a quase exatamente um ano atras dos escombros do jalopnik começava uma historia apaixonada sobre carros e pessoas que de tao aouca e improvavel me fez querer de alguma forma participar o flatout me conquistou logo de cara eu tinha que apoiar aquela iniciativa e o crowdfunding foi a maneira que encontrei mas quando o juliano apresentou a ideia do project cars nao tive duvidas mesmo a susie estando mais para projeto de vida do que project car acabou sendo escolhida e tornou se o pc#82 o diario de um subaru o diario de um subaru e meio diferente mas gosto de pensar que mantem a essencia de um pc um relato pessoal e candido sobre a convivencia com a susie tentando combinar as historias com aspectos tecnicos do carro assim no post 1 contei a historia dos wrx e como a nossa historia minha e da susie começou; o post 2 foi sobre a preparaçao e a convivencia diaria; no post 3 foi a vez de contar os micos e quebrar os mitos sobre o wrx; chegando ao post 4 sobre os ajustes e experiencias em trackdays tenho consciencia de que os temas e o formato do diario de subaru fogem do que muitos esperam de um project car mas as vesperas de completar 15 anos juntos ja nao e tao simples separar as revisoes das reflexoes neste quinto capitulo vou falar sobre a revisao de 15 anos mas tambem de algo estranho e desconexo algo que na pratica e a razao original para que eu goste tanto de carros a minha esposa se irrita so de eu tentar explicar essa coisa que tenho com carros eu admito que minha explicaçao e tao eterea que parece loucura e talvez seja com certeza e mas em poucas palavras minha relaçao com carros e mais ou menos como o kwan do rod tidwell love respect community and money so que com endorfina no lugar do money eu chamo de kwar amor respeito comunidade e endorfina tudo junto em um unico pacote *se nao tem ideia do que estou falando procure por jerry maguire no yt quando alguem nao concorda ou nao entende nao adianta tentar explicar especialmente a heresia de chamar de amor o sentimento por um carro mas como groucho marx dizia outra referencia pre historica a relaçao com carros e no minimo uma metafora sobre relaçoes amorosas — o motorista sendo o homem e o carro uma garota lizzie era o nome que ele usava que se encontram se apaixonam se juntam se casam tem seus momentos de paixao e claro os inevitaveis percalços seria mais facil de explicar se nao fosse tao piegas mas o amor e piegas mesmo o fato e que todo mundo inclusive aqueles que mais amamos tem um ponto critico e nos wrx especialmente entre 2000 e 2002 e a transmissao na susie nunca tive problemas muito serios e a favor dela vale mencionar que a embreagem nunca foi trocada mas e extremamente irritante como ela arranha a 2ª e a 3ª marchas em trocas mais agressivas a troca dos fluidos da transmissao e diferencial esta prevista aos 100 000 km e decidi usar o motul gear 300 que embora seja otimo so justifica seu preço em um carro de rua a base de muito amor a parte do respeito talvez seja mais facil de explicar primeiro pelo fato de a susie ter feito comigo tantas viagens seguras a trabalho e lazer para maternidades escolas e claro trackdays mas tambem por todas as vezes que tomei decisoes importantes enquanto a dirigia ha quem reflita sobre a vida ou decisoes importantes tomando banho ou fazendo yoga eu faço isso dirigindo e a susie fez parte de algumas das decisoes mais importantes que ja tomei e se tornou tao proxima e familiar quanto alguem pode ser o respeito so aumenta com o tempo mas o mesmo nao se pode dizer sobre bobinas e bombas de combustivel embora a susie funcionasse sem falhas ate o momento da revisao quando a colocamos no dinamometro pareceu que havia um problema apos 5000 giros fosse ainda totalmente original provavelmente nao haveria nenhum risco ou problema mas decidi que era hora de bobinas novas do modelo original a do sti tem a mesma especificaçao e de uma nova bomba sti cuja capacidade e ligeiramente superior a original do wrx a dica sobre a bomba veio de um amigo do nasioc possivelmente a mais antiga comunidade subaru fora do japao bom exemplo de como tantos amigos proximos ou distantes diferentes de tantas formas tenham em comum alguma coisa relacionada aos seus carros gente disposta a ajudar compartilhar experiencias e se reunir em torno deles isso pode soar futil para alguns mas os laços e amizades formados ao longo dos anos pelo menos no meu caso sao prova dessa capacidade de um carro aproximar pessoas para fechar o kwar falta apenas a endorfina um hormonio associado ao prazer cujos efeitos incluem aumento da resistencia imunologica melhora do humor e alivio de dores e um fato depois de um dia ruim ou durante um periodo complicado o melhor remedio pra mim e dirigir me lembro que meu pai no final de um tratamento dificil e afinal inutil nao conseguia mais alivio com remedios mas algumas horas dirigindo eram suficientes para que ele esquecesse a dor e se divertisse um pouco a susie foi o ultimo carro em que meu pai andou ele ja nao podia mais dirigir ainda assim o efeito foi o mesmo ele nao era um cara impressionavel e meio blase me perguntou quantos cavalos tinha mas eu nao sabia exatamente nao que o kwar tenha a ver com o quao rapido caro novo velho original ou modificado e um carro o kwar e simplesmente o que acontece toda vez que um carro proporciona situaçoes assim antes da revisao haviamos medido cerca de 250cv nas rodas e agora trocados oleo do motor fluido da transmissao bobinas bomba de combustivel velas e cabos colocamos o carro no dinamometro novamente e com uma nova programaçao chegamos a 286 cavalos nao que isso faça alguma diferença mas agora sabemos um abraço ate o proximo post provavelmente sobre a frida e um pouco mais de kwar que nao faz mal a ninguem por marcelo r project cars #82
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.