hoje em dia a lamborghini e uma das grandes fabricantes de supercarros do planeta ja faz mais de uma decada que seus modelos sao referencia em desempenho e design — em boa parte graças ao sucesso do gallardo seu modelo de entrada entre 2003 e 2013 alem disso a companhia de sant agata bolongnese esta em uma posiçao confortavel com clientes fieis e isto ainda permite que os italianos se deem ao luxo de ser uma das unicas fabricante que ainda investem em supercarros com grandes motores aspirados — vide o v12 de 6 5 litros e 700 cv do lamborghini aventador mas nem sempre foi assim em meados dos anos 1980 a lamborghini nao estava muito bem das pernas para começar a companhia declarou falencia em 1977 o countach por mais fodastico que fosse ja estava no mercado havia dez anos e apesar de ser um dos maiores icones de seu tempo começava a sentir os efeitos da idade alem disso seu lucro nunca havia sido suficente para garantir a total estabilidade economica da lamborghini a marca havia conseguido se reerguer parcialmente em 1978 quando foi vendida aos empresarios suiços jean claude e patrick mimran mas ainda precisava de um produto realmente lucrativo se voce nos acompanha deve ter lido nosso post com a historia do lamborghini lm002 conhecido lambo do rambo — um suv gigantesco e luxuoso equipado com o v12 do countach e queridinho de ditadores e celebridades como sylvester stallone entendeu o apelido agora para quem esta dizendo que o futuro suv da lamborghini e um sacrilegio o lançado em 1986 o lm002 foi importantissimo para a recuperaçao financeira da marca italiana que finalmente começou a render algum lucro mas ainda era preciso resolver outro problema o sucessor do countach afinal nao daria para aumentar a potencia e modificar a carroceria para sempre era preciso algo novo era a hora de o diablo entrar em cena claro que quando o desenvolvimento do sucessor do countach começou em 1985 ainda nao se sabia como carro seria — seu nome seu design e sua mecanica ainda estavam em aberto que seria um superesportivo com motor v12 central traseiro e carroceria em forma de cunha isto era obvio havia tambem uma exigencia no briefing o carro deveria ter velocidade maxima superior aos 315 km/h o mais veloz dos countach o 5000qv tinha velocidade maxima de 295 km/h o chamado projeto 132 foi o primeiro passo nesta direçao projetado por marcello gandini — escolha natural visto que ele ja havia desenhado o miura e o countach acontece que o projeto original apresentado por gandini foi considerado agressivo demais pelos executivos da marca e na hora de construir o prototipo as linhas retas e angulos decididos de gandini deram lugar a formas mais suaves o resultado foi o carro arredondado e meio inchado das fotos abaixo fotos automotive com gandini nao ficou nada feliz com as alteraçoes ca para nos com razao e com o rascunho original debaixo do braço partiu em busca de uma fabricante que se interessasse pelo projeto eventualmente ele encontrou giorgio moroder que gostou bastante do design e o empregou no megalomaniaco cizeta moroder v16t que como o nome indica tinha um motor v16 de 560 cv montado na transversal voce pode ler mais sobre ele aqui a segunda proposta de gandini trazia linhas mais suaves mas era muito mais harmonica do que o projeto 132 foi aceita de pronto o passo seguinte foi definir o nome do novo supercarro e obviamente a tradiçao de batizar os modelos com nomes de touros de briga continuou diablo era o nome de um touro criado por cristobal colon y de la cerda o 14º duque de veragua na espanha em 1869 o touro diablo entrou para a historia ao protagonizar um duelo com o famoso torero el chicorro o fato de ter emprestado seu nome ao supercarro italiano so aumentou a fama do animal agora o desenvolvimento do diablo nao foi facil em busca de capital os irmaos mimran decidiram vender a lamborghini e quem comprou foi a americana chrysler nao demorou para que a gigante americana começasse a deixar sua marca na pequena fabricante italiana começou como uma relaçao sadia a chrysler entraria com o dinheiro e em troca a lamborghini desenvolveria um motor de alto desempenho para os americanos no entanto nao demorou mais do que alguns meses para que os novos donos tentassem mudar o direcionamento da companhia primeiro foi o conceito de quatro portas portofino que foi prontamente rejeitado pela lamborghini e acabou virando inspiraçao para o dodge intrepid leia mais aqui — um carro fracassado perante o publico diga se depois em 1988 veio o bertone genesis minivan que usava componentes da lamborghini e foi encomendado pela chrysler como uma experiencia nao foi uma ideia muito boa — ainda que em algum momento a empresa americana tenha acreditado ser capaz de vender 2 000 unidades por ano ate hoje as duas marcas preferem esquecer que ele existiu e nos tambem foi preciso que o entao presidente da lamborghini emile novaro interferisse sua ordem foi direta a chrysler deveria parar de opinar nos carros da lamborghini ou o negocio seria desfeito foi uma manobra ousada mas deu certo a chrysler nao queria perder a chance de embarcar no mercado dos superesportivos e acatou a ordem o desenvolvimento do diablo prosseguiu ainda que atrasado pois o supercarro deveria ter sido lançado ja em 1988 foram mais dois anos de desenvolvimento ate que em 1990 o sucessor do countach fosse apresentado em vez de escolher um evento internacional para a estreia como o salao de genebra por exemplo a lamborghini decidiu por um evento fechado em monte carlo em monaco o lugar era apropriado o diablo trazia uma grande evoluçao mecanica em relaçao ao antecessor primeiro no motor o v12 agora deslocava 5 7 litros tinha injeçao eletronica multiponto comando duplo nos cabeçotes e 48 valvulas — suficiente para entregar 499 cv a 7 000 rpm e 59 1 mkgf de torque a 5 200 rpm para efeito de comparaçao o countach mais potente tinha 455 cv em seu v12 carburado a transmissao era manual de cinco marchas e a traçao em um primeiro momento era traseira o diablo era capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos e tinha velocidade maxima de 325 km/h — 10 km/h mais veloz que a meta original e o carro mais veloz do mundo naquele momento alem disso o diablo contava com mais itens de conforto e conveniencia do que o mais equipado dos countach bancos e volante ajustaveis em altura e distancia vidros eletricos e som alpine a partir de 1993 foram incorporados um sistema de direçao hidraulica e freios abs o ano de 1993 tambem marcou a introduçao do diablo vt a sigla significa viscous traction traçao viscosa em traduçao livre e significa que o supercarro agora contava com traçao integral com um diferencial central de acoplamento viscoso o detalhe e que o sistema era uma versao adaptada daquele empregado no suv lm002 se formos parar para pensar a introduçao do diablo vt marcou o inicio da era atual para a lamborghini que atualmente emprega a traçao integral em seus dois modelos aventador e huracan foi uma transiçao gradual — murcielago e gallardo ainda tinham versoes de rua especiais com traçao traseira mas hoje apenas os carros feitos para a pista como o huracan super trofeo tem traçao traseira e tudo começou com o diablo [youtube id= o14wgu1bhsi width= 620 height= 350 ] a famosa apresentaçao do lamborghini diablo vt em need for speed mais do que isto foi o diablo quem garantiu que a lamborghini sobrevivesse ate hoje fazendo supercarros no inicio de sua vida a fabricante mal conseguia suprir a demanda assim pela primeira vez em quase dez anos a marca começou a ter lucro ainda nao foi o suficiente para que a lamborghini saisse do vermelho — algo que so veio acontecer em 1998 quando foi adquirida pela audi e passou a integrar o grupo volkswagen — mas ja era um começo nao foi a toa que o diablo permaneceu em produçao por onze anos antes de dar lugar ao murcielago neste meio tempo passou de uma promessa cumprida a um verdadeiro icone entre os supercarros dos anos 1990 se voce tem vinte anos ou mais certamente tem boas memorias do diablo em need for speed iii e as chances de ter um poster dele na parede do quarto sao bem altas se voce nao tinha provavelmente queria ter [gallery columns= 4 link= file ids= 68830 68829 68831 68828 ] [youtube id= pjkvwtvjohi width= 620 height= 350 ] o diablo se30 enfrenta outros dois icones de seu tempo o bugatti eb110 e a ferrari f355 ao longo de seu ciclo de produçao o diablo tambem passou por algumas evoluçoes a primeira delas foi o se30 que foi lançada em 1994 para comemorar os 30 anos da lamborghini o diablo se30fazia a linha carro de pista para as ruas janelas fixas de acrilico amortecedores ajustaveis e um aumento de potencia para 530 cv graças a novos coletores de admissao e um reajuste no sistema de injeçao alem de bancos de fibra de carbono cintos de competiçao de quatro pontos e a ausencia de qualquer item de conveniencia — adeus ar condicionado radio e direçao assistida so fizeram 150 exemplares destes 15 unidades receberam tratamento especial transformando se no diablo se30 jota versao mais potente da historia do modelo o diablo jota tinha nada menos que 603 cv e 65 1 mkgf de torque — numeros comparaveis aos de um lamborghini atual a transmissao era manual de seis marchas e o conjunto era capaz de fazer o carro acelerar ate os 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 340 km/h por fim em 1995 veio o diablo sv — provavelmente a versao mais famosa ainda que fosse considerada o modelo de entrada alem do decalque com as letras sv de super veloce a versao tinha um motor de 517 cv e uma asa traseira de fibra de carbono que podia ser pintada da cor do carro ou apenas coberta com verniz transparente assim como o jota era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 3 9 segundos porem sua velocidade maxima era de 328 km/h no total em onze anos foram produzidas cerca de 1 700 unidades do diablo ainda nao era muito — para se ter uma ideia o gallardo teve mais de 13 mil unidades fabricadas em igual periodo contudo o diablo foi o primeiro grande sucesso da lamborghini moderna e por isso merece ser lembrado
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