FlatOut!
Image default
Técnica

Diesel, Atkinson e Miller: conheça os ciclos mais econômicos de motor

Depois do surgimento dos modelos híbridos, ficou mais frequente ouvir que tal motor é Atkinson, o outro é Miller e por aí afora. E isso faria esses motores a gasolina não terem mais o conhecido ciclo Otto. De olho nisso, fomos atrás dos ciclos mais eficientes de um motor a combustão e da explicação de por que eles aproveitam melhor a energia concentrada nos combustíveis. Quem nos ajudou na empreitada foi Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil, e Edson Orikassa, gerente de homologação da Toyota e presidente da AEA. Mas não se engane: eles falaram conosco de todos os ciclos mais eficientes disponíveis hoje. E o mais econômico de todos talvez passe despercebido.   Diesel Entre todos os ciclos de motor já desenvolvidos, o mais econômico é o Diesel, que usamos em maiúscula por se tratar do ciclo, não do combustível. “Este alto rendimento é devido principalmente às altas taxas de compressão utilizadas nesses motores combinadas à uti