A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeo

Minidocumentário: os street racers na Inglaterra

A revista norte-americana Vice atravessou o atlântico e viu de perto a cultura noturna dos street racers e de seus carros personalizados e preparados em Londres e arredores. São 22 minutos bem interessantes, que mostram uma cena que nos lembra remotamente uma mistura entre o Brasil e a costa oeste dos EUA (só que bem mais simples que esta): encontros em estacionamentos, carros modestos misturados a automóveis de preparação pesada, veículos com foco 100% na personalização e nos sistemas de som, pegas nas ruas e eventos que duram um fim de semana inteiro. Vale a pena checar, pois registros da cena inglesa não são exatamente comuns…

O documentário alterna momentos de dois policiais focados em educar e coagir os “boy racers” (como diz a gíria na Inglaterra) nos principais pontos de encontros e pegas, com histórias dos próprios participantes – seja nas ruas, em eventos ou nas pistas de arrancada. Vale também observar que por ter sido feito por uma revista de entretenimento, o foco está mais nos personagens que nos carros. O vídeo dá uma pincelada em um ou outro sujeito, mas o foco fica mesmo em Olly e seu Subaru WRX STI pintado de laranja Burnt Tangerine Candy. Só ele, por si, já vale assistir – o cara é um figura.

Ah, não espere por nenhum carro de preparação fabulosa no documentário – é só pensar no momento econômico em que vive a Europa (ainda que a taxa de desemprego na Inglaterra esteja bem abaixo da média) e você entende rapidamente porque a cena deles chega a lembrar a brasileira em alguns momentos específicos. Mas infelizmente, nós não temos Nissan Skylines emplacados…

Confira abaixo uma pequena coletânea de material cru da Inglaterra – que podemos consumir como uma espécie de “por trás das cenas” do documentário. Atenção: cenas ilegais de pegas e manobras na rua.

Matérias relacionadas

Spa, 25 anos depois: filho de Schumacher comemora primeira vitória do pai pilotando Benetton do 1º título

Dalmo Hernandes

Ride the mountains: Transfăgărășan, a melhor estrada do mundo

Dalmo Hernandes

Sem freios a mais de 200 km/h: esse cara saiu ileso depois de acertar em cheio a barreira de proteção

Leonardo Contesini