de vez em quando a gente gosta de parecer sofisticado nao e dizer que gostamos de esportivos europeus de comportamento dinamico refinado potencia na medida certa equilibrados em alta velocidade elegantes bons de guiar e de olhar assistimos a comparativos analisamos tempos no cronometro e participamos de longas discussoes tecnicas na internet tudo para provar que gostamos de carros bons no sentido mais puro da palavra so que hoje nos nao vamos falar de sofisticaçao nao estamos aqui para falar de um belissimo supercarro italiano cheio de curvas dono de uma herança nas pistas que vem dos primordios do automobilismo viemos aqui hoje para falar do dodge viper que ao lado do corvette representa o jeito americano de fazer superesportivos estupido ignorante agressivo e matador [youtube id= k f_ausp62s width= 620 height= 350 ] lee iacocca apresenta o dodge viper no salao de detroit de 1989 nada menos do que se espera de um carro que alem de ter um v10 de mais de oito litros debaixo do capo passou boa parte de sua vida fiel ao modo mais puro de se dirigir uma conexao direta de homem e maquina sem qualquer traço de interferencias eletronicas e esta e sua historia o dodge viper nasceu em 1989 com ele a chrysler tinha um objetivo bem definido mostrar que ainda era capaz de fazer um superesportivo veloz e ultrajante que fosse capaz de conquistar o publico e dar trabalho a concorrencia — um halo car agora quando dizemos que o viper nasceu em 1989 nos referimos a estreia publica do primeiro conceito do viper — no salao de detroit naquele ano obviamente o motor v10 debaixo do capo era seu grande atrativo mas definitivamente nao era o unico as linhas sinuosas com capo longo uma a enorme grade com uma cruz no meio formava um sorriso malefico com o desenho dos farois era um roadster com um para brisa que estava mais para defletor traseira curta e pneus largos receita antiga herdada de sua grande inspiraçao o shelby cobra as belas formas do viper e seu motor v10 simplesmente hipnotizaram os presentes no salao nao demorou para que o viper se tornasse o carro mais falado do evento e a boa recepçao do publico logo deu lugar a duvida sera mesmo que a chrysler teria colhoes para produzi lo o que ninguem sabia era que sua chegada as ruas ja era mais do que certa o objetivo que citamos ha dois paragrafos era a razao de existir do viper como produto como automovel seu objetivo era superar o shelby cobra em velocidade e selvageria — da maneira mais respeitosa possivel ou voce quer sinal de respeito maior do que assumir de cara limpa a inspiraçao no icone de uma de suas maiores rivais no entanto respeitar nao significa recuar e logo de cara a chrysler sacou que uma bela maneira de começar era dar dois cilindros extras a receita a chrysler procurou reduzir custos em todas as partes do dodge viper com exceçao de uma o motor e e nosso dever observar que apesar de ser americana ate a medula a vibora tem um toque italiano o bloco do motor feito de aluminio foi desenvolvido pela lamborghini — que como detalhamos na historia do diablo pertencia a chrysler desde 1987 os executivos da gigante americana contavam com a experiencia dos italianos em desenvolver motores de grande deslocamento e alto desempenho para ter certeza de que o viper seria estupidamente rapido o ponto de partida no entanto era americano o classico v8 da familia la com comando no bloco cuja origem de 1964 o chrysler la equipou dezenas de modelos de todas as marcas do grupo chrysler — muscle cars furgoes picapes e suvs ao longo das decadas o v8 la foi aperfeiçoado dezenas de vezes e seu projeto deu origem em 1992 a familia de motores magnum variando entre um v6 de 3 9 litros um v8 de 5 2 litros e um v8 de 5 9 litros os motores magnum foram criados para os utilitarios do grupo chrysler como a dodge ram e jeep cherokee ai entao foi um caso classico de uma coisa leva a outra nao ha certeza sobre a ordem dos fatos mas sabe se que a chrysler aproveitou para desenvolver um motor v10 adicionando dois cilindros ao magnum 5 9 a lamborghini ficou encarregada de transformar um motor de caminhonete no coraçao de um superesportivo e começou por trocar o ferro fundido pelo aluminio pois uma das prioridades era manter o peso o mais baixo possivel os italianos desenvolveram tambem um coletor de admissao mais baixo e de melhor fluxo pistoes mais leves cabeçotes retrabalhados e modificaçoes no comando de valvulas e no virabrequim o resultado foi um motor de oito litros capaz de entregar 405 cv a 4 600 rpm e 63 9 mkgf de torque a 3 600 rpm o cambio obviamente era manual de seis marchas estam eram bastante espaçadas entre si a fim de conter ao menos um pouco o consumo de combustivel paralelamente ao desenvolvimento do motor do viper a chrysler tambem desenvolveu uma versao mais simples para a dodge ram 2500/3500 capaz de entregar 300 cv o motor da picape tinha bloco de ferro fundido e pesava quase 400 kg para se ter uma ideia so o bloco de aluminio usado no viper reduziu seu peso em quase 70 kg no total o motor do viper pesava 323 kg o capo longo envolvia toda a dianteira incluindo os arcos de roda era feito em uma unica chapa de composito e nao era mero elemento de estilo o viper tinha estas proporçoes para que o motor ficasse quase totalmente atras do eixo dianteiro a fim de contribuir para uma melhor distribuiçao de massas e consequentemente melhor comportamento dinamico para isto tambem contribuia a construçao geral do carro o viper original usava um chassi do tipo espinha dorsal com subchassis na dianteira e na traseira na epoca a chrysler dizia que a estrutura do viper era a mais rigida do planeta suspensao dianteira e traseira usavam braços triangulares assimetricos molas superleves feitas de liga de aço e amortecedores pressurizados a gas as rodas de 17 polegadas calçavam pneus michelin pilot sport de medidas 275/40 na dianteira e gigantescos 335/35 na traseira atras delas freios com discos ventilados de 13 polegadas davam conta de parar a besta sem abs recurso que so apareceu em 2001 o resultado era um carro nao apenas capaz de acelerar ate os 100 km/h apenas 4 5 segundos com maxima de 290 km/h mas tambem de cumprir o 0 100 0 em menos de 15 segundos — este um dos objetivos traçados desde o inicio [youtube id= tmp_o9 0i_g width= 620 height= 350 ] dirigir o viper era uma experiencia absurdamente purista e nao apenas pela receita mecanica old school — incluindo uma caixa de direçao com relaçao bastante direta — mas tambem pelo desenho do interior o painel quase minimalista era adornado por um volante de tres raios e trazia um cluster de instrumentos com dois elementos circulares principais e outros cinco relogios auxiliares um no cluster quatro no console central havia tres saidas de ar retangulares e abaixo delas os controles do sistema de refrigeraçao e principais comandos do carro nada de telas desnecessarias ate porque nao estavam presentes sistemas eletronicos como controle de estabilidade ou traçao a ergonomia era excelente e a visibilidade era surpreendentemente boa a aceleraçao era selvagem e a traseira fazia questao de se jogar para fora nas curvas dirigir o viper era um exercicio de controle e maturidade era muito dificil nao se deixar levar propositalmente ou nao pela natureza selvagem da vibora — caracteristica que o esportivo manteve com louvor ao longo destes mais de 25 anos de historia e nao estamos falando apenas dos elogios da imprensa — como na road & track que em 1992 levou o proprio carroll shelby para uma volta perguntou para ele o que achava do viper e recebeu apenas um sorriso como resposta o publico tambem ficou em extase com o desempenho daquele novo supercarro com receita antiga — e ao lado de caras como o diablo a ferrari f40 e o mclaren f1 fizeram dele um verdadeiro icone na parede do quarto da molecada confira a segunda parte deste post aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.