as vezes gosto de escrever assumindo que a maioria dos leitores e composta de nerds feito eu que lembram detalhes altamente especificos dos games que jogavam quando eram mais novos quando eu lembro de gran turismo 2 por exemplo nao lembro so daquele game de corrida bacana que eu jogava nos idos de 2000 2001 para mim gt2 e uma obra de arte porque sim videogames sao arte e foi o responsavel por cimentar e fundamentar meu gosto por carros foi pensando nisto que trouxe ha alguns dias a historia do nissan skyline silhouette formula que para muita gente foi o primeiro carro de competiçao com pintura de corrida e tudo a aparecer na garagem em gt2 muitos dos carros que aparecem no game existiram de verdade lembra quando ha muito mais tempo falamos sobre o mitico suzuki escudo pikes peak que era praticamente um cheat code para vencer qualquer corrida hoje vamos contar a historia de outro carro de verdade de gran turismo 2 o dodge concept car sim este era mesmo seu nome eu tinha la meus 12 anos quando jogava gt2 e ja tinha idade e entendimento o suficiente para saber que um carro nao podia simplesmente se chamar concept car seria preguiçoso demais por parte do departamento criativo da dodge entao fiquei com aquilo na cabeça por um tempo o tal concept car era um conversivel laranja que em gt2 so estava disponivel para olhar girando e ver as especificaçoes tecnicas o roadster tinha a traseira que lembrava o dodge viper porem uma dianteira claramente conceitual com farois pequenos demais bem no centro da face dianteira para lamas protuberantes e a grade dividida em quatro partes caracteristica da dodge a descriçao do game dizia que o concept car tinha um motor de 220 cv 219 hp na verdade central traseiro mr e que pesava 980 kg 2 160 lbs isto era um erro corrigido apenas na versao europeia de gt2 o motor ficava na dianteira; era um v6 de 2 692 cm³ totalmente novo todo feito de aluminio com comando duplo nos cabeçotes e de fato 220 cv a 6 000 rpm o peso tambem era maior 1 295 kg em vez dos 980 kg declarados pelo game o carro foi apresentado no salao de nova york de 1997 e seu verdadeiro nome era dodge copperhead nome de uma especie de vibora nativa dos estados unidos que apresenta coloraçao marrom acobreada copper e cobre em ingles e branca a ideia da fabricante era complementar o dodge viper no mercado se o dodge viper e creditado pela reinvençao do shelby cobra entao o dodge copperhead deveria ser creditado por reinventar um carro na tradiçao do austin healey 3000 dizia um press release da epoca citando o classico roadster britanico ou seja um carro compacto relativamente leve com potencia na medida certa e comportamento dinamico bom para fazer curvas de fato ele era bem menor que o viper 203 mm mais curto 76 mm mais estreito e com entre eixos 304 mm mais longo os eixos eram posicionados bem nas extremidades do carro que tinha balanços bem pequenos e centro de gravidade baixissimo o efeito colateral era um perfil sinuoso e extremamente harmonico complementado por grandes rodas de diametros diferentes 18x8 polegadas na dianteira 20x9 polegadas na traseira o interior que eu demorei anos para descobrir como era visto que esta parte nao aparecia em gt2 tinha visual tipico do fim dos anos 90 com formas arredondadas e organicas conversando com elementos de metal escovado mais futuristas a dodge dizia que o console central que abrigava o sistema de som as saidas de ar parte da instrumentaçao e a alavanca de cambio se parecia muito com a cabeça de uma cobra talvez com um pouco de imaginaçao [youtube id= 3ah1s1apd3q width= 620 height= 350 ] o dodge copperhead tambem apareceu no primeiro gran turismo de 1997 eu nunca consegui pegar aquele carro em gran turismo 2 e a dodge tambem acabou nunca o colocando em produçao isto estava previsto para acontecer em 2000 mas acabou nunca se concretizando talvez porque a chrysler simplesmente desistiu de fazer seu proprio roadster mas lançou um mercedes slk disfarçado de americano alguns anos mais tarde no entanto da para enxergar parte de suas linhas em outro carro para ganhar o concept car era preciso vencer todas as licenças da categoria national a com trofeu de ouro e eu nunca consegui faze lo por outro lado sua versao de competiçao era o premio por vencer a teceira corrida do torneio convertible car world cup que acontecia no circuito de trial mountain [youtube id= sxzuxj8ipbi width= 620 height= 350 ] nesta versao chamada concept car lm edition o carro recebia uma enorme asa traseira e um aumento na potencia que chegava a 526 cv e por acaso era um dos carros mais equilibrados do jogo venci muitas corridas com ele mas afinal porque ele foi chamado de concept car no jogo porque o nome copperhead ja estava registrado por outro carro que carro este aqui este e o copperhead hot rod feito com base em um ford de 1950 que pertence a billy gibbons o guitarrista/vocalista do zz top notorio por sua paixao por carros americanos classicos gibbons decidiu que a chrysler nao poderia mais chamar o dodge copperhead assim logo que o conceito foi revelado e por isso seu nome foi mudado para dodge concept car ate recentemente ele estava em exposiçao no museu walter p chrysler em auburn hills michigan ao lado de outros conceitos da dodge o museu fechou as portas no inicio de 2017 como recorda o leitor carlos eduardo almeida que visitou o museu e contou como foi neste post [youtube id= tcd9vwqmmya width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.