onde voce acha que se encontra o maior numero de shelby cobra originais em um so lugar a logica nos diria que eles estao em algum lugar da sede da shelby american em las vegas surpreendentemente os herdeiros de carroll shelby nao tem tantos cobra originais assim shelby vendeu tudo o que pode e nao foram feitos tantos assim foram 998 unidades no total para ele se dar o luxo de guardar em um museu particular carroll shelby na verdade fechou a shelby original no fim dos anos 1960 e so voltou a se envolver com a industria automobilistica novamente no inicio dos anos 1980 e como uma especie de embaixador/consultor da dodge a shelby como conhecemos hoje foi fundada em 2003 quando tudo o que ela propria havia feito em sua primeira iteraçao ja estava devidamente valorizado e guardado por colecionadores e entusiastas da marca e por isso que nao ha um acervo historico da shelby e e por isso que o maior acervo individual de cobras pertence a um fa da marca seu nome e lynn park mas todos o conhecem como mr cobra o que diz muito sobre sua relaçao com esses carros lynn park se apaixonou pelo cobra quando viu o carro na capa da revista road & track de setembro de 1962 desde entao ele começou a caçar esses carros preserva los guardar peças e restaura los e claro dirigir esse hibrido euro americano sua dedicaçao aos cobra o tornou uma peça chave na preservaçao desses carros isso porque apesar da longevidade de carroll shelby — que esteve entre nos ate 2012 — ele se tornou a fonte confiavel acerca dos aspectos originais e historicos dos cobra nao apenas por ter componentes de epoca mas por ter o cobra mais original do qual se tem noticia atualmente apelidado dirtbag a historia começou com a revista um presente do namorado de sua irma quando lynn tinha 19 anos na epoca ele trabalhava em um posto de combustiveis e nas horas vagas comprava carros usados consertava e revendia para fazer um extra foi com um destes carros que park visitou a sede da shelby na epoca ainda instalada na california para conhecer de perto o carro… e descobrir que nao tinha condiçoes de compra lo um exemplar custava u$ 6 145 us$ 61 200 em 2023 e ele nao tinha mais de us$ 1 500 us$ 15 000 em 2023 entao tudo o que ele pode levar foi um aceca a versao coupe do ac ace no qual o cobra era baseado aos poucos park deixou o aceca do seu jeito instalando um v8 ford para disputar arrancadas seu cobra cupe feito em casa contudo nao tinha todo o restante da mecanica usada no cobra original e por isso quebrava com uma certa regularidade no final dos anos 1960 park se alistou no exercito e passou tempo na alemanha aquela altura o cobra ja havia deixado de ser produzido nao era mais usado em corridas e começava a perder valor de mercado ao retornar para os eua em 1971 ele encontrou um cobra usado por us$ 2 100 u$ 15 500 em valores de hoje e realizou seu sonho de ter um cobra legitimo — o primeiro dos mais de 50 que ele acabaria comprando ao longo dos anos park comprava qualquer cobra que aparecesse em seu caminho carros batidos carros sem motor pedaços de carro qualquer coisa ele topava afinal motores eram faceis de conseguir e as peças formariam um bom estoque de sobressalentes seu grande tesouro contudo foi encontrado logo depois em 1995 sim o dirtbag a historia do dirtbag começou enquanto park estava na alemanha o carro havia sido comprado usado em uma revenda ford em 1969 por charlie offenhauser um sobrinho de fred offenhauser da fabricante de motores de corrida que leva seu nome que o usou regularmente na estrada em suas viagens para esquiar na regiao central dos eua em 1975 offenhauser guardou o carro debaixo de uma lona e la o manteve por 20 anos park ja conhecia o carro aquela altura mas a familia se recusava a vender o carro em certo dia de 1992 um amigo de park conseguiu negociar o carro e o revendeu a ele tres anos depois segundo o proprio park nao foi preciso muito para fazer aquele cobra funcionar bastou limpar os tanques trocar as velas e bombas fazer a troca de oleo e dar a partida o carro começou a tossir fumaça escura mas aos poucos a lenta se estabilizou e a fumaça foi clareando ate funcionar normalmente como se tivesse sido guardado no dia anterior park decidiu nao mexer no carro e apenas usa lo e assim o fez ate o ano seguinte quando levou o carro para um inedito encontro de cobras realizado pelo petersen automotive museum um evento que daria origem ao tradicional cobra day no encontro o cobra amarelo de park fez um enorme sucesso na verdade ele chamou tanta atençao que o proprio carroll shelby abordou park para elogiar o carro e fazer uma recomendaçao todo mundo esta ignorando esses carros polidos e olhando para esse traste deixe ele assim nao faça nada https //www youtube com/watch v=effgbkt6qyu foi assim que o cobra #2307 ganhou seu apelido traste e uma traduçao livre para dirtbag park seguiu o conselho de shelby e nunca restaurou o carro — ate hoje ele e mantido do jeito que estava quando foi tirado de baixo da lona de offenhauser e este o carro que serve de referencia historica para todos os que desejam restaurar ou reproduzir um cobra nem mesmo o cobra original de carroll shelby manteve tanta originalidade uma vez que foi repintado diversas vezes e teve ao menos dois motores diferentes pois tambem era usado como base de testes para as novidades mecanicas a familia dirtbag agora voce lembra que park comprava tudo o que podia do shelby cobra pois ele acumulou tantas peças e componentes que conseguiu fazer duas recriaçoes do dirtbag — se todos fazem a sua por que ele nao faria o primeiro deles e o son of dirtbag — ou filho do dirtbag park conta que devido a popularidade do carro original ele decidiu fazer uma copia dele a base e um cobra de aluminio feito pela kirkham — que segundo park faz a melhor replica de aluminio do cobra — com o motor 289 como o dirtbag original e uma quantidade consideravel de peças originais os bancos detonados sao algumas delas o motor 289 e o cambio de cinco marchas tambem sao originais da shelby assim como os instrumentos e para choques entre outros componentes menores que as pessoas costumam jogar fora ao restaurar seus cobras segundo park a unica diferença entre o cobra da kirkham e o cobra original e o angulo de caster da suspensao dianteira que tem 7 graus na replica e 5 graus no original e por isso faz a replica ser sutilmente melhor de acordo com park outra diferença que voce ja percebeu e que o son of dirtbag e azul — o mesmo azul do cobra original de carroll shelby depois dele veio o terceiro membro da familia o daughter of dirtbag filha do dirtbag o carro vermelho das fotos e a motivaçao para essa recriaçao ilustra perfeitamente o nivel de obsessao de park pelo cobra eu tinha um jogo de rodas de magnesio originais e estava pensando o que fazer com elas foi quando esse kirkham 427 vermelho apareceu por um preço justo as rodas tambem mostram bem o estilo de captaçao de peças de park ao site torqtalk ele contou que comprou as rodas que foram de um cobra de corrida porque o vendedor queria rodas novas ele fechou o negocio e guardou o jogo de rodas ate que esse 427 apareceu alem disso ele tinha um motor 428 que tambem entrou no negocio com esse sujeito das rodas — que tinha um 427 hi riser do mesmo carro de corridas do alto de seus quase 80 anos park explica como conseguiu tantas peças originais o problema e que muita gente que restaura ou constroi uma replica e tentar melhorar demais e nao saber a hora de parar o carro original o 289 era um carro simples e facil de dirigir nao ha muito o que melhorar disse na mesma entrevista carroll shelby tambem achava o cobra 289 o melhor de todos havia tambem o 260 e o 427 — talvez por isso tenha gostado tanto do dirtbag quem sabe
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