logo nos primeiros dias de 2017 a dodge garantiu o titulo de lançamento mais aguardado do ano ao anunciar que esta preparando uma versao ultra radical de arrancada para as ruas do challenger o dodge challenger srt demon nao foi preciso dizer nenhum numero tampouco mostrar algum detalhe do esportivo o retorno do nome demon deixou claro que algo grandioso esta por vir o problema e que a dodge levou o atual metodo de lançamento de carros a um outro nivel divulgando informaçoes em doses homeopaticas ao longo de 14 semanas — as 14 semanas que separam a data que o carro foi anunciado pela primeira vez do dia 12 de abril quando ele sera revelado no salao de nova york enquanto o dia 12 nao chega decidimos juntar tudo o que sabemos sobre o dodge challenger demon em um so post para facilitar sua busca por informaçoes sobre o monstro e tambem para concentrarmos a discussao nos comentarios deste post vamos la ele estara em velozes e furiosos [youtube id= hdznmrp7ahu width= 620 height= 350 ] em dezembro de 2016 antes do anuncio do demon a universal pictures lançou alguns teasers do novo velozes e furiosos 8 oficialmente chamado the fate of the furious nestes videos vimos alguns dodge challenger com para lamas salientes rodas enormes e pneus borrachudos como se trata de um filme com carros customizados eles pareciam apenas uma versao mais agressiva feita somente para as telas como o challenger luxz que aparece neste video mas nao era o caso em um video de vin diesel discursando para a equipe do filme divulgado em janeiro os carros foram exibidos sem querer os logotipos nas laterais deixavam claro que aquele se tratava do novo demon alem disso a estreia do filme acontecera dois dias depois da estreia do carro nao e coincidencia ele sera quase 100 kg mais leve que o hellcat a dodge ja deixou claro que pretende transformar o demon em um supercarro de arrancadas um icone tipicamente americano para isso ele passara pela mesma dieta que qualquer carro de pista precisa adotar para ficar mais leve a reduçao de peso inclui a adoçao de rodas de liga super leve barras estabilizadoras de aluminio mangas de eixo e braços de suspensao de liga leve remoçao do banco traseiro e do banco do passageiro adoçao de ligas de aço de alta resistencia no habitaculo prisioneiros de roda de material leve titanio pinças de freio de liga leve e barra estrutural do painel de instrumentos feita de aluminio ele tambem nao tera ajustes eletricos no banco do motorista nem nos retrovisores e muito menos ar condicionado este ultimo sera um opcional sem custo assim como o banco do passageiro [youtube id= a6hjhfuqibo width= 620 height= 350 ] reduza a velocidade do video e acompanhe os componentes destacados com isso ele sera mais de 90 kg mais leve que o hellcat que pesa colossais 2 030 kg ainda nao ha detalhes de quanto cada pedaço arrancado do challenger ajudou a reduzir seu peso mas sabemos que as rodas de liga super leve de 18×11 polegadas sao 7 2 kg mais leves; o ajuste da coluna de direçao deixou de ser eletrico para eliminar mais 1 8 kg; a remoçao de boa parte do isolamento acustico eliminou mais 8 1 kg; e a remoçao do revestimento do porta malas e do estepe eliminou mais 9 1 kg os bancos eliminam mais 51 kg ele tera visual proprio nao e muito facil distinguir os challengers se voce nao e iniciado no universo mopar alem das versoes do challenger ainda ha os pacotes opcionais que modificam o visual de cada uma destas versoes deixando as muito parecidas ou ate identicas dependendo do pacote escolhido o demon contudo tera um visual proprio ele sera diferenciado a primeira vista por seus para lamas salientes que alargaram o carro em quase 10 cm alem disso o scoop unico no capo o air grabber sobre o qual vamos falar mais adiante e as enormes rodas de 18x11 polegadas tambem serao exclusivas do modelo a dodge quer que todos tenham certeza de que estao diante do demonio quando esse carro chegar na drag strip ele tera uma caixa com equipamentos de arrancada para se tornar um verdadeiro rei das retas de arrancada a dodge decidiu entregar o demon com uma caixa de equipamentos proprios para a pista a caixa inclui ferramentas da marca snap on com a marca demon — um jacare hidraulico uma parafusadeira de impacto a bateria um torquimetro e um calibrador — uma capa de proteçao para o para lamas para voce nao riscar o carro enquanto trabalha no motor e tambem uma bolsa de ferramentas tambem havera um par de rodas dianteiras mais estreitas que as originais do carro como sabemos carros de arrancada usam pneus mais estreitos na dianteira para nao gerar arrasto entao a ideia aqui e que voce as instale quando chegar na drag strip transformando as rodas originais com pneus 315 em um par reserva para a traseira no seu dia de arrancadas a dodge tambem falou em um certo track system que sera uma ecu auxiliar para o motor com mapeamento especifico para uso em pista e que permitira o uso de combustivel de competiçao com octanagem superior a 100 sim ele podera usar gasolina de competiçao [youtube id= dm_w3zyymm8 width= 620 height= 350 ] no brasil carros de arrancada normalmente usam etanol como combustivel o motivo e simples a octanagem equivalente do combustivel vegetal e superior a das gasolinas mais avançadas o que significa que voce pode usar taxas de compressao mais elevadas — e por isso que motores a etanol produzem mais potencia que motores similares a gasolina nos eua existe o chamado racing fuel que e uma gasolina de alta octanagem geralmente superior a 100 que resiste a taxas de compressao elevadas e mapeamentos de igniçao agressivos sem detonar normalmente carros de passeio nao tem mapas ou taxas de compressao estaticas para essa gasolina porque afinal nao faz sentido usar combustivel de competiçao para ficar parado no transito mas a proposta do demon e diferente ele pretende ser um carro que pode ficar parado no transito a caminho da drag strip onde ele ira competir no fim de semana entao a dodge encontrou uma forma de faze lo rodar com gasolina de competiçao para isso ele usara uma ecu auxiliar que sera entregue junto com a caixa de maldades para a drag strip voce a instala e ativa o modo de alta octanagem por meio de um botao no painel o mapeamento so pode ser ativado se os sensores de detonaçao detectarem que o motor foi abastecido com gasolina de competiçao caso contrario nada feito uma vez ativado ele so sera desativado quando o motor for desligado logicamente um sistema desses nao depende apenas de um remap por isso o demon usara duas bombas de combustivel valvulas injetoras de maior vazao e flauta de combustivel de alta pressao hiperventilaçao normalmente pensamos muito no combustivel quando se fala em performance movida a combustao e acabamos esquecendo a outra parte da queima tao importante quanto a gasolina o mestre aurelio lampredi dizia que motores nao bebem eles respiram sim a produçao de potencia precisa de combustao que por sua vez precisa de combustivel e comburente mais ar mais combustivel mais centelha resulta em mais potencia [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 137059 137058 ] por isso o demon tera um compressor maior que aquele usado por seu irmao felino bestial que precisara ser alimentado por uma massa de ar muito maior felizmente o ar esta em todo lugar abaixo da linha karman basta encontrar meios de captura lo em abundancia o que a dodge fez foi adotar nao um mas dois air catchers — aqueles dutos de admissao na parte central do farol mais interno do challenger — que alimentam um par de coletores de ar frio cai so isso ja dobraria a capacidade de admissao do demon em relaçao ao hellcat que tem so um ar catcher e um cai mas a dodge foi alem e complementou a captura de ar com um scoop no capo batizado air grabber em referencia ao scoop dos dodge e plymouth dos anos 1960 e 1970 esse scoop tem tres divisoes internas sendo um par de dutos que tambem direcionam o fluxo de ar para os cai e uma seçao centralizada que ajuda a arrefecer o cofre do motor — afinal um dos efeitos colaterais da produçao de quantidades copiosas de potencia e a produçao de calor essa seçao central devera ter uma persiana eletrica interna que se abrira ou fechara de acordo com a necessidade de arrefecimento/otimizaçao do fluxo aerodinamico — exatamente como o air grabber dos anos 1960 70 por ultimo ele tera os mesmos para choques dianteiros do hellcat o que significa que ele ainda tera tres tomadas de ar que irao ajudar a arrefecer freios e direcionar o fluxo de ar para o radiador do motor e os dois radiadores do sistema de intercooler/aftercooler mas e a potencia bem sabemos que ele tera mais potencia devido as modificaçoes no sistema de admissao tambem nos parece evidente que ele tera um compressor de maior volume cravado no v do motor hemi mas ate agora nao ha a menor pista sobre qual sera a potencia maxima do demon a estimativa mais plausivel — e o numero mais recorrente nos enigmas da dodge — e 757 hp ou 767 cv mas nao sera so isso serial 0757 seria 757 hp o dodge demon tera tres niveis de potencia diferentes que variam de acordo com o modo de conduçao selecionado a dodge deixou isso claro ao apresentar seu performance pages o sistema de registro de dados de desempenho para o demon ele tera tres modos de conduçao — drag custom e auto — e em cada um deles a potencia exibida varia xxx no primeiro xyz no segundo e yyy no terceiro e possivel que 757 cv seja a potencia no virabrequim bhp no modo mais comportado auto o modo drag permitira usar o mapeamento mais hardcore para produzir um caminhao de potencia com a gasolina de alta octanagem alias o video tambem mostra que os modos irao atuar sobre os amortecedores adaptativos sobre o diferencial blocante eletronico e nos tempos de troca da transmissao o torque pode ter sido revelado em um teaser que mostrava uma marca diferente nos pneus 815/40 r18 815 lb ft sao 112 4 mgkf sera esse o torque maximo no modo drag pode ser ainda que p815 seja power 815 — 815 hp/826 cv e o 757 seja o torque maximo do carro — 757 lb ft ou 104 4 mkgf ele tera ar condicionado para o motor [youtube id= acdrohvsueo width= 620 height= 350 ] motores grandes produzem muito calor motores sobrealimentados produzem ainda mais calor motores acelerando em arrancadas esquentam ainda mais agora imagine tudo isso acontecendo de uma vez so e voce logo chegara a conclusao de que o demon precisaria gastar boa parte do seu tempo em pista para arrefecer o motor antes de mais uma puxada brutal a dodge tambem percebeu isso e e por isso que ele tera o sistema air grabber que abrira uma persiana na tomada de ar central do capo e ajudara na admissao de ar fresco para o cofre mas isso ainda demandaria muito tempo entao a dodge decidiu usar algo mais rapido o ar condicionado do carro para resfriar a temperatura do ar admitido a ate 7 2º c permitindo nao apenas um ganho expressivo de potencia para a arrancada como tambem o resfriamento rapido do motor e compressor possibilitando arrancadas consecutivas sem perda de desempenho ele tera reserva de torque e trans brake [youtube id= 7hb3plfhyfu width= 620 height= 350 ] normalmente quando voce acelera um motor supercharged em ponto morto ou com o carro parado parte da pressao produzida pelo compressor e aliviada pela valvula bypass mas como o demon e um carro de arrancada ele precisa do maximo de torque possivel nos primeiros instantes de aceleraçao por isso a dodge desenvolveu uma programaçao que permite que o compressor do motor atinja uma pressao maior de trabalho antes da arrancada assim quando o carro inicia sua arrancada a pressao de trabalho estara mais elevada resultando em mais potencia e torque logo no inicio da faixa de rotaçoes e atingindo a pressao maxima em menos tempo o sistema funcionara em conjunto com o freio de transmissao trans brake um sistema usado em carros de arrancada para permitir que o motorista gire o motor a rotaçao ideal com o cambio engrenado sem a necessidade de frear o carro o demon sera o primeiro carro produzido em serie a ser equipado com um trans brake de fabrica [youtube id= ostlj_fvir4 width= 620 height= 350 ] o piloto/motorista posiciona o cambio em drive e ativa o sistema mantendo uma das borboletas do volante pressionadas em seguida ele pode segurar a aceleraçao a ate 2 350 rpm sem se preocupar em pisar no freio ou com a possibilidade de o carro começar a andar lentamente na hora da largada basta soltar a borboleta para desativar o trans brake segundo a dodge com o trans brake ativado no momento da arrancada o motor tem 105% mais pressao do compressor e 120% mais torque em relaçao a largada com o freio pressionado o sistema faz parte da suite de assistencias de arrancada que a dodge deu ao demon line lock controle de largada e trans brake o primeiro e um sistema desenvolvido para as pistas de arrancada o line lock freia somente as rodas dianteiras para facilitar os burnouts de aquecimento dos pneus o controle de largada todos nos conhecemos ele controla a traçao e a aceleraçao do motor de modo a aproveitar ao maximo torque potencia e traçao sua transmissao precisou ser reforçada o carda do demon ira aumentar a capacidade de transmissao de torque em 15% usando aço de alta resistencia tubo 20% mais espesso e tratamento termico nas pontas do carda a carcaça do diferencial tambem foi reforçada para permitir melhor transmissao de torque usando aluminio a383 com tratamento termico e engrenagens de aço de alta resistencia depois as semi arvores ou semi eixos como sao chamados popularmente usam ponta de 41 estrias e aumentam a capacidade de transmissao de torque em 20% atraves do uso de ligas de aço de alta resistencia alem disso para eliminar um dos grandes inimigos da traçao numa arrancada o wheel hop uma trepidaçao vertical das rodas que faz com que elas percam o contato com o solo momentaneamente a srt desenvolveu uma programaçao para o controle de traçao que reduz o torque do motor momentaneamente ao detectar a possibilidade de destracionamento ele tera suspensao de pista e amortecedores ajustaveis o demon usara amortecedores adaptativos da bilstein molas com menos carga nas quatro rodas e barras estabilizadoras menos rigidas nos dois eixos soa estranho e que para conseguir a maxima aderencia na drag strip a suspensao precisa ter pouca carga na distensao dos amortecedores dianteiros e pouca carga na compressao dos amortecedores traseiros com isso a transferencia de peso para a traseira sera maior proporcionando mais aderencia para a arrancada normalmente esse tipo de ajuste compromete a estabilidade lateral do carro — ele fica sem muita precisao para apontar nas mudanças de direçoes/entradas de curvas e por isso que embora nao tenha dito explicitamente a dodge certamente desenvolveu um modo de arrancada que ao ser ativado modifica os parametros dos amortecedores adaptativos para as especificaçoes ideais para a drag strip segundo a dodge o demon tera molas com 35% menos carga na dianteira e 28% menos carga na traseira a barra estabilizadora dianteira e 75% menos rigida e oca enquanto a traseira e solida e 44% menos rigida que as originais do hellcat os dilemas da dodge ainda ha muita coisa nao respondida pela dodge mas a fabricante decidiu deixar uma serie de dilemas no final de cada teaser nao conseguimos desvendar nenhum deles pois ainda nao temos um matematico na equipe do site nem um rain man para fazer todas as associaçoes numericas possiveis em um curto espaço de tempo o primeiro dilema esta na placa do carro no video que revelou os pneus de arrancada #2576@35 o que isso significa lembre se que o @ significa at em ingles nesse caso 2576 alguma coisa a 35 alguma coisa depois tivemos dois dilemas de uma vez so uma equaçao na pista do video sobre a suspensao especial que diz 13 5=575@500 e outra serie de formulas divulgada no release de imprensa do mesmo video software rear = f/f and front = f/s f/f f/s maintained @ wide open throttle wot f/f f/f < wot traction control disabled/esc maintained result 13 5=575@500 depois a marca lançou um teaser so para mostrar mais um dilema sem nenhuma revelaçao sobre o carro 3 9+221=405 que matematica e essa dodge uma semana mais tarde no video do trans brake veio mais uma charada de placa 8 3+317=534 wtf ao anunciar o sistema de arrefecimento rapido o teaser mostra um numero quase indecifravel na tabela de tempo da drag strip as telas do performance pages tambem parecem esconder alguma mensagem nos numeros do relogio e da temperatura alem dos dados de desempenho [gallery columns= 4 link= file ids= 143240 143241 143242 143244 ]
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