so existe uma preparaçao capaz de reduzir o consumo de combustivel e de aumentar radicalmente o desempenho de aceleraçao de frenagem e de capacidade de contornar curvas tudo ao mesmo tempo aliviar o peso ou tecnicamente a massa chamaremos de peso por convençao ja que dentre outras razoes parece pouco provavel que haja um track day ou prova de arrancada fora do planeta nas proximas decadas com menos inercia a oposiçao que um corpo impoe a mudança em seu estado de movimento propriedade fisica intimamente relacionada a massa o veiculo requer menos energia para sair do lugar muda de direçao mais facilmente e fica mais eficaz energeticamente chamar de segredo da vitoria e bobagem e pre requisito e e o campo no qual mais se investiu no automobilismo antes da era aerodinamica da formula 1 que tambem so foi possivel graças aos avanços na dieta e resistencia dos materiais no topo disso lidando com um veiculo mais leve os componentes mecanicos estruturais de freio e de suspensao nao precisam ser tao parrudos para obter a mesma eficiencia e geram menos calor resultando em uma espiral que deixa a balança ainda mais favoravel tudo pode ser menor e mais leve radiador bandejas mangas de eixo discos de freio amortecedores etc para o piloto de track day a maior diferença vai ser sentida na eficacia e longevidade dos freios bem como a atitude mais instantanea do veiculo na entrada das curvas os automoveis de produçao precisam atender a uma serie de requisitos de conforto e conveniencia que acrescentam dezenas e dezenas de quilos e no topo disso ha uma serie de concessoes em termos de superdimensionamento de componentes e barateamento de produçao pois materiais resistentes e de baixo peso como aluminio e fibra de carbono custam caro isso e uma verdadeira folha de papel em branco para o entusiasta que quer extrair mais desempenho do carro pois ha muito que pode ser feito em termos de dieta automotiva tanto que a propria industria emprega varias destas soluçoes para criar versoes peso pena de seus esportivos mais radicais leia nossa reportagem light weight specials na qual mostramos os mais famosos destes modelos clicando aqui nesta pequena serie dividimos os principais procedimentos em dois niveis street e because race car a primeira que trazemos agora expoe algumas das tecnicas mais usadas em carros de rua e a maior parte delas sao legais e reversiveis nao pense que e bobagem somando tudo voce consegue arrancar fora mais de 150 kg do seu carro o segundo nivel e mais hardcore e embora seja usado por muitos entusiastas de sangue quente sao modificaçoes mais recomendaveis para veiculos de competiçao seja porque sao alteraçoes caras agressivamente ilegais para rua irreversiveis ou porque chegam a um nivel de detalhismo por grama que nao faz muito sentido para as ruas vamos la remoçao temporaria de estepe macaco banco traseiro tapetes e tampao em hot laps e track days arrancar fora ao menos o estepe macaco chave de boca tampao de papelao e outras ferramentas e modificaçao quase mandatoria em dois minutos voce se livra de algo entre 15 e 30 kg dependendo principalmente do tamanho e modelo do estepe e do macaco se voce tiver a paciencia as ferramentas e o veiculo ajudar ao nao trazer complexidades da pra se livrar de algo entre 10 e 25 kg removendo o banco traseiro e seus equipamentos se o seu carro e um hatch e o tampao ele sozinho pode pesar entre 2 e 3 kg esta com dois subwoofers daqueles cada um pode pesar ate 3 kg desplugue os falantes e deixe o tampao conversando com a parede do box um pouquinho tapetes especialmente aqueles mais luxuosos cujo jogo pode pesar 7 kg largue os pegando um pouco de ar fresco nao se esqueça de outras quinquilharias espalhadas no interior como manual garrafa d agua lanterna caixa de ferramentas inclusive por uma questao de segurança no caso de acidentes no melhor dos cenarios voce fez um alivio de entre 50 e 60 kg em uma questao de minutos de forma totalmente reversivel note que quase todas estas modificaçoes aliviam a massa sobre o eixo traseiro que ja costuma ter menos massa concentrada sim isso pode trazer um pouco de sub esterço a mais mas lembre se de que ha menos inercia tambem e praticamente impossivel de o cronometro nao te recompensar e os freios irao te agradecer voce pode compensar um pouco desta tendencia na calibragem dos pneus ou na geometria de suspensao menos gasolina no tanque andar sempre de tanque cheio e conveniente ainda mais em uma situaçao de pista na qual o consumo de um carro que faz 15 km/l pode despencar para la de 5 km/l mas um tanque de 80 litros carrega algo proximo a 60 kg de gasolina ou 65 kg de etanol corte isso pela metade e voce tem um alivio instantaneo de 30 kg so tome cuidado para nao ter falta de combustivel momentanea com a aceleraçao lateral das curvas mais radicais em carros originais o combustivel migra temporariamente para a lateral do tanque e o pescador da bomba acaba puxando apenas gases sem combustivel na camara a mistura ar combustivel se desequilibra momentaneamente e a temperatura da cabeça dos pistoes o combustivel borrifado e essencial para o seu arrefecimento vai para o espaço o que pode ser fatal especialmente em veiculos turbinados por isso independentemente de quantidade de combustivel que voce carrega no tanque o surge tank tambem conhecido popularmente como catch tank e fundamental motores mais modernos nao sao afetados por essa questao pois controlam o ponto de igniçao imediatamente nestas situaçoes criticas o carro fica manco mas o motor e preservado bateria peso pena baterias de ion litio soluçao exotica e mais cara oferecida como opcional por fabricantes como a porsche ou de celulas secas com placas de 100% de chumbo como as da odyssey podem cortar fora entre 10 e 15 kg da balança reloca la para o porta malas ainda ajuda a distribuir o peso apenas capriche na instalaçao e no calibre dos cabos o posicionamento mais tipico e na diagonal oposta a do motorista o mais proximo possivel do banco traseiro e consequentemente do centro de gravidade; ajudando tambem no comprimento dos cabos e no isolamento contra impactos componentes do motor e transmissao substituir os pesados coletores de escape fundidos de fabrica por um sistema de coletores dimensionados tubulares nao apenas melhora o fluxo como alivia o peso no nariz do veiculo especialmente em motores mais antigos no caso destes a troca de componentes de ferro fundido e outras ligas pesadas por modelos de aluminio como coletor de admissao cabeçote volante bomba d agua e radiador pode resultar em uma reduçao de 20 a 40 kg para carros de traçao traseira existem eixos carda de aluminio ou fibra de carbono que podem cortar algo na casa dos 4 kg atente se ao fato de que a massa do volante e importante para que o carro nao morra com facilidade em saidas de rampas por exemplo preparaçao do conjunto mecanico e um projeto que precisa ser dimensionado como um todo aqui estamos nos atendo somente a questao da massa dos componentes rodas de performance rodas de liga originais de fabrica precisam atender a especificaçoes de impactos extremos o que resulta em paredes superdimensionadas grossas e pesadas um jogo de rodas orientadas a pura performance como as da oz racing enkei volk e forgeline dentre muitas outras marcas podem pesar entre 30% e 50% menos que as oem na hora de somar tudo nao e dificil perder mais de 20 kg somente em rodas com o detalhe de que estamos falando em inercia rotativa que funciona como uma alavanca exponencial que dificulta o trabalho dos freios e da transmissao entao estamos falando de um duplo beneficio reduçao de massa total e mais poder de aceleraçao de frenagem e um conjunto rotativo com melhor capacidade para copiar irregularidades do piso a maior parte dos pneus das categorias extrema e ultra alta performance esta disponivel nos aros 17 e 18 e e este o fator que acabara determinando a sua escolha no mundo ideal com amplo cardapio de pisantes voce escolheria o menor diametro possivel que vestisse o conjunto de pinças e discos de freio evitando excessos de massa e de inercia rotativa mas o fato e que o menu de escolhas para pneus de aro 14 e 16 e pobre e quase todo composto da categoria verde ou de uso geral em carros mais antigos trocar o sistema de freios por um de performance de marcas como baer e wilwood traz reduçao de peso nao raramente na casa dos 20 kg mesmo que o conjunto apresente um diametro maior pois os cubos e os sistemas a tambor na traseira originais sao realmente pesados embora discos de freio perfurados sejam mais leves e para isso que aqueles furos existem nos nao recomendamos o seu uso em carros de rua cada vertice formado por cada furo e um ponto de acumulo de tensao em um componente que sofre cargas extremas em resumo a vida util de um disco perfurado e muito mais curta pois sua fadiga se apresenta na forma de trincas not good cortar luxos aqui começamos a entrar na zona que altera o conforto do veiculo fazendo a ponte para o proximo post do assunto um sistema de ar condicionado e composto de um monte de mangueiras e tubos compressor polia e suporte condensador reservatorio caixa evaporadora e claro fios e cabos somando tudo e bastante comum estarmos falando de uma soma na casa dos 20 kg em um veiculo moderno outra modificaçao comum em carros mais apimentados e a troca do sistema de direçao hidraulica pela sem assistencia sem a bomba polia e seu suporte fluido correia menor e uma caixa mais compacta nao e raro a reduçao de peso ficar entre 5 e 7 kg no caso do ar condicionado e da direçao hidraulica tambem estamos falando de um motor que funciona mais livre e mais potente sem o peso energetico do acionamento destes componentes dispensar o sistema de som tambem nao e coisa incomum bem como o dilema pois muitos entusiastas tambem sao audiofilos e embora a musica mecanica seja essencial uma trilha sonora certa no lugar certo pode sim elevar a experiencia para outro nivel aqui fica muito dificil de se estimar o alivio devido as infinitas possibilidades de quantidades e dimensoes de falantes presença de amplificadores modulos baterias cabos isolamentos acusticos caixas acusticas e acabamentos customizados mas indo pelo basico estamos falando de ao menos 20 kg a menos quando o cara enfia o pe na jaca de uma vez tambem costuma arrancar todo o carpete com isolamento termoacustico para carros modernos algo entre 3 e 5 kg paineis de porta geralmente na casa dos 3 kg cada na dianteira e a metade disso na traseira sem contar possiveis alto falantes console central quando possivel e forraçao e acabamentos do teto dependendo do carro estamos falando de uma soma resultante de entre 15 e 20 kg substituir os bancos dianteiros por modelos de competiçao do tipo concha com suporte cada um fica na casa dos 15 kg traz algo na casa dos 30 kg de reduçao em relaçao ao par de bancos dianteiros originais com ajustes manuais diferença que pode subir pra mais de 40 kg se estivermos falando de bancos mais luxuosos aqueciveis e com ajustes eletricos isso vale ate mesmo para superesportivos que ja trazem bancos bem leves no forum gt r life um usuario substituiu o par de bancos originais soma total 53 9 kg por um bar de bride stradia reclinaveis de fibra de carbono e kevlar 31 7 kg o par contando suportes sao mais de 22 kg de alivio e importante lembrar que embora estejamos falando de uma media aferida em varios carros e bastante plausivel em perspectiva universal estes pesos podem variar bastante em casos especificos ou seja sim da pra perder quase 200 kg com os alivios que citamos neste post porque os numeros nao foram chutados mas os interprete como aproximaçoes a melhor forma para voce saber o quanto de peso voce realmente vai perder na dieta de cada componente e pesquisar por weight savings ou weight reduction acompanhado do nome do seu carro e o componente que voce esta pesquisando exemplo air conditioning door panel power steering etc pois muitos entusiastas ja fizeram estas dietas automotivas e postaram os pesos dos componentes em foruns de todo o mundo falando em dietas voce tambem cara quanto menor menos potente e torcudo o seu carro maior a representatividade da sua massa corporea na soma total mais voce vai interferir no desempenho do veiculo uma boa dieta acompanhada de exercicios fisicos praticados com regularidade nao trazem so melhoria pela reduçao de cinco 10 ou 20 kg um cardiovascular muito bem afiado te faz um piloto melhor porque a fadiga fisica e mental e muito menor todos os track days do brasil exigem ao menos o uso de capacete e luva num futuro nao muito distante espere pelo uso obrigatorio da indumentaria completa e vidros fechados sao essenciais para voce nao formar uma bolha de arrasto que vai te comer decimos preciosos especialmente em pistas com retas longas ar condicionado desligado te rende algo na casa dos 4 cv a mais quando voce junta tudo mais as forças g e a consequente força fisica que seu corpo faz para ficar encaixado no lugar especialmente com bancos comuns e o stress mental fica facil de entender porque todo mundo fica encharcado e ruborizado ao sair de uma sessao de pista de apenas quinze minutos quanto mais saudavel voce esta independentemente do seu peso melhor consegue raciocinar sobre o que esta fazendo na pista evitando a pilotagem automatica por reflexos que acontece quando estamos começando a ficar exaustos na proxima parte desta pequena serie falaremos sobre metodos um pouco mais radicais de alivio de peso
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