do ultimo lugar para o primeiro em 20 minutos e realmente incrivel o que o piloto alemao frank stippler fez na prova do trofeu gurney que ocorreu no 82º members meeting em goodwood em abril deste ano https //www youtube com/watch v= rqrjkss0tc mas mais incrivel e que mesmo batalhando contra dois ford gt40 com motores v8 de 4 7 litros o alemao stippler colocou o dino de apenas 2 litros na primeira colocaçao e nao e assim que os gt40 eram dirigidos por amadores um deles estava sendo dirigido pelo piloto ingles rob huff e outro pelo alemao andre lotterer ambos pilotos profissionais de peso como stippler lotterer ganhou le mans 3 vezes incrivel a coisa toda reforça um sentimento bem particular que tenho que as competiçoes de automoveis como tudo no dia de hoje se profissionalizaram demais e assim a competiçao realmente interessante e com coisa velha as provas de goodwood sim mas assista uma prova da old stock aqui no brasil e me diga se ja viu algo mais maluco o esporte e nao so o esporte motor era melhor quando era feito bem por esporte ne e inevitavel quando se profissionaliza tudo tudo e mais seguro controlado equilibrado legislado e bem profissional ne dificil achar lugar para paixao com tanto em jogo e quando todos tratam aquilo como um nine to five qualquer em competiçoes amadoras bem todos estao ali por amar o negocio ha uma mistura de competitividade com adesao meio relaxada as regras e a pilotos de habilidade variada dos donos entusiasmados a profissionais contratados e todo resto no meio as corridas amadoras podem nao trazer fama gloria e dinheiro para ninguem mas se nao e isso que voce procura sao sensacionais tanto para participar como para assistir ainda que no caso de goodwood estejamos vendo o maximo disso sim pilotos profissionais contratados ou convidados dominam os podios mas mesmo que os donos dos carros sejam bilionarios e ainda um espetaculo amador no sentido que se paga para estar la; nao o contrario o exemplo desse gurney cup deste ano e um dos melhores grid lotado e cheio de variedade de tipos e estilos de carros reservada para esportes prototipos dos anos 1960 este ano alem dos gt40 se viam varios chevron coupes tanto com motor bmw de 2 litros quanto v8 americano alem de lotus 23b elva bmw entre outros o trofeu pede que a dupla de pilotos de cada carro seja composta de um amador e um profissional este ano o unico ferrari do grid nao era um ferrari mas sim um carro da sub marca dino o 206 s e 1966 que seria o vencedor no fim e como um carro tao pequeno e aparentemente fora de sua alçada ganhou em cima de uma tropa de gt40 vale a gente entender primeiro o que e o sensacional dino 206s dino ferrari junior sim dino nao e ferrari; e uma marca separada nunca colou sempre foram chamados de ferrari dino mesmo quando eram carros novos enzo ferrari criou a sub marca depois da morte de seu filho alfedo dino ferrari em 1956; era uma homenagem a ele que era um entusiasta de v6 e uma forma de manter a ferrari somente com 12 cilindros ou quase; ha varias exceçoes nisso mas na epoca preservar esta imagem ainda preocupava o commendattore [caption id= attachment_385525 align= aligncenter width= 999 ] dino 246 f1[/caption] diz a historia oficial da marca que junto com o engenheiro vittorio jano alfredino ferrari convenceu seu pai a produzir uma linha de carros de corrida na decada de 1950 com motores v6 e v8 a inscriçao dino que adorna o emblema e as tampas do cabeçote foi baseada na assinatura do proprio dino inicialmente seriam apenas v6 mas houve depois pouco antes do fim da marca um dino 308 gt4 que era v8 [caption id= attachment_385527 align= aligncenter width= 999 ] dino v8 o 308 gt4[/caption] o primeiro carro de corrida a ostentar o emblema da marca dino foi o monoposto dino 156 f2 de 1957 de motor dianteiro destinado a formula 2 era equipado com um novissimo motor v6 dino de 65° montado na frente que enzo dizia ser obra do filho mas sabemos ser mesmo de jano mas em competiçoes de carros esporte os carros eram chamados de ferrari dino aumentando uma confusao que acabaria com a marca desde cedo os dino eventualmente chegariam as ruas como sabemos o 206 gtb/gts de 1967 os primeiros carros de rua com o logotipo criado com ajuda da fiat que vendeu um fiat dino em versao spider e coupe com o mesmo motor evoluiria depois para 2 4 litros nos 246 gtb/gts um quatro lugares o dino 308 gt4 aparece em 1973 com um v8 de 3 litros; em 1977 virava um ferrari 308 gt4 com o fim da marca dino ao mesmo tempo aparecia o que seria um dino mas foi lançado como ferrari; o 308 gtb e assim dino se relegava ao passado https //flatout com br/ferrari junior a breve historia da marca dino/ mas o apice da marca foi justamente na epoca dos carros homologados para o gurney cup em goodwood o meio dos anos 1960 uma combinaçao de design sensacional de carroceria e motores excepcionalmente evoluidos criou uma serie de dino de competiçao de motor central longitudinal traseiro que rapidamente povoaram a imaginaçao de todos sim pois carros esporte para le mans na epoca podiam ser coisas especiais ja fora do que se vendia para as ruas mas eram carros de rua ainda ainda estavam nesse espirito de serem dirigidos levando duas pessoas de maranello ate la sarthe algo que fazia a nossa imaginaçao voar o dino 206s como o 206s nao e realmente um carro de rua nunca e considerado quando se fala do carro mais bonito ja criado mas se muita gente acha que e o e type ou o miura e esses me descupem; ainda acho esses minusculos dino os mais bonitos ou e ele ou o aston martin v8 vantage 1986 ok o vantage e uma beleza diferente outra coisa e antes que me enrole ainda mais nesse tema basta dizer que olhe para o dino 206s e maravilhoso em suas curvas voluptuosas que so podiam vir dos anos 1960 tem mais curvas cintura e ancas que sophia loren se me permitem evocar outro icone de beleza italiana dos anos 1960 e meio que um irmao menor visualmente do ferrari 330 p2 mas parece ainda mais bonito o desenho basico apareceu primeiro em 1965 no dino 166p 206p e 206sp com o v6 inicialmente de 1 6 litro depois 2 litros mas a versao definitiva mais produzida e mais conhecida e o 206s de 1966 a ferrari pretendia produzir pelo menos cinquenta exemplares para homologaçao no grupo 4 como apenas 18 foram produzidos o carro teve que competir na categoria prototipo 2 0 litros apesar dessa desvantagem o dino 206 s conquistou muitas vitorias na classe o 206s era tao bonito e sensacional que quase foi para as ruas sem modificaçao; em 1967 pouco antes de se apresentar o 206 gtb a pininfarina apresentou um carro conceito baseado no penultimo chassi 206 s o dino berlinetta competizione foi desenhado por paolo martin e alem de asa traseira tinha portas asa de gaivota foi seu primeiro projeto para o estudio sediado em torino mas no fim era so uma ideia o carro de rua teria o v6 feito pela fiat e seria transversal a era dos ferrari de competiçao adaptados para rua tinha acabado [caption id= attachment_385537 align= aligncenter width= 999 ] dino berlinetta competizione 1967[/caption] tecnicamente o dino 206s e um carro simples como ja descreveremos mas e uma incrivel junçao de beleza com perfeiçao tecnica que mesmo hoje se fosse lançada em um carro de rua zero km causaria espanto e suspiros de desejo de todo entusiasta [caption id= attachment_385636 align= aligncenter width= 999 ] com webers e ainda 220 cv 206s em vista fantasma[/caption] uma configuraçao basicamente perfeita de motor posiçao de componentes no carro suspensao e transmissao apenas freios e rodas/pneus existem em melhor qualidade hoje e lembre se como e de 1966 nem os equipamentos de tomada de tempo eram eletronicos era tudo cronometro mecanico acionados por dedos humanos o chassi e uma treliça de tubos de aço com soleiras grandes para permitir teto aberto para pilotos mais altos; o primeiro caro era fechado mas extremamente claustrofobico todos os outros eram spider sem teto acima do piloto o motor e um v6 a 65° todo em aluminio e com carter seco para ficar mais baixo e garantir fluxo em alto g e extremamente superquadrado medindo 87 x 53 mm para 1987 cm³ tinha dois comandos por cabeçote e duas valvulas por cilindro e os 5° a mais eram para dar espaço para os 3 webers duplos 42dcn2 mas logo em seguida o cabelçote e a admissao mudam a admissao era agora pelo vale dos comandos praticamente uma linha reta vertical da valvula para cima onde se montava a injeçao mecanica lucas com seis borboletas e seis injetores com taxa de 11 1 a versao final injetada dava algo em torno de 300 cv a 9000 rpm [gallery ids= 385538 385539 385540 385541 385542 ] o cambio e um transeixo ferrari de cinco velocidades com embreagem de disco duplo as suspensoes sao duplo a sobrepostos tubulares nas quatro rodas com amortecedores koni e os freios a disco tambem nos quatro cantos traseiros inboard rodas de 13 polegadas em largos diagonais pirelli completavam a configuraçao do chassi o tanque tinha 100 litros de capacidade para provas longas era um carro pequeno de verdade mede apenas 3875 mm num entre eixos de 2280 mm ou 180 mm maior que um porsche 550 spyder por exemplo que conhecemos bem por causa das replicas da chamonix outra forma de visualizar o tamanho e dizer que e 200 mm mais comprido que um up mas e meio metro mais baixo que ele e minusculo para sua potencia [gallery ids= 385543 385544 385545 385546 385547 385548 ] e e claro com carroceria em finas folhas de aluminio criado pela carrozzeria drogo e muito leve tambem pesa 580 kg em ordem de marcha vale agora fazer umas contas um gt40 mk1 de 1965 pesava coisa de 850 kg e tinha 385 cv ou 2 2 kg/cv o 206s tinha 1 9 kg/cv o resultado da prova começa a fazer mais sentido mas nao e so isso que faz um carro de corrida claro o pequeno dino parece ser por todas as impressoes registradas uma delicia do estridente berro do motor ao controle e balanço perfeito em curvas um daqueles carros que rapidamente se tornam parte de voce instintivos e herr stippler um homem absolutamente possesso naquela tarde em goodwood certamente um fator a se considerar o fato e que o pequeno ferrari conseguiu um resultado diferente de le mans em 1966 e mostrou que o tal embate ford vs ferrari ainda e um que mesmo 60 anos depois ainda vale muito a pena assistir que corrida que dia e que carro sensacional e este pequeno dino nao acham
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