ah que saudade dos hibridos o que nao nao a atual pataquada de motores eletricos e baterias auxiliares em carros que podiam muito bem viver sem a complexidade e peso deles; os hibridos originais nunca ouviu falar deles explico entao prometo que rapidamente um hibrido costumava ser como eram chamados os carros que pegavam o melhor da tecnica europeia o chassi e o melhor da escola americana seus compactos motores de alta cilindrada e confiabilidade o shelby cobra e um exemplo como e o bizzarrini 5300 gt mas tambem os facel vega os montiverdi o jensen interceptor e o ff os iso grifo rivolta lele e fidia os de tomaso pantera e mangusta o sunbeam tiger se voce pensar bem ate o morgan de 3 rodas com o v twin da s&s baseado num desenho harley e tambem um hibrido classico ate o nosso simca chambord era um v8 ford americano em um chassi da ford francesa e um hibrido tambem e e claro nosso mais famoso hibrido o opala como sabemos o opala pode ter logotipos chevrolet mas era na verdade um opel rekord com motores chevrolet ate o nome alem de ser uma pedra semipreciosa parece ter sido escolhido juntamente por ser tambem uma junçao de opel e impala esse ultimo um entao famoso chevrolet aqui a gm acertou aqui no brasil em colocar a sua filial em influencia direta de outra filial sua da epoca a opel alema; carros europeus parecem ser melhor recebidos aqui tanto a chrysler quanto a ford no inicio tentaram vender carros americanos por aqui; um erro estrategico que nunca foi embora por completo que tipo de idiota traria o maverick em vez do taunus alemao para ca e ainda tacaria motor de jeep nele pois e essa influencia opel na gm do brasil durou muito tempo; e exemplificada de uma forma interessante de novo nos opalas caravan commodore e diplomat sao nomes de carros da opel; aqui viraram alguns deles aportuguesados tipos diferentes de opala a empresa deu sorte tambem o opala e o chevette kadett seus primeiros opel aqui fazem parte da epoca de ouro da marca alema quando era independente e de grande sucesso na alemanha e faziam carros sempre competitivos e interessantes sucesso la e sucesso ca mas este sucesso nao duraria muito alem dos anos 1980 os opel progressivamente tiveram que ser feitos de uma certa maneira para que a matriz pudesse economizar investimento e ferramental; o fim de sua independencia coincidentemente ou nao casa cronologicamente com sua decadencia e eventual venda para a stellantis mas antes disso se aqui no brasil o maior dos chevrolet era um hibrido opel com motor chevrolet o mesmo acontecia na alemanha o maior dos opel era tambem um hibrido com o nome de diplomat opel kapitan admiral e diplomat bom na verdade era um carro com tres nomes kapitan o mais barato e simples admiral o do meio e finalmente o diplomat no topo da gama os alemaes chamam os tres hoje de opel kad kapitan admiral diplomat [caption id= attachment_366201 align= aligncenter width= 999 ] opel diplomat v8 a 1964[/caption] o motivo do aparecimento desses carros era simples antes durante os anos 1950 os carros de luxo mais desejados do mundo vinham dos eua os cadillacs e buicks reinavam como superiores em tudo potencia conforto equipamentos mas tudo começaria a mudar novamente nos anos 1960 por um motivo chamado mercedes benz os mercedes eram carros de luxo diferentes menores mais economicos em combustivel mais ageis e estaveis a alta velocidade eram tambem solidos e bem construidos criados para durar para sempre seu estilo e personalidade sobrios e discretos primeiro chamaram atençao dos mega ricos quem nao precisava provar nada a ninguem com o tempo os menos ricos imitavam os mais ricos ele deve saber algo que nao sei e pronto mercedes benz se tornava a marca preferida de luxo mundialmente nos anos 1970 em diante bmw e audi se tornariam opçoes depois [caption id= attachment_366204 align= aligncenter width= 999 ] o painel do diplomat a[/caption] mas ja nos anos 1960 na alemanha os inteligentes dirigentes da opel entre eles um jovem bob lutz perceberam este movimento no mercado de luxo uma ideia entao lhes veio a cabeça fazer um carro europeu um competidor dos mercedes benz com os motores opel seis em linha mas para destaca los como algo superior e diferente um opcional crucial que estava na mao os v8 chevrolet o v8 chevrolet como sabemos o small block chevy e um dos grandes da historia pequeno e levissimo para seu deslocamento era na verdade mais leve e de mesmo custo alem de mais potente claro que ate o opel seis em linha cih o mesmo que recebemos aqui nos omega 3 litros e no meio dos anos 1960 era simplesmente um dos melhores motores existentes [caption id= attachment_366202 align= aligncenter width= 999 ] o raro cupe v8 da primeira geraçao[/caption] existiam opels grandes antes desses claro mas eram uma especie de piada na alemanha carros americanos em escala reduzida para quem nao tinha dinheiro para o artigo original os nomes kapitan e o admiral datam da decada de 1930 e eram bastante populares nos anos 50 como uma alternativa local mais barata de luxo mas nos anos 1960 perdiam feio para ofertas locais como os mercedes entao aparece desenhado pelo estudio opel debaixo de clare mckichan o primeiro kad em 1964 parecia um chevelle 1966 mas em tamanho ligeiramente reduzido um carro que fugia dos excessos dos anos 1950 com linhas simples mas muito bem executadas quase germanicas esses modelos kad opel kapitan admiral e diplomat ; vieram basicamente em versao seda com motores a gasolina de seis cilindros em linha de 2 6 e 100 cv ou 2 8 litros e 125 cv a nova opçao vinha da america o motor v8 chevrolet small block 283 4 6 litros e 190 cv combinado com uma transmissao automatica powerglide de duas velocidades no fim de 1966 o antigo 283 e substituido pelo novo 327 um motor de 5 4 litros e 230 cv engraçado notar que nos eua o mesmo motor tinha 275 hp; uma amostra de como a medida alema din deutsches institut fur normung de potencia hoje universal diferia da americana entao [caption id= attachment_366208 align= aligncenter width= 999 ] um admiral de segunda geraçao 1969 1977 [/caption] houve tambem uma versao hoje altamente cobiçada por colecionadores um coupe produzido pela karmann e caro como sete vw’s em 1965 quando foi lançado; apenas 347 deles foram fabricados e vendidos e foi descontinuado em 1967 o primeiro kad era porem americano em desenho de chassi apesar de ajustado no detalhe pela opel; a suspensao traseira era um eixo rigido sem braços extras de controle por exemplo [caption id= attachment_366213 align= aligncenter width= 999 ] opel diplomat b 1969 1977[/caption] o motor v8 tambem se mostrou problematico no inicio os americanos nao estavam acostumados com o uso em velocidade maxima o dia todo comum na alemanha das autobahn; aparentemente as falhas de motor foram resolvidas depois para a segunda geraçao o time de entusiastas da opel liderados por lutz resolveu fazer do kad um real concorrente dos mercedes em 1969 aparecia o opel kapitan admiral e diplomat da geraçao b um carro totalmente novo nesta geraçao a grade os diferenciava cada um dos tres niveis de acabamento tinha a sua frente especifica o desenho era conservador obviamente mas por baixo era quase um carro esporte [caption id= attachment_366189 align= aligncenter width= 999 ] os novos diplomat e kapitan b flanqueiam um admiral a [/caption] a suspensao dianteira era independente por duplo a sobreposto; na traseira um novo e projetado eixo de dion rigido mas com braços de controle e diferencial preso ao monobloco e nao flutuante molas helicoidais e cinco graus de controle [caption id= attachment_366206 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao traseira de dion do kad de segunda geraçao 1969 1977 [/caption] o kapitan e admiral tinham como equipamento basico um seis cilindros em linha cih de 2 8 l carburado e cambio manual mas o diplomat vinha ou com um 2 8 injetado ou com o v8 de 5 4 litros e 230 cv agora com uma transmissao automatica mais moderna a th 400 turbo hydramatic de 3 velocidades tinha freios a disco ventilados nas quatro rodas ate atras incomum e caixa de direçao de esferas recirculantes como era entao tradiçao da principal concorrente a mercedes benz era tambem um carro de interior bem pensado e de qualidade o diplomat era entao um carro realmente interessante um hibrido alemao com motor americano no topo da gama como era o nosso opala aqui mas na alemanha diferente daqui o nome opel ainda nao parecia capaz de trazer compradores de luxo as vendas nunca foram suficientes e quando o carro e descontinuado em 1977 nao ha substituto versoes mais bem acabadas do rekord chamadas de commodore e senator acabam se tornando a opçao uma das grandes coisas que nao aconteceu mas quase foi um futuro alternativo em que o cadillac seville de 1976 o primeiro cadillac pequeno era baseado no opel kad o que poderia ter mudado tudo talvez em vez disso recebeu a base do chevrolet nova e nao conteve a decadencia da marca antes standart of the world [caption id= attachment_366192 align= aligncenter width= 999 ] o opel cd trivia a modelo e a futura senhora bob lutz[/caption] tambem outra iniciativa de salvar o kad veio de lutz para melhorar a imagem do carro ele patrocina a criaçao de um carro conceito um cupe de luxo com a mecanica do diplomat o que faz todo sentido um carro gt com a sofisticada base do opel diplomat e seu v8; meio como a mercedes fazia com o sl nos anos 1970 criado por chuck jordan entao chefe do studio da opel era o opel cd coupe diplomat o carro conceito apesar de um sucesso nunca entraria em produçao diretamente como ja contamos aqui na historia da intermeccanica de frank reisner lutz tenta terceirizar este modelo para fora da gm criando o intermeccanica indra quando a empreitada começa a fazer agua lutz ja esta fora da gm e o piloto/engenheiro da opel erich bitter engendra uma outra forma de fazer isso projetado pela opel com carroceria monobloco feita pela baur de stuttgart e mecanica v8 do diplomat o bitter cd aparece em 1974 a nova marca bitter continuou fazendo cupes especiais de luxo com bençao da opel ate 1997 e a partir de 1977 a opel desiste de fazer concorrentes para a mercedes benz e resolve se resignar em sua posiçao hierarquica alema de carro barato [caption id= attachment_366195 align= aligncenter width= 999 ] bitter cd um cupe opel v8 com outro nome[/caption] permanecem como uma das ultimas tentativas de se fixar realmente a opel como marca importante e independente; ainda que os rekord e omega continuassem por muito tempo tentando se impor o ultimo omega tambem o ultimo opel de traçao traseira e feito ha exatos 20 anos atras em 2004
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