Lembra quando dissemos aqui mesmo no The News que o Dodge Challenger estava prestes a ganhar uma versão com tração nas quatro rodas? Pois isso aconteceu nesta quarta-feira (7), com o lançamento do Dodge Challenger GT.
Não sei quanto a vocês, mas nós esperávamos um Challenger V8 com o câmbio automático de oito marchas enviando cerca de 500 cv para as quatro rodas. Mas em vez disso a Dodge decidiu simplesmente transplantar o conjunto mecânico do Charger AWD para o Challenger, o que significa que ele terá um V6 3.6 de 310 cv e 36,7 mkgf.
Não é pouca potência de forma alguma — esse motor no Challenger SXT de tração traseira leva o muscle (posso chamá-lo assim mesmo com o motor V6?) de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e à máxima de 190 km/h limitada eletronicamente. É suficiente para fazer aquela viagem dos sonhos pela Route 66 sem ter que conhecer obrigatoriamente todos os postos no caminho. O problema é que com o sistema de tração nas quatro rodas Challenger GT ganhou 101 kg, chegando a 1.861 kg — o que resulta em uma relação peso/potência de 6 kg/cv.
Em condições normais o sistema envia 100% do torque para as rodas traseiras, mas em caso de destracionamento o torque é direcionado em parte para as rodas dianteiras. Isso significa que ele não é um sistema voltado para a performance, mas sim para condições adversas como pista molhada ou coberta de neve — especialmente comum no Canadá. É por isso que o modelo está sendo lançado a algumas semanas do início do inverno no hemisfério Norte e as fotos de divulgação mostram o cupê levantando neve com suas quatro rodas.
Claro, isso não significa que ele não terá nenhuma vocação esportiva: o câmbio terá borboletas no volante e a ECU principal terá um modo Sport além de um sistema de controle de largada, que irá dividir o torque entre os dois eixos para manter o tempo de aceleração de zero a 100 km/h próximo dos 6,5 segundos.