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História Zero a 300

Do mato pisado ao asfalto: como os índios definiram as rodovias de São Paulo

Quem acompanha o FlatOut de perto sabe que não resistimos ao impulso de responder perguntas que ninguém fez. E fazemos isso simplesmente porque as perguntas que ninguém fez normalmente têm histórias no mínimo interessantes.   Veja por exemplo o primeiro acidente de carro do Brasil. Ele aconteceu a 4 km/h e envolveu duas personalidades históricas do Brasil: o poeta Olavo Bilac, que não sabia dirigir, e o jornalista abolicionista José do Patrocínio, que estava ensinando o amigo a dirigir. Outra história interessante é como as bicicletas ajudaram a conservar as estradas antes da criação dos automóveis — que nos levou a uma viagem no tempo até o surgimento das estradas e nos trouxe à história de hoje: como os índios influenciaram o sistema rodoviário de São Paulo. Embora a origem das estradas ainda seja incerta, a maioria dos historiadores acredita que elas começaram a surgir quando homens pré-históricos criaram trilhas involuntariamente

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