FlatOut!
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Car Culture FlatOut Revival

Direta-indireta-direta: a evolução da injeção de combustível

Câmbio manual e motor carburado. Lendo essa combinação você, sem dúvida, imaginou seu clássico favorito. O motivo é lógico: esta é a receita de praticamente todos os carros produzidos em massa entre 1896 e meados dos anos 1980, quando a injeção eletrônica começou a se popularizar. Mas você sabe qual foi o primeiro carro injetado da história? Embora no Brasil o termo "injetado" se refira sempre a motores com injeção eletrônica de combustível (EFI), nem toda injeção de combustível usa eletricidade e processamento eletrônico — ela também pode ser mecânica. Os primeiros sistemas de injeção mecânica de combustível datam do início do século XX, e foram criados por Leon Levavasseur, o mesmo cara que inventou a configuração V8. Em 1907 ele aplicou um sistema de injeção direta nos cilindros de um dos motores V8 que equipavam os aviões Antoinette VII. Anos mais tarde, em 1925, o sueco Jonas Hesselman inventou um sistema de injeção direta que trabalhava com mistur