o primeiro carro a vencer multiplas vezes o campeonato mundial de rali foi o mitico lancia stratos o esportivo em forma de cunha foi criado pelos italianos especificamente para o wrc na condiçao de especial de homologaçao o que significa que a competencia nos estagios veio em primeiro lugar como resultado o mundo ganhou um belo esportivo em forma de cunha com design de marcello gandini e um motor v6 central traseiro de origem ferrari espaço interno e conforto ao rodar ficaram em segundo talvez ate terceiro plano e por tudo isto o lancia stratos e uma lenda ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] https //www youtube com/watch v=hxktqnuzu5k e foi com inspiraçao no lancia stratos que uma oficina americana chamada driversource decidiu imaginar o que aconteceria caso a ferrari tivesse seguido o mesmo caminho a resposta uma ferrari dino 308 gt4 com suspensao elevada e preparaçao para encarar terrenos hostis e ate participar de ralis de longa distancia a conexao parece fragil mas nao e exatamente este o caso assim como o lancia stratos a dino 308 gt4 teve sua carroceria desenhada por marcello gandini que fez um belo trabalho adaptando sua silhueta caracteristica a um cupe 2+2 com quatro lugares e entre eixos mais longo alem disso a antecessora da 308 gt4 a dino 246 foi quem emprestou seu motor v6 de 2 4 litros para o stratos a lancia aproveitou que o negocio no fim das contas era da famiglia fiat o carro foi comprado pela driversource no final de 2018 exatamente para a conversao com o proposito de exibir as capacidades de sua equipe de engenharia e para tentar atrair a atençao de algum cliente com preferencias exoticas obviamente o primeiro passo foi desmontar o carro e garantir que quaisquer danos relacionados a idade do carro que foi fabricado em 1975 fossem sanados depois foram feitas as adaptaçoes a suspensao por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas recebeu amortecedores ajustaveis do tipo coilover feitos sob medida as rodas sao de aço estampado com 15x7 polegadas e pneus michelin de medidas 205/70 nos quatro cantos e o sistema de direçao foi todo redimensionado para a nova configuraçao a carroceria recebeu mudflaps de fibra de vidro e a pintura em vermelho rosso chiaro agora e complementada pela parte inferior em preto dianteira e traseira ganharam novos para choques de aço sendo que a peça frontal abriga farois auxiliares da hella e um tow hook alem disso uma antena flexivel de radio px foi instalada para garantir comunicaçao de emergencia quando necessario o que acabou dando a ferrari ares de carro de controle remoto nao que isto seja algo ruim ate porque o proposito deste projeto e mesmo ser um brinquedo de gente grande o lado de dentro recebeu poucas modificaçoes os bancos dianteiros originais foram restaurados usando couro e veludo cotele nos padroes de fabrica e ganharam cintos de quatro pontos; e os pedais agora sao de aluminio alem disso o compartimento de carga na traseira recebeu cintas de couro este carro e um dos raros exemplares que foram vendidos sem o banco traseiro no chamado rear seat delete que era opcional uma barra de amarraçao foi instalada no lugar do banco traseiro aumentando a rigidez da carroceria e proporcionando um ponto de ancoragem para os cintos nao ha mençao a modificaçoes mecanicas o que nos leva a crer que o motor v8 de tres litros com quatro carburadores weber 40 continua entregando 240 cv e 26 5 kgfm de torque da versao americana o modelo europeu era mais potente com 255 cv sinceramente nao e preciso mais do que isto para garantir diversao em um esportivo italiano com traçao traseira cambio manual com grelha e menos de 1 200 kg na balança ainda mais com a possibilidade de escorregar a traseira no chao batido o que a driversource diz porem e que o conjunto mecanico foi todo revisado bem como freios suspensao e parte eletrica eles tambem afirmam que o carro e totalmente matching numbers ou seja o chassi saiu exatamente com este motor cambio e paineis de carroceria por conta disto mesmo com as modificaçoes a dino 308 gt4 possui certificado de originalidade e reconhecimento no dino gt4 registry clube de proprietarios das 208 e 308 gt4 nos eua e estes caras costumam se bem rigidos na hora de aceitar carros [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 243966 243975 243968 243969 ] a ferrari 308 gt4 e um carro de importancia historica pois ela foi a primeira ferrari com motor v8 central traseiro embora inicialmente fosse vendida com a marca dino configuraçao que se tornaria a base dos modelos com maior volume de vendas da marca que na pratica sao os que mais contribuem para manter a lucratividade da ferrari se tivesse visto este carro ha alguns anos talvez eu criticasse com o previsivel argumento de que os americanos arruinaram uma ferrari antiga que estava em perfeitas condiçoes hoje em dia minha cabeça mudou e a execuçao aparentemente impecavel da ideia torna dificil encontrar motivos para nao curtir o carro claro se fosse algum modelo mais cultuado a historia poderia ser outra https //www youtube com/watch v=qqrm7 jnbe8 na verdade e bem provavel que eu fizesse algo parecido se tivesse uma dino gt4 quer dizer este projeto esta a venda anunciado em um site de leiloes norte americano e se eu tivesse bala na agulha certamente tentaria alguns lances
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.