aproveitando a base de conhecimento construida nestes ultimos meses no doctor gas de hoje quero trazer um post diferente focado mais na historia que no contexto medico mas todo esse espaço dedicado e mais do que merecido o tema de hoje do doctor gas serao os feitos e a memoria de jim clark para muitos fas e criticos o maior piloto da historia da formula 1 james clark junior nasceu em 1936 no pequeno vilarejo de kilmany na escocia membro de uma familia de agricultores jim passou uma juventude regada a mudanças entre pequenas cidades em busca de melhores condiçoes de vida e estudo aos 16 anos largaria a escola para ajudar sua familia na criaçao de ovelhas mas graças a todo o contato com carros e tratores desde o inicio da infancia e uma leitura assidua da revista autosport apenas um ano depois obteve a sua licença para dirigir fascinado pelo mundo das corridas jim comprou um sunbeam talbot e passou a frequentar ralis e subidas de montanha agindo contra a vontade da familia e se sentindo largamente culpado por isto clark se manteve firme no automobilismo graças a amigos abastados que emprestavam a ele seus carros para as corridas o mais notorio deles foi ian scott watson que cedeu seu dkw sonderklasse para o primeiro evento oficial disputado por jim em crimond 1956 o lendario piloto nao fez jus a fama nessa ocasiao chegando em ultimo lugar mas obteve tempos consideravelmente bons para um estreante dkw sonderklasse ou 3 6 ano 1953 as proximas corridas so seriam disputadas mais de um ano depois em berwickshire uma delas incluindo uma vitoria sobre jock mcbains dono de oficina e piloto de experiencia razoavel os bons resultados levaram a criaçao da equipe local border reivers financiada por mcbains o time conseguiu bons feitos ja em 1958 com 18 vitorias a bordo de jaguar d type e porsche aquele ano foi marcado ainda pela primeira corrida continental de jim em spa e seu primeiro encontro com colin chapman quando disputaram entre si com dois lotus elite clark chegou em segundo lugar mas nao deixou de impressionar chapman positivamente um dos lotus elite sendo pilotado por jim nos tres anos seguintes jim elevaria o nome da border reivers com dois segundos lugares na classe 1959 1960 e um terceiro lugar geral 1960 nas 24 horas de le mans mas seu status de lenda se iniciaria de fato com a parceira com chapman na lotus apos uma tentativa frustrada de entrar na formula 1 com a aston martin suas primeiras experiencias se deram na formula junior em março de 1960 com vitoria na estreia sobre john surtees e eventual conquista do campeonato o sucesso na categoria de acesso garantiu a primeira chance na formula 1 ja em junho daquele ano pela decisao de surtees de correr com motocicletas na ilha de man seu melhor resultado foi um terceiro lugar no gp de portugal jim no gp de portugal 1960 jim foi efetivado como membro da lotus em 1961 e viria a ser seu piloto principal ja no fim desta temporada apos dois podios na holanda e frança o ano porem nao correu sem problemas com jim recebendo um dos belos tapas que a realidade gostava de distribuir naquela epoca do automobilismo ja na segunda volta do gp de monza clark se chocou com a ferrari de wolfgang von trips que decolou e colidiu contra uma mureta que separava o traçado dos espectadores o resultado foi a morte de 16 pessoas entre elas o proprio von trips o unico capaz de impedir o abandono de jim das pistas foi colin chapman que vinha evoluindo suas capacidades de designer e guardava uma grata surpresa para a temporada seguinte [youtube id= gdapyhgxnha width= 620 height= 350 ] a sequencia do acidente começa aos 1 02 desenvolvido com primeiros rascunhos em guardanapos o lotus 25 trazia para a formula 1 o primeiro chassi monocoque alinhado a um design revolucionario e motores climax v8 em detrimento dos l4 usados anteriormente a rapidez do bolido foi atestada ja nas primeiras corridas e junto a ela os diversos problemas mecanicos que viriam a assombrar jim naquele ano a etapa inaugural se deu em zandvoort com clark liderando as primeiras 11 voltas mas tomando outras 10 ao final da corrida por problemas no cambio na segunda em monaco jim marcou sua primeira pole e registrou a volta mais rapida mas defeitos na embreagem o fizeram abandonar a prova a primeira vitoria veio na terceira corrida em spa ela se somaria a mais duas nos gps da gra bretanha e eua mas os 4 abandonos em 9 etapas levariam o trofeu para as maos de graham hill o ano seguinte seria muito mais gratificante marcado por grandes realizaçoes e a maior dominancia vista ate hoje em uma temporada da formula 1 com 10 corridas no calendario jim clark ganhou nada menos que 7 delas e cravou tambem 7 pole positions computando 100% dos pontos possiveis naquela epoca apenas os 6 melhores resultados eram considerados junto ao recorde de 70% de vitorias em grandes premios em um ano os feitos de 63 incluem ainda o atual recorde de voltas lideradas em uma temporada 71 47% e uma performance assustadora em spa quando jim correu sob pessimas condiçoes climaticas e deu uma volta em todos os carros do grid a exceçao do cooper de bruce mclaren [youtube id= bff5vowzhks width= 620 height= 350 ] video documentando a vitoria de jim no gp da gra bretanha em 63 5ª etapa da temporada tambem em 1963 jim foi apresentado as 500 milhas de indianapolis assustando os americanos com o desempenho da lotus justo em sua estreia terminou a corrida em segundo lugar e cativou os espectadores com sua simplicidade e humildade ele voltaria em 64 para largar na pole mas completou apenas 47 das 200 voltas por conta de problemas na suspensao na f1 daquele ano a transiçao para o novo lotus 33 se mostrou muito problematica usada como justificativa para o terceiro lugar de jim no campeonato ganho por john surtees da ferrari o chassi antigo foi usado nas primeiras 5 corridas e em monza dando a clark 3 vitorias surtees conquistou 2 na temporada enquanto o lotus 33 traria como melhor resultado apenas um quinto lugar no mexico com o acerto do carro para 1965 jim pode mostrar seu talento sem restriçoes e o resultado foi uma nova dominancia humilhante com outros 100% dos pontos possiveis garantidos por 6 vitorias vale ressaltar que clark preferiu nao disputar a segunda prova em monaco pois decidiu correr novamente nas 500 milhas de indianapolis marcadas para apenas um dia depois apos liderar 190 das 200 voltas jim se tornaria o primeiro nao americano a ganhar a prova desde 1916 utilizando tambem o primeiro carro de motor traseiro para o feito ate hoje ele e o unico piloto a conquistar o titulo do mundial de f1 e a indy 500 no mesmo ano [youtube id= 4waez4fr2r8 width= 620 height= 350 ] em 1966 um novo regulamento viria para modificar as especificaçoes dos carros principalmente nos motores as unidades agora ficavam restritas a 3 litros de deslocamento maximo e a opçao para a lotus foi utilizar inicialmente um 2 0 v8 da climax a soma de maus resultados quebras constantes e o desejo de colin de introduzir um novo chassi motivou a mudança para o complicadissimo brm com 16 cilindros em h sendo desnecessario dizer que as falhas se tornaram ainda mais frequentes jim completou apenas 3 corridas naquele ano incluindo uma vitoria no gp dos estados unidos e tambem o segundo lugar em uma nova participaçao nas indy 500 onde ja havia se tornado idolo para o inicio de 67 foi decidida uma volta aos v8 ainda fornecidos pela brm e climax apos jim abandonar as duas primeiras provas por quebras em motor e suspensao foi introduzido o novo lotus 49 desta vez equipado com o lendario ford cosworth dfv 3 0 v8 com aquele que seria responsavel direto por 12 titulos de pilotos e 10 de construtores jim conquistou 4 vitorias nas outras 9 disputadas mas a confiabilidade ainda era um problema e ele teve que se contentar com o terceiro lugar no campeonato vencido pelo regular denny hulme fica a lembrança nesta temporada do gp de monza quando por conta de um pneu furado jim tomou uma volta de 15 pilotos ele entao iniciou uma escalada fantastica apenas para chegar a ultima volta sem gasolina o suficiente jim foi ultrapassado por surtees e brabham antes de cruzar lentamente a linha de chegada e ser reconhecido pela torcida como o grande vencedor do gp [youtube id= 0e7dkaoctha width= 620 height= 350 ] o embalo para 1968 era forte e justificado pelas vitorias nas duas ultimas corridas de 67 e outro triunfo na etapa de estreia no dia 1º de janeiro em kyalami como a segunda prova estava marcada para dia 12 de maio clark seguiu o costume da epoca e preencheu as datas competindo na acirrada tasman series da qual ja era dono de dois titulos o torneio era disputado em circuitos da australia e nova zelandia no começo do ano e contava com diversos nomes de peso como bruce mclaren jack brabham phil hill graham hill frank gardner jackie stewart chris amon denny hulme e o proprio jim a conquista do terceiro titulo deu ainda mais embasamento a todas as apostas feitas para a temporada da formula 1 [youtube id= xmva38yqodu width= 620 height= 350 ] compilado dos melhores momentos da tasman series de 1968 infelizmente a categoria nao veria mais jim disputar outra corrida nem a lotus teria seu grande idolo vestindo as celebradas cores da gold leaf na f1 em abril numa prova valida pela formula 2 em hockenheimring jim corria ao lado dos notaveis max mosley derek bell clay regazzoni chris amon henri pescarolo e seu colega graham hill a disputa se daria em duas baterias e os lotus vinham sofrendo desde os treinos com tempos muito altos em relaçao aos demais carros no domingo da prova a chuva fina deitava uma traiçoeira lamina de agua sobre o asfalto os dez carros largaram sem maiores problemas com jim e hill fora do combate ferrenho pelas primeiras posiçoes na quinta volta quando ocupava a oitava posiçao o lotus de jim balançou repentinamente durante uma curva para a direita a unica testemunha ocular um fiscal de pista afirma ter visto seu carro dançar na curva sem outros veiculos proximos a uma velocidade estimada de 230km/h com uma tentativa de correçao e entao a incapacidade de contornar o traçado na trajetoria certa sem barreiras de proteçao entre a pista e as arvores jim teve carro e corpo destruidos pelo primeiro tronco posto a sua frente sua morte se deu quase instantaneamente por diversos traumas contusos com fraturas de cranio e vertebras cervicais e lesoes de inumeros orgaos internos partes do carro ficaram espalhadas na cena e a unica informaçao que os outros pilotos tinham era que alguem havia se acidentado [youtube id= bgq06rfj5de width= 620 height= 350 ] a bateria continuou e apos a vitoria de jean pierre beltoise o silencio tomou conta do paddock todos eram incapazes de acreditar que jim clark na epoca o nome mais importante do grid e recordista de poles e vitorias estava morto o primeiro a eximir jim de culpa foi graham hill julgando impossivel que um piloto tao fantastico pudesse bater por falha humana em uma curva leve mesmo com o asfalto molhado depois de muita especulaçao as causas ainda permanecem controversas mas a hipotese mais forte e a de que uma quebra na suspensao traseira do lotus que segundo relatos tinha sofrido um impacto semanas antes tenha levado a perda de controle seguir para a segunda bateria foi um martirio para os pilotos e graham hill preferiu nao passar por esta experiencia todo o mundo do automobilismo chorava a morte de jim e chris amon mais tarde externaria seus medos questionando se isto pode acontecer com ele que tipo de esperança tera o resto de nos jackie stewart tambem britanico lamentou tremendamente o falecimento do conterraneo aquele que mais sofreu foi sabidamente colin chapman que nutria uma relaçao de pai e filho com jim e iniciou junto com ele a trilha do sucesso da lotus na f1 disse repetidas vezes que havia perdido seu melhor amigo a responsabilidade de levantar a equipe para a formula 1 naquele ano agora caia nos colos dele e de graham hill guiando um dos mais belos carros ja vistos na categoria hill conseguiu 3 vitorias e garantiu seu segundo e ultimo titulo mundial merecidamente dedicado a memoria de jim graham hill a frente de jo siffert e jackie stewart no mexico ultimo gp de 1968 [youtube id= rzvuii5o2j4 width= 620 height= 350 ] para sempre lembrado por recordes que so seriam quebrados decadas depois e alguns ainda de pe jim e o dono do maior numero de grand slams provas com pole position volta mais rapida e vitoria liderando de ponta a ponta na carreira 8 no total junto aos numeros os comentarios sobre o escoces voador tambem costumam celebra lo como o maior cavalheiro da categoria dono de um estilo humilde e simples quase desconcertado seu sofrimento partilhado a cada perda de um colega era sempre visivel e mais de uma vez o fez pensar em desistir todos os seus contratos tinham duraçao de um ano no caso de decidir voltar ao sonho de morar em suas fazendas de ovelhas e constituir familia como varias vezes confidenciou aos amigos mais proximos diversos sao os monumentos erguidos em sua homenagem com destaque para o memorial no local de sua morte em hockenheim e o jim clark room museu em duns que chegou a ser visitado por senna em 1991 na sua lapide a mensagem posta a pedido traz o titulo de fazendeiro a frente dos feitos de piloto mas a melhor sintese de jim seria feita por jackie stewart ele era tao suave a conduzir sem erros dirigia com grande requinte nunca castigou um carro de corrida era como se o acariciasse levando o carro a fazer as coisas que ele queria estatua de jim erguida em kilmany escocia sua cidade natal
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