nos forros de porta painel de instrumentos com fundo branco e relogio e volante igual ao do gol novas opçoes de cores metalicas e perolizadas foram introduzidas a serie especial como verde nice verde taiti que esta mais para azul vermelho dakar e bege urano e por que estamos falando disso hoje o dia nacional do fusca e comemorado desde 1988 mas a sua origem e incerta diz se que o sedan clube do brasil instituiu o dia 20 de novembro de 1988 como o primeiro dia nacional do fusca para lembrar a data do primeiro fim da produçao do carro so que o material comemorativo nao teria ficado pronto a tempo — faixas e adesivos com o numero 20 teriam sido encomendadas e a soluçao foi adiar a data para o mes seguinte o problema e que no dia 20 de dezembro todos estao loucos com a cabeça no natal na praia e nas ferias de fim de ano e por isso eles teriam decidido que o dia nacional do fusca seria o dia 20 de janeiro desde entao varios clubes por todo o brasil organizam eventos e encontros em comemoraçao a data a comunidade de fas do besouro e gigantesca sempre foi muito forte e prova disso e que a volkswagen reconheceu o dia nacional do fusca de forma oficial em 1989 e voce tem alguma historia bacana para contar neste dia especial para os fas do fusca [ fotos sebeetles com noticiasdaoficinavw com fuscaitamar com br ponchini/flickr ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.