no primeiro post do diario de um subaru contei como na falta de uma confluencia perfeita de acontecimentos ou sinais divinos a decisao de comprar um impreza sw wrx foi apoiada em uma boa dose de loucura e um pouco de gran turismo o que nao contei e que analisando em retrospectiva a decisao talvez nao tenha sido assim tao louca para entender melhor e importante lembrar um pouco da historia dos wrx os impreza preparados de fabrica que se tornaram icones da cultura de modificaçao logo apos a criaçao da sti divisao motorsport da subaru em 1988 inicialmente o logo rosa cor associada aos samurais e pilotos kamikaze nao designava um modelo mas sim peças de performance o primeiro sti de linha foi o legacy type ra sti version em 1990 seguido em 93 pela legacy gt touring wagon sti version embora fossem series limitadas a fama dos motores turbo awd e performance inspirada nos ralis ganharam o mundo ou pelo menos o mundo dos entusiastas com o sucesso dos produtos sti a subaru lançou em 1992 o primeiro impreza wrx uma versao esportiva awd e com motor turbo do pequeno sedan de entrada da marca nao demorou muito para que proprietarios e preparadores descobrissem a resistencia e facilidade de extrair potencia dos boxer turbo e em breve seria mais facil encontrar uma dançarina do faustao sem silicone do que um wrx original como sabemos a compulsao por preparaçao e altamente contagiosa e eu ja conhecia os sintomas principalmente o esvaziamento cronico de bolsos mas mundo afora a epidemia era inevitavel e foi potencializada pelo advento da internet que nos anos seguintes forneceria o ambiente ideal para a criaçao de uma imensa irmandade subarista mas tambem para disputas histericas pelas maiores modificaçoes e resultados de dinamometro eu queria o carro mas tenho baixa imunidade contra a compulsao por isso a despeito de uma grande admiraçao por dançarinas turbinadas defini para a susie um plano que evitasse minha falencia iminente baseado em tres regrinhas basicas 1 nao fazer modificaçoes; 2 se forem inevitaveis que sejam da versao sti; e 3 se nao for possivel voltar para a regra # 1 o carro ja era bem bacana de fabrica e meio que me conformei com isso talvez por isso a garantia de cinco anos que a subaru descontinuaria nas proximas geraçoes do wrx expirou antes que houvesse qualquer problema quando completar 100 mil quilometros daqui alguns dias a susie tera trocado por desgaste 21 pastilhas dianteiras 10 traseiras 3 jogos de pneus 1 jogo de amortecedores 1 compressor do ar condicionado e uma lampada da lanterna dianteira nao e tao incomum rodar mais de 90 mil quilometros sem trocar a embreagem mas em versoes esportivas carros usados em track days e com aumento da potencia e algo um pouco mais raro apesar de ter seus pontos fracos o projeto do wrx new age partia de estrutura motor e suspensoes superdimensionados prontos para aguentar ate um especial do top gear ou quase por exemplo o bugeye importado para o brasil recebia uma turbina mitsubishi td04l 13g capaz de produzir 360cfm enquanto as versoes americana recebiam o modelo 13t capaz de produzir 400cfm em teoria cada 15 cfm permitem mais 10% de potencia e de fato a subaru declarava cavalaria maior nos eua 227 cv que no brasil e europa 215 cv a honestidade da caoa sobre a potencia ainda hoje me surpreende assim como o fato de os nossos wrx receberem pinças de freio de quatro pistoes na frente e duas atras do sti da geraçao anterior e rodas de 17 polegadas itens que nao estavam disponiveis nem como opcionais nos eua mas o fato e que o carro estava preparado para algo mais proximo de 250 cv que e o que a versao jdm dispunha com os mesmos freios suspensoes e refrigeraçao da versao vendida aqui a regra#2 estava piscando mais ainda considerando que 2001 foi o ultimo de produçao da versao perua do impreza sti que ao inves do ej205 recebia o ej207 bloco semi closed deck mais reforçado cabeçotes trabalhados avcs o vtec da subaru molas e valvulas mais resistentes melhor lubrificaçao e uma turbina vf30 que entre outros permitiam o motor girar a ate 8 250 rpm gerando declarados 276 hp ou 280 cv no gran turismo foram produzidas pouquissimas peruas sti todas jdm nenhuma exportada para o brasil tao raras que e mais facil encontrar fotos de suas miniaturas do que de carros reais e apesar das semelhanças visiveis as diferenças em relaçao ao wrx vao bem alem do motor para melhorar o comportamento dinamico ate o entre eixos era maior alem de barras de torçao mais grossas amortecedores e molas sti a excelente transmissao de 6 marchas e um diferencial traseiro melhor o r180 seguir a regra#1 provou ser mais dificil do que conseguir fazer o seguro do carro mas ate 2005 as modificaçoes foram limitadas a um ajuste no atuador do wastegate e troca do escape por um de 3 polegadas padrao sti com este setup e pneus originais fomos ao primeiro track day em jacarepagua em 2005 o tempo de volta 2 33 30 seria mais tarde uma otima referencia da evoluçao do carro se politicos e especulaçao imobiliaria nao tivessem destruido a pista no ano seguinte o primeiro track day foi divertido e expos o principal ponto fraco do wrx os freios em 2006 voltamos a jacarepagua na pista ja mutilada com novos aeroquip e discos do spec c os pneus ainda os yokohama originais pereceram em combate neste dia e ainda assim a evoluçao foi evidente os freios ganharam consistencia e eficiencia apesar dos discos frisados aniquilarem pastilhas em questao de horas em seguida a turbina mitsubishi foi substituida por uma ihi vf34 tambem do spec c juntamente com intercooler spt barra de reforço sti traseira pneus novos e ma cadeirinha de bebe a proposito um carrinho de bebe cabe no porta malas mesmo com a barra ainda que sua esposa diga que nao e claro que em todos os track days havia carros mais rapidos sempre ha mas nem todos podem passar no supermercado na volta e levar as crianças a escola no dia seguinte por outro lado explicar que aquele buraco no capo nao e tuning e que o carro nao e de racha cansa um pouco depois da trigesima segunda vez que voce e parado pela policia alem disso nunca soube o que dizer quando alguem me pede pra fazer um burn out no proximo post vou contar mais historias e explicar as modificaçoes que seguiram a ideia e misturar alguns causos com detalhes mais tecnicos fiquem a vontade para sugerir e perguntar nos comentarios por marcelo r project cars #82
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