contrariando a expectativa de metade do planeta a porsche nao lançou uma versao de produçao do 911 speedster no festival of speed de goodwood em vez disso a porsche levou apenas o conceito para acelerar diante do publico e quem sabe testar a receptividade do publico em relaçao ao modelo [gt40 content search= porsche widget= 1 ] apesar da boa aceitaçao do publico um speedster nao e algo que a porsche faz com muita frequencia em seus 70 anos de historia foram apenas cinco modelos que receberam o sobrenome o primeiro deles foi o 356 speedster lançado em 1954 e produzido ate 1958 o 356 speedster foi uma versao do 356 cabriolet desenvolvida pela porsche para o mercado americano por sugestao de max hoffman vivendo em nova york hoffman era um austriaco que fez fama como importador de carros de luxo europeus para os eua por sua sugestao a mercedes fez o 300sl gullwing e a bmw criou o 507 com o 356 nao foi diferente ele convenceu a porsche de que uma versao mais espartana e mais esportiva do 356 cabriolet poderia se dar muito bem nos eua e assim foi feito com um para brisa mais baixo um painel simplificado bancos tipo concha e uma capota feita para ficar mais tempo aberta do que fechada o carro foi um sucesso instantaneo — especialmente na ensolarada california nem janelas ele tinha o motor 1600 de 70 cv ele nao tinha a potencia dos conterraneos da mercedes e da bmw mas tambem era bem mais acessivel o que alavancou seu sucesso norte americano apesar do sucesso em 1958 ele foi substituido por uma nova versao cabriolet mais convencional e pratica o que garantiu que ele continuasse vendendo razoavelmente bem ate o fim de sua vida nos anos 1960 a porsche levou 30 anos para fazer um novo speedster desta vez baseado no 911 dos anos 1980 ele era identificado pelo codigo de opcionais m503 e era baseado no carrera cabriolet 3 2 porem tinha os para lamas alargados do porsche 930/911 turbo um para brisa mais baixo e uma cobertura onde normalmente haveria os bancos traseiros e a capota recolhida os freios rodas e suspensao tambem eram do 930 foram feitos 2 065 exemplares entre janeiro e julho de 1989 o que faz dele o mais popular dos 911 speedster mas isso nao significa que ele nao tenha sua raridade destes 2 065 exemplares 171 foram feitos com para lamas convencionais do carrera 3 2 apesar do visual mais comportado eles sao os mais valorizados desta serie em 1992 veio o modelo baseado na geraçao 964 ele tambem era baseado no carrera de traçao traseira mas nao tinha o visual do turbo como seu antecessor o motor era o novo 3 6 de 260 cv que equipava as demais versoes do 911 aspirado porem freios e suspensao eram cedidos pelo 964 rs a porsche planejava fazer 3 000 unidades mas no fim produziu somente 936 unidades as caracteristicas do visual eram as mesmas do antecessor para brisa baixo e traseira truncada porem sem os para lamas alargados — ao menos como versao regular houve uma serie de 15 exemplares com estes para lamas do turbo porem eles ainda nao sao os modelos mais raros desta serie e sim os 964 speedsters de mao direita feitos para o reino unido e japao somente 14 exemplares destes foram produzidos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 193469 193468 ] a geraçao seguinte 993 chegou naquele mesmo ano apesar de a porsche ter desenvolvido um speedster para o 993 ele jamais foi lançado duas unidades foram produzidas ambas baseadas no carrera 2 cabriolet com o motor 3 6 de 285 cv uma delas pintada de verde escuro com para lamas convencionais rodas de 17 polegadas e cambio tiptronic foi feita para o aniversario de 60 anos de ferdinand alexander porsche em 1995 a outra pintada de prata usava cambio manual e rodas de 18 polegadas foi feita para jerry seinfeld em 1998 o carro foi vendido como um cabriolet e posteriormente convertido pela fabrica se o 993 teve ao menos dois exemplares exclusivissimos a proxima geraçao 996 sequer teve isso talvez por ja oferecer o boxster a porsche nao deve ter visto espaço para um 911 speedster — especialmente em uma era na qual os dois modelos eram parecidos visualmente desta forma o 911 speedster so voltou em 2011 ja com a nova geraçao 997 o 997 speedster foi a serie mais rara dos speedsters foram feitos apenas 356 exemplares em referencia ao speedster original dos anos 1950 desta vez ele foi baseado no carrera gts movido por um 3 8 flat 6 de 415 cv que o levava de zero a 100 km/h em 4 2 segundos e chegava aos 310 km/h tambem nao havia opçao widebody e o para brisa tinha o mesmo angulo do carrera mas era 70 mm mais curto e a paleta de cores tinha so duas opçoes pure blue exclusiva do speedster e carrara white nesta atual geraçao a 991 o speedster e baseado no gt3 como todos os speedsters da porsche que o precederam este 911 speedster tem o para brisa encurtado e deck traseiro fechado sem nenhuma capota para cobrir seus ocupantes por enquanto ele e apenas um conceito mas considerando que todos os 911 speedsters foram series especiais e bem provavel que a porsche acabe colocando o modelo em produçao limitada o conjunto mecanico e um 4 0 aspirado de 500 cv combinado ao cambio manual de seis marchas a carroceria e a mesma do carrera 4 cabriolet com o para brisa modificado para ficar mais baixo e mais inclinado bem como as janelas laterais que ficaram menores sendo um modelo especial ele tambem adotou capo e tampa do motor feitas de fibra de carbono para reduzir peso os bancos sao do mesmo material composito e nao ha radio nem ar condicionado — o que faz sentido em um carro sem teto com um flat 6 4 0 aspirado que gira 9 000 vezes por minuto o conceito tambem recebeu alguns toques de historia em seu visual as rodas remetem as classicas fuchs os retrovisores conicos parecem ter vindo diretamente dos anos 1960 e o bocal do tanque de combustivel fica no centro do capo como nos modelos de corrida do passado embora a porsche nao tenha anunciado a versao de produçao e altamente provavel que ele seja lançado como uma serie de despedida desta geraçao 991 uma vez que ele ja foi flagrado em testes e a porsche segue falando em novos lançamentos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.