a briga dos muscle cars ficou no minimo mais interessante enquanto a ford deu ao mustang um visual mais moderno e o tornou mais refinado para competir com os esportivos europeus e a chevrolet fez mais ou menos a mesma coisa com o camaro o que a dodge fez transformou o dodge challenger lançado ha dez anos no muscle car produzido em serie mais potente mais rapido e mais absurdamente insano do planeta de novo em 2015 ficamos chocados com o dodge challenger hellcat e seu v8 hemi supercharged de 717 cv caramba 717 cv em um muscle car produzido em serie nao da para superar isto a gente pensava bem da sim o dodge challenger srt demon usa um hemi de 6 2 litros ainda mais potente que o hellcat mas isto e so o começo da historia vamos disseca lo completamente neste post [youtube id= 3vd6a6nxysq width= 620 height= 350 ] para começar olha so para ele os para lamas alargados o enorme scoop no capo as duas grades que formam uma gigantesca tomada de ar os dutos de admissao de ar frio nos farois o splitter frontal os emblemas nas laterais os pneus absurdamente largos a postura malefica os para lamas alargados alem de garantir um visual matador servem para abrigar as rodas hole shot de 18x11 polegadas calçadas com os pneus de arrancada legalizados para as ruas drag radials da nitto de medidas 315/40 r18 bem bifudos que vem de serie no demon que e o primeiro carro produzido em massa a vir com drag radials de fabrica esse tipo de pneu e feito com um composto extremamente macio e carcaça flexivel para que os flancos laterais torçam e acumulem energia potencial elastica quase como uma mola e por isso que vemos as laterais destes pneus dobrando na arrancada eles tambem precisam de temperatura para obter sua maxima capacidade de aderencia para demonstrar isso nada melhor que alguns burnouts no palco [youtube id= y12anlygsm8 width= 620 height= 350 ] com as rodas dianteiras opcionais mais leves e bem mais finas o demon e capaz de cumprir o quarto de milha em absurdos 9 65 segundos a mais de 225 km/h com os quatro pneus de serie ele tambem e um carro de nove segundos 9 9 s a mais de 209 km/h de fabrica sem qualquer modificaçao e certificado pela nhra a principal associaçao reguladora das arrancadas nos eua na verdade ele e tao rapido que logo depois de aferir o tempo do demon no quarto de milha a nhra baniu o carro de suas competiçoes isto porque carros de rua que cumpram os 402 metros em menos de 9 999 segundos a mais de 217 km/h precisam de um rollcage completo homologado pela sfi orgao que regulamenta equipamentos de segurança para carros de corrida nos eua tecnicamente ele esta banido de correr da forma como sai da concessionaria mas se voce adicionar uma rollcage homologada ele estara liberado a arrancada e tao forte que gera 1 8 g de aceleraçao longitudinal na drag strip para se ter uma ideia caras como o nissan gt r e porsche 911 turbo geram no maximo 1 1 g e o peso que e gerado sobre o eixo traseiro e tamanho que as rodas dianteiras se levantam ao longo dos primeiros 89 cm um recorde certificado pelo guinness nenhum outro carro produzido em serie levanta as rodas dianteiras na arrancada ainda mais por uma distancia tao relevante para isto porem o motor precisa queimar combustivel de competiçao de alta octanagem com mais de 100 octanas algo possivel somente com um modulo de controle opcional disponivel em alguns postos de gasolina e em pistas de arrancada com isto e possivel liberar todo o potencial do v8 hemi 851 cv e 106 2 mkgf de torque dando a partida com a chave vermelha com gasolina premium a potencia ainda e inacreditavel 808 cv e 98 9 mkgf de torque o motor v8 hemi a dodge faz questao de deixar claro nao e apenas um hellcat com um compressor maior e maior pressao de trabalho o bloco foi reforçado e usinado os pistoes sao novos bem como as bielas pistoes comandos de valvulas as proprias valvulas e o sistema de injeçao de combustivel o supercharger tambem e novo deslocando 2 7 litros a cada volta dos rotores iguais aos do hellcat so os cabeçotes e o motor e pintado de vermelho o supercharger opera a 1 bar de pressao o limite de giro do motor subiu de 6 200 rpm para 6 500 rpm ha duas bombas de combustivel em vez de uma so e o sistema de admissao de ar conta com tres fontes o scoop air grabber que e o maior ja usado em um carro produzido em serie 291 cm² a tomada de ar no farol do lado do motorista e uma entrada proxima das caixas de roda com isto o demon consegue engolir nada menos que 32 mil litros de ar por minuto este ar e ate ate 25°c mais frio que o ar admitido pelo hellcat graças ao novo sistema de induçao e ao chamado srt power chiller que redireciona o gas refrigerante do ar condicionado para o reservatorio do fluido de arrefecimento do intercooler depois de cada puxada o sistema after run chiller entra em açao mantendo a ventoinha girando e o gas refrigerante circulando para ajudar a resfriar o compressor mecanico e a admissao impedindo que o demon perca potencia devido ao excesso de calor e possivel monitorar a temperatura pela tela no painel o app performance pages e assim saber quando o carro esta pronto para outra puxada as puxadas alias sao sempre perfeitas o sistema de controle de largada vem com line lock que aciona os freios dianteiros permitindo que se faça um burnout para aquecer os pneus ha um sistema de reserva de torque que fecha a valvula do compressor e o enche antes da arrancada e otimiza a igniçao avançando ou retardando o ponto para melhorar a queima de acordo com a aceleraçao e o torque disponivel no momento e melhora o fluxo de ar frio do motor tudo isto antes da arrancada suficientes para um aumento de 120% no torque disponivel na hora ha ainda o transbrake sistema que bloqueia a transmissao torqueflite de oito marchas e permite que se acelere o motor ate as 2 350 rpm usando o controle de largada sem precisar pisar no freio para manter o carro parado com ele voce usa as aletas atras do volante como um gatilho para a largada desbloqueando a transmissao e lançando o carro de acordo com a dodge isto melhora o tempo de reaçao em ate 30% e mais a tela no painel exibe o passo a passo para o processo todo ainda nao acabou a carcaça do diferencial suporta 30% mais torque e e feita de liga de aluminio de alta resistencia as semi arvores sao mais espessas e tambem feitas de liga de aço de alta resistencia elas usam 41 estrias em vez de 38 como no hellcat e suportam 20% mais torque o carda claro nao poderia ficar sem seus reforços e ficou 20% mais espesso o que lhe deu capacidade de lidar com 15% mais torque que no hellcat a programaçao do controle de traçao voltada para a arrancada minimiza o wheel hop fenomeno que ocorre quando na arrancada os pneus perdem e recuperam a traçao rapidamente provocando picos de torque que podem danificar o conjunto mecanico voce nao precisa tirar o pe do acelerador o modulo eletronico do demon reduz o torque para contrabalançar a perda de aderencia quase instantaneamente reduzindo a carga sobre a transmissao em algo entre 15 20% a suspensao usa amortecedores adaptativos bilstein acertados para arrancada com uma calibragem mais macia para transferir o maximo de peso possivel para a traseira e melhorar a aderencia em ate 11% alem dos amortecedores o demon usa molas com 35% menos carga na dianteira e 28% mais macias na traseira as barras estabilizadoras tambem sao mais flexiveis com 75% menos rigidez na dianteira e 44% menos na traseira quando o modo drag e ativado os amortecedores dianteiros assumem uma compressao mais firme e retorno mais macio enquanto os traseiros ficam mais firmes nos dois sentidos essa configuraçao e mantida enquanto o carro estiver com a borboleta totalmente aberta wot ao aliviar o acelerador o sistema enrijece a compressao da dianteira para nao comprometer o equilibrio dinamico do muscle car nas demais situaçoes do dia a dia alem dos novos componentes a curva de cambagem tambem foi redesenhada com as novas mangas de eixo de forma que na compressao maxima da arrancada ela nao fique 0 5 grau menos negativa aumentando a area de contato dos pneus com o solo ha contudo um detalhe o challenger srt demon so consegue aproveitar todo o seu enorme potencial com todos os componentes da demon crate a caixa de opcionais que vem no porta malas esta inclui duas rodas mais finas ja com os pneus o modulo de controle calibrado para o combustivel de competiçao chamado direct connection e um botao no console central para calibrar o motor para a mistura a caixa ainda traz um filtro de ar menos restritivo ferramentas personalizadas macaco hidraulico com bolsa parafusadeira de impacto sem fio com carregador torquimetro medidor de pressao dos pneus e uma case de espuma para abrigar tudo no porta malas sem danos alem disso quem optar pela demon crate todo mundo temos certeza recebera tambem um emblema de fibra de carbono com o numero de serie do carro e o nome do proprietario gravados a laser ah e voce ainda leva um manual tecnico para acertar seu carro da melhor forma possivel na hora de alinhar na drag strip com ou sem a demon crate e o modulo que vem com ela e possivel acionar os modos eco e valet o primeiro permite que se saia com o carro em segunda marcha e o segundo desabilita as borboletas atras do volante o controle de largada e limita as rotaçoes do motor a 4 000 rpm reduzindo sua potencia para apenas 500 cv e ainda tem mais o demon perdeu cerca de 90 kg atraves de diversas modificaçoes que foram todas listadas pela dodge remoçao do banco e do cinto do carona 26 kg remoçao do banco traseiro dos cintos e tapetes 24 kg remoçao de 16 alto falantes amplificador e fiaçao 10 kg remoçao do acabamento do porta malas 9 kg barras estabilizadoras menores e ocas 8 6 kg remoçao de isolamento acustico e termico 8 1 kg discos de freios menores de 360 mm e pinças de aluminio 7 25 kg rodas e parafusos mais leves 7 25 kg volante com ajuste manual 1 8 kg remoçao dos sensores de estacionamento 0 9 kg pode se optar pela instalaçao dos bancos so o dianteiro ou ambos por 1 dolar cada tambem e possivel escolher entre outros opcionais como um sistema de som harman kardon com 19 alto falantes teto solar eletrico bancos dianteiros e volante aquecidos com revestimento de couro e capo teto e tampa do porta malas em preto acetinado alem do vermelho torred cor usada nas fotos de divulgaçao o demon tera outras 13 cores disponiveis b5 blue billet silver destroyer grey f8 green go mango granite crystal indigo blue maximum steel octane red pitch black plum crazy white knuckle e yellow jacket alguns destes nomes ja sao classicos entre os fas da mopar e remetem a era de ouro dos muscle cars no fim dos anos 1960 calma que tem mais o demon sera limitado a 3 300 unidades produzidas sendo 300 delas reservadas ao canada cada um dos que comprarem tera direito a um dia inteiro de aulas de pilotagem na bob bondurant school of high performance driving a escola de pilotagem oficial da divisao srt e para que o carro seja realmente usado nas ruas a dodge firmou uma parceria com seguradora hagerty para disponibilizar uma apolice de seguro para cada carro por fim o dodge challenger srt demon esta cheio de easter eggs imagens ligeiramente escondidas que passam algumas mensagens no lugar onde o banco traseiro deveria estar ha uma pequena plaqueta do demon fazendo um wheelie na carcaça do supercharger ha o rosto de um demonio auto explicativo na borda do para brisa temos a silhueta do demon fazendo um burnout e tambem o emblema do demon no farol do lado do motorista onde fica a entrada de ar para o supercharger tudo isto e mesmo impressionante de fato e o dodge challenger srt demon tem tudo para entrar para a historia na pratica e um carro de competiçao que pode rodar nas ruas capaz de chegar aos 100 km/h em 2 3 segundos e proibido de competir de tao veloz mas ele tambem e um canto do cisne a plataforma do challenger e bastante antiga e para se manter competitiva no mercado a dodge tinha mesmo de extrair seu potencial ate a ultima gota e nao precisava ter demorado tanto com todos aqueles teasers nao e mesmo no mais a dodge merece aplausos por fazer um carro com preparaçao tao especifica para o quarto de milha e como se a gente tivesse voltado aos anos 1960 nem que seja por dez segundos ou menos
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