a conta e obvia mas e facil de se esquecer que sob a ponte de 1997 ja se passaram aguas de duas decadas naquela epoca o dolar valia r$ 1 07 mclaren f1 e lambo diablo ainda eram produzidos ainda se passariam dois anos ate o golf começar a ser fabricado por aqui schumacher ainda era bicampeao e teria um fim de temporada bem polemico contra jacques villeneuve celulares pre pagos ainda eram novidade e os navegadores mais populares eram o netscape e o internet explorer numa internet que engatinhava no brasil com apenas dois anos de operaçao comercial e cuja rede social principal era o icq [gt40 content search= honda widget= 1 title= honda love no gt40 veja os brinquedos a venda ] mas no nosso mercado a grande noticia era a de que a honda começava a entregar os primeiros honda civic fabricados no brasil se a honda esta por aqui desde 1971 com a operaçao de motocicletas foi so em 1992 que a divisao de automoveis entrou oficialmente por meio de representaçao oficial a sp japan localizada na epoca na avenida nove de julho sp foi a primeira concessionaria de automoveis honda do brasil no portfolio os civic de quinta geraçao nas carrocerias cupe seda e hatch prelude accord e ate mesmo dois nsx nesta reportagem que fizemos com kazuhiko kobayashi na foto abaixo de gravata chefe de oficina da sp japan contamos toda essa historia recheada com fotos e videos de epoca imperdivel pouco tempo depois a honda decidiu entrar de vez no brasil nao apenas importar automoveis mas passar a fabrica los com um indice de nacionalizaçao na casa dos 40% importando powertrain e as chapas da carroceria que seriam soldadas localmente na planta de sumare interior de sp em 1997 cinco anos depois da inauguraçao da sp japan ganhavam as ruas os primeiros civic brasileiros ja de sexta geraçao lançada em 1996 mundialmente no total a honda brasileira importou cerca de 20 mil civic o carro desta reportagem e o primeiro de todos os civic brazucas o chassi numero 001 um carro de inestimavel valor historico no video abaixo mostro em detalhes a experiencia especial de tocar e dirigir um carro zero quilometro de vinte anos atras uma verdadeira capsula do tempo que a honda conservou a sete chaves na fabrica de sumare e que agora repousa na nova planta de itirapina por enquanto sem atividade fabril [youtube id= cpvasislwby width= 620 height= 349 ] se voce ainda nao e assinante do nosso canal de youtube clique aqui nao esqueça de apertar o sininho para saber sempre que tiver video novo por la errata no video menciono o comprimento da versao hatch do civic de sexta geraçao seu comprimento correto e de 4 45 m portanto a diferença para o de decima geraçao e de 18 cm viagem no tempo no ano de lançamento por este civic lx 1 6 automatico voce pagava r$ 30 mil o que hoje seria algo em torno de r$ 102 mil em valores atualizados de acordo com indice de preços do consumidor ipca em 1997 a honda comercializava quatro configuraçoes do civic seda essencialmente dois motores um para cada nivel de acabamento com opçao de cambio manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas para ambos a basica lx com o motor d16y7 sem comando variavel e 106 cv e a mais luxuosa ex com o motor vtec d16y8 e 127 cv e que tambem trazia duplo air bag rodas de liga freios abs e controle de velocidade de cruzeiro nao havia opcionais os carros eram vendidos em pacote fechado abaixo detalhes do cofre do motor d16y7 sem comando variavel e com 106 cv do civic lx 1997 note a completa ausencia de sujeira amarelados ou envelhecimento em todos os componentes vale lembrar que a honda fez uma inspeçao basica antes de deixar o carro em nossas maos a ideia era substituir eventuais componentes que estivessem ressecados como buchas e mangueiras mas nada disso foi necessario a unica troca realizada foi a de todos os fluidos lubrificantes e de arrefecimento em 1998 aconteceram algumas mudanças a basica lx virou intermediaria e ganhou maçanetas pintadas na cor do carro duplo air bag e vidro dianteiro com degrade isso porque neste ano foi criada a versao lx b de entrada sem ar condicionado e apenas com cambio manual vale lembrar que na epoca ar condicionado e cambio automatico nao faziam parte do universo de exigencias do cliente mesmo de carros de segmento intermediario [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pelo contrario o automatico nao era algo cobiçado alem do medo da manutençao o conversor de torque pouco eficiente somado a falta de mapeamentos inteligentes resultava em consumo mais elevado e desempenho substancialmente pior que os manuais algo acentuado pela limitaçao de marchas na epoca praticamente nao haviam automaticos com mais do que quatro marchas o civic competia com versoes topo de linha de carros nacionais como o vectra tempra e santana e claro batia de frente com seus tradicionais rivais conterraneos corolla lancer e impreza se os tres primeiros nomes ja estao nas paginas da historia e deram lugar ao cruze 404 not found da fiat neste segmento e jetta os tres ultimos seguem em suas atuais geraçoes em comum a todos de la pra ca os carros ficaram bem mais inchados cresceram em todas as dimensoes a linha de cintura subiu os vincos dominaram a area de design externo os paineis da cabine ficaram mais envolventes e houve uma vitoria massacrante de supressao de nvh noise vibration & harshness leia mais sobre este assunto nesta reportagem do flatout por isso ao entrar no civic de vinte anos atras a sensaçao e de algo espartano relativamente compacto e de muito arejo visto que a area envidraçada era proporcionalmente muito maior voce enxerga o capo e tudo o que esta proximo as tres colunas do veiculo com extrema clareza sem aquela sensaçao de afogamento ou escotilha de tanque que os carros de hoje apresentam uma coisa muito curiosa e que embora tudo pareça mais vertical note os angulo da coluna b do console e do painel frente ao design horizontalizado das cabines de hoje o fato e que no civic antigo e tudo mais baixinho a percepçao e vertical mas a pratica e horizontal hoje em dia e o contrario tudo aparenta ser horizontal mas voce esta afogado no painel o banco de veludo grosso cobre uma espuma que poucos tiveram o privilegio de se sentar ela esta firme e o tecido esta perfeitamente vestido sem folgas e um banco simples mas muito bem construido e com otimas dimensoes e apoio note que o console central ja permite algum apoio do cotovelo com o passar dos anos esta peça foi se tornando cada vez mais protuberante na industria os plasticos em sua esmagadora maioria do tipo soft touch estao todos opacos como deveriam ser alem do meu prelude os honda antigos de todos os meus amigos ganham um inevitavel brilho uma mistura de gordura com reaçao quimica da exposiçao do plastico as intemperies este civic e um dos 234 que vieram sem air bag resultando neste belo volante de tres raios seu aro e mais fino e delicado que o padrao dos veiculos de hoje em 1999 penultimo ano de produçao houve um facelift com outros farois e lanternas para choque e grade os modelos de fora do brasil receberam tambem mudança no console central o radio assumiu sistema 2din e os controles de ventilaçao deixaram de ser deslizantes e viraram botoes de girar empilhados na vertical a esquerda do painel por aqui este console permaneceu semelhante conjunto otico stanley impecavel com brilho e vivacidade nada de perda de cores ou textura opaca dirigir um carro virtualmente zero quilometro de 1997 foi uma experiencia memoravel caixa de direçao sem folga alguma pedal de freio e suspensao com carga precisa como a de um carro atual nenhum barulho de acabamento solto rodar suave tudo isso enquanto ao tato olfato e aos olhos a sensaçao era de estar saindo de uma concessionaria no fim dos anos 90 epoca na qual os carros alem de mais compactos eram muito mais leves este civic esta na casa dos 1 100 kg pra la de 200 kg mais leve que o atual ao mesmo tempo a relaçao da caixa de direçao e bem desmultiplicada para os padroes atuais o volante e fino a palma das maos e o conversor de torque mais lento dos cambios automaticos dessa epoca dao a sensaçao de que o carro acelera como um barco rotaçao sobe primeiro deslocamento vem depois esse misto de veiculo zero quilometro com um projeto que mostra naturalmente a sua idade foi um sabor muito especial gosto sempre de lembrar que o civic dessa epoca tinha suspensao do tipo duplo a na dianteira e traseira nada de mcpherson nada de multibraços nada de barra de torçao um arranjo extremamente esportivo e que permite maior estabilidade da geometria da suspensao no limite das curvas que a tradicional mcpherson que virou padrao nos civic desde a geraçao seguinte a esta outra curiosidade estao nos pneus e rodas diminutos os nostalgicos firestone f 570 sao da medida 185/70 r14 hoje usada em carros como onix e logan nas versoes de entrada desde 2001 quando esta geraçao deu lugar a setima o civic apresenta uma estrategia indecisa alternando entre propostas bem conservadoras essencialmente para fazer frente ao corolla e outras mais arrojadas buscando resgatar as suas raizes o civic de setima geraçao 2001 a 2006 ganhou assoalho plano na parte interna traseira e perdeu a suspensao dianteira em duplo a substituida pela mcpherson para reduçao do espaço no cofre do motor e de custos depois dela a oitava geraçao new civic 2007 a 2011 marcou os entusiastas e o mercado de forma geral pelo design arrojado e minimalista alem da dinamica precisa e esportiva alem e claro da marcante versao si equipada com o motor k20 de 192 cv que fez dele o nacional mais potente da epoca a nona geraçao 2012 a 2016 e talvez a mais apagada de todas em parte afetada pela crise economica e desastres naturais no japao em parte indecisa frente ao crescimento da concorrencia o resultado foi uma evoluçao do projeto da oitava geraçao que acinzentou sua personalidade resultando em um carro apagado para acabar de vez com o ioio e enterrar o fracasso da nona geraçao a honda reagiu na decima e atual geraçao usando uma plataforma global inteiramente nova e compartilhada com os irmaos maiores accord e cr v com resistencia a flexao 19% maior e a torçao 23% maior e introduzindo finalmente o downsizing em boa parte da gama de motores o seda cresceu para uma proporçao que flerta com a categoria de carros como fusion e accord enquanto a versao hatch type r veio para conquistar o topo da cadeia alimentar no nurburgring nordschleife cravando 7 43 8 se a ausencia do type r e uma certeza para nos brasileiros ao menos sabemos que em 2018 teremos o si de volta ao catalogo desta vez turbinado para celebrar essa virada de pagina e comemorar 20 anos da fabricaçao do civic no brasil a honda daqui fez um video juntando todas as cinco geraçoes feitas por aqui confira
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