A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos Projetos Gringos

Dino 308 GT4 Safari: uma Ferrari off-road para encarar trilhas – herege ou genial?

O primeiro carro a vencer múltiplas vezes o Campeonato Mundial de Rali foi o mítico Lancia Stratos. O esportivo em forma de cunha foi criado pelos italianos especificamente para o WRC, na condição de especial de homologação – o que significa que a competência nos estágios veio em primeiro lugar. Como resultado, o mundo ganhou um belo esportivo em forma de cunha, com design de Marcello Gandini e um motor V6 central-traseiro de origem Ferrari. Espaço interno e conforto ao rodar ficaram em segundo, talvez até terceiro plano. E, por tudo isto, o Lancia Stratos é uma lenda.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

E foi com inspiração no Lancia Stratos que uma oficina americana chamada DriverSource decidiu imaginar o que aconteceria caso a Ferrari tivesse seguido o mesmo caminho. A resposta: uma Ferrari Dino 308 GT4 com suspensão elevada e preparação para encarar terrenos hostis, e até participar de ralis de longa distância.

A conexão parece frágil, mas não é exatamente este o caso. Assim como o Lancia Stratos, a Dino 308 GT4 teve sua carroceria desenhada por Marcello Gandini – que fez um belo trabalho adaptando sua silhueta característica a um cupê 2+2, com quatro lugares e entre-eixos mais longo. Além disso, a antecessora da 308 GT4, a Dino 246, foi quem emprestou seu motor V6 de 2,4 litros para o Stratos – a Lancia aproveitou que o negócio, no fim das contas, era da famiglia Fiat.

O carro foi comprado pela DriverSource no final de 2018, exatamente para a conversão, com o propósito de exibir as capacidades de sua equipe de engenharia – e para tentar atrair a atenção de algum cliente com preferências exóticas.

Obviamente, o primeiro passo foi desmontar o carro e garantir que quaisquer danos relacionados à idade do carro – que foi fabricado em 1975 – fossem sanados. Depois, foram feitas as adaptações. A suspensão por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas recebeu amortecedores ajustáveis do tipo coilover feitos sob medida. As rodas são de aço estampado, com 15×7 polegadas e pneus Michelin de medidas 205/70 nos quatro cantos, e o sistema de direção foi todo redimensionado para a nova configuração. A carroceria recebeu mudflaps de fibra de vidro, e a pintura em vermelho “Rosso Chiaro” agora é complementada pela parte inferior em preto.

Dianteira e traseira ganharam novos para-choques de aço, sendo que a peça frontal abriga faróis auxiliares da Hella e um tow hook. Além disso, uma antena flexível de rádio PX foi instalada para garantir comunicação de emergência quando necessário – o que acabou dando à Ferrari ares de carro de controle remoto. Não que isto seja algo ruim, até porque o propósito deste projeto é mesmo ser um brinquedo de gente grande.

O lado de dentro recebeu poucas modificações: os bancos dianteiros originais foram restaurados, usando couro e veludo cotelê nos padrões de fábrica, e ganharam cintos de quatro pontos; e os pedais agora são de alumínio. Além disso, o compartimento de carga na traseira recebeu cintas de couro – este carro é um dos raros exemplares que foram vendidos sem o banco traseiro (no chamado rear seat delete, que era opcional).

Uma barra de amarração foi instalada no lugar do banco traseiro – aumentando a rigidez da carroceria e proporcionando um ponto de ancoragem para os cintos.

Não há menção a modificações mecânicas – o que nos leva a crer que o motor V8 de três litros com quatro carburadores Weber 40 continua entregando 240 cv e 26,5 kgfm de torque da versão americana (o modelo europeu era mais potente, com 255 cv). Sinceramente, não é preciso mais do que isto para garantir diversão em um esportivo italiano com tração traseira, câmbio manual com grelha e menos de 1.200 kg na balança. Ainda mais com a possibilidade de escorregar a traseira no chão batido.

O que a DriverSource diz, porém, é que o conjunto mecânico foi todo revisado, bem como freios, suspensão e parte elétrica. Eles também afirmam que o carro é totalmente matching numbers, ou seja: o chassi saiu exatamente com este motor, câmbio e painéis de carroceria. Por conta disto, mesmo com as modificações, a Dino 308 GT4 possui certificado de originalidade e reconhecimento no Dino GT4 Registry, clube de proprietários das 208 e 308 GT4 nos EUA. E estes caras costumam se bem rígidos na hora de aceitar carros.

A Ferrari 308 GT4 é um carro de importância histórica, pois ela foi a primeira Ferrari com motor V8 central-traseiro (embora inicialmente fosse vendida com a marca Dino), configuração que se tornaria a base dos modelos com maior volume de vendas da marca – que, na prática, são os que mais contribuem para manter a lucratividade da Ferrari.

Se tivesse visto este carro há alguns anos, talvez eu criticasse, com o previsível argumento de que os americanos arruinaram uma Ferrari antiga que estava em perfeitas condições. Hoje em dia, minha cabeça mudou – e a execução aparentemente impecável da ideia torna difícil encontrar motivos para não curtir o carro. Claro, se fosse algum modelo mais cultuado, a história poderia ser outra.

Na verdade, é bem provável que eu fizesse algo parecido se tivesse uma Dino GT4. Quer dizer, este projeto está à venda, anunciado em um site de leilões norte-americano – e se eu tivesse bala na agulha, certamente tentaria alguns lances.

Matérias relacionadas

O que o Civic Si de US$ 50.000 nos ensina sobre os preços dos novos-clássicos?

Leonardo Contesini

Esta picape Volkswagen tem a estrutura impressa em 3D – e isto pode mudar a maneira de se restaurar clássicos

Dalmo Hernandes

Dois garotos de 3 e 4 anos de idade disputam a corrida de moto vs. kart mais “fofa” que você já viu

Dalmo Hernandes