ainda nao digerimos muito bem o fato de o dodge challenger hellcat ter 717 cv somos fas dele desde criancinhas mas temos uma magoa que ainda nao sabemos se sera curada pela dodge o challenger ainda nao foi lançado no brasil apesar de boatos de que ele e o charger chegariam ainda em 2014 e por isso nao tivemos a oportunidade de acelerar o monstro com motor v8 de 6 2 litros supercharged isto nao significa porem que voce nao ira saber como ele se comporta a imprensa internacional ja testou o hellcat nesta semana e o flatout compilou as impressoes de alguns sites ja adiantamos o hellcat e fodastico sim — mais do que todo mundo esperava na verdade vamos recapitular porque nunca e demais hellcat e o nome do motor e tambem batiza a versao do cupe musculoso da dodge o motor e um hemi 6 4 com curso reduzido passando a deslocar 6 2 litros a razao para isto segundo a dodge foi preservar o virabrequim diante de tanta potencia no inicio divulgou se que o hellcat teria mais de 600 cv — o que ja era impressionante por si so mas tambem levantou algumas duvidas porque como voces devem saber o viper tem 640 cv eles nao poderiam fazer um carro mais potente do que o viper acontece que dane se o viper e no inicio do mes soubemos que o primeiro motor v8 dodge equipado com compressor mecanico tambem seria o motor mais potente ja fabricado pela dodge ponto final 717 cv deixando para tras nao so seu companheiro de estabulo mas tambem os concorrentes ford mustang com o shelby gt500 e o chevrolet camaro com a dupla zl1 e z/28 freios brembo porque e preciso muita força para parar tanta força entendeu e entao descobrimos que alem de ser o muscle car mais potente da historia o hellcat tambem e um carro de dez segundos capaz de fazer o quarto de milha em 10 85 s cara esse carro e sem duvida muito rapido e a dodge deve estar orgulhosa [youtube id= vnt7batzsu8 width= 620 height= 350 ] mas afinal como e dirigir este monstro claro que e incrivel afinal e um muscle car de 717 cv caramba nao tem como isto ser ruim mas nos precisamos dizer que a primeira e matadora impressao passada pelo hellcat nao e causada pela potencia e sim pelo torque a arrancada e um soco no estomago [youtube id= xeyqb0s7jfy width= 620 height= 350 ] com todo o barulho que os 717 cv fizeram na midia talvez voce tenha se esquecido do torque shame on you porque sao 89 8 mkgf a disposiçao do seu pe direito ja aos 4 000 rpm — e 56 8 deles ja aos 1 200 rpm damon lavrinc do jalopnik us diz que com tanto torque o hellcat e capaz de cantar pneus a qualquer momento em qualquer velocidade basta querer — com a chave vermelha no contato claro porque a chave preta poda a potencia do motor para apenas 500 cv e as rotaçoes do motor sao limitadas a 4 000 rpm esse torque todo exigiu um pequeno emprestimo a caixa manual de seis velocidades e exatamente a mesma do dodge viper — a tremec t6060 mas com uma carcaça bellhousing diferente ja o cambio automatico e o mesmo zf de oito marchas de qualquer outro challenger — a dodge diz que ela ja e resistente o suficiente mas voce nao iria querer um hellcat automatico iria um dos aspectos mais notaveis do hellcat alem de seu visual — que parece um hot wheels mas ao mesmo tempo e all business segundo a car and driver americana — e da sua potencia e o ronco do motor a maioria das publicaçoes concorda que a dodge fez um excelente trabalho mantendo o motor relativamente quieto em condiçoes de uso normais na rua e na estrada por exemplo e totalmente selvagem na pista isto e possivel porque o challenger hellcat tem uma gama de modos de direçao que alteram as a entrega de potencia o comportamento da transmissao no modelo automatico as respostas do acelerador o controle de traçao e as valvulas do sistema de escape — que no modo track ficam totalmente abertas mas a gente disse relativamente quieto — isto nao significa que ele e silencioso este video feito pelos caras do winding road com seis minutos do ronco do hellcat na estrada e a maior prova disso [youtube id= xshvhkvip5k width= 620 height= 350 ] voce acredita mesmo que isto possa ser considerado silencioso obrigado deuses do v8 outra unanimidade entre quem dirigiu o hellcat e que na estrada ou na rua ele e um carro confortavel espaçoso para a categoria e surpreendemente docil — outra demonstraçao do bom trabalho feito pela dodge na hora de calibrar os modos de direçao mas se quiser pode configurar alguns parametros sozinho e o modulo eletronico memoriza suas escolhas permitindo que voce acesse seus modos personalizados facilmente pelo computador de bordo mas no fim das contas a grande estrela do carro hellcat e mesmo o motor hellcat o v8 hemi que teve 90% de seus componentes trocados — incluindo entre outras coisas virabrequim de aço forjado novos pistoes e bielas reservatorio de oleo cabeçotes e valvulas alem e claro de um compressor mecanico de 2 4 litros o resultado e um carro que depois de arrancar chega aos 100 km/h em 3 5 segundos e consome 5 6 litros de combustivel por minuto quando e acelerado ao limite e ele custa a partir de us$ 59 mil o equivalente a r$ 131 mil conversao direta sem impostos e taxas claro — so us$ 6 mil a mais do que o chevrolet corvette sting ray por exemplo que tem 250 cv a menos e ainda assim e considerado uma das maiores barganhas do mercado americano em termos de desempenho quer ficar ainda mais impressionado um aventador custa us$ 441 600 r$ 980 mil — sao us$ 382 600 a mais e 17 cv a menos claro que estamos falando de dois animais completamente diferentes mas quem vai dizer que nao e uma comparaçao ao mesmo tempo absurda e deliciosa de se fazer o hellcat veio mesmo para virar o segmento dos muscle cars retro inaugurado pelo mustang em 2005 de ponta cabeça agora e esperar e ver como os concorrentes vao reagir nosso palpite vai ter sangue
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.