ferdinand alexander butzi porsche era o filho mais velho de ferry porsche e portanto herdeiro direto e claro da cadeira maxima da empresa familiar teria sido o sucessor de seu pai mas algumas coisas conspiraram para isto nao acontecer a primeira e a briga da terceira geraçao pelo poder na fabrica dividida nas duas facçoes de piechs e porsches louise porsche a irma de ferry se casara com o advogado anton piech e portanto seus filhos nao carregavam o nome escrito na fachada do predio mesmo assim eram tao herdeiros da empresa como os porsche e ferdinand piech primo de butzi e seu principal adversario nao ia deixar esta sucessao ocorrer assim tao facilmente o outro motivo e sua inclinaçao e formaçao butzi porsche era um desenhista industrial a porsche naquele ponto era uma empresa de engenheiros e o desenho dos carros era ditado por eles principalmente erwin komenda o desenhista do 356 com butzi acaba por aparecer um departamento de estilo na porsche em 1962 aos 28 anos era o chefe dele jovem e numa profissao desprezada pela empresa entao butzi teve que fazer de tudo para se mostrar importante mas ja começou em desvantagem o artista entre tecnicos serios butzi desenharia apenas dois carros inteiros em sua vida profissional em 1972 quando a familia decide deixar a administraçao da empresa a profissionais sai para abrir sua propria empresa de design industrial que faz de tudo de oculos e jaquetas a aparelhos de som mas nunca mais desenha um carro os dois carros que desenhou o mais importante e sem duvida nenhuma o 911 hoje e um carro imortal a empresa a quase 60 anos reinterpretando o desenho de todas as formas possiveis e imaginaveis para seus carros nao existe desenho mais iconico na historia do automovel e ate hoje um dos 911 originais nos faz ficar pasmos com sua pureza de linhas e simplesmente sua beleza classica [caption id= attachment_302393 align= aligncenter width= 1236 ] butzi e o 911 original[/caption] mas quando perguntado qual era o seu porsche preferido butzi nao titubeava o 904 e meu favorito o fiz sozinho e nao houve brigas discussoes nem ninguem pedindo que ficasse mais classico ou mais moderno o tempo era curto entao desenhei ele sem nenhuma influencia externa o desenho final precisava ser executado tao rapido que nada mudou da prancheta a produçao disse butzi a karl ludvigsen quando o desenhista do 911 diz que sua maior criaçao e outra a gente tem que prestar atençao mas o 904 e mais que apenas uma carroceria belissima e tambem um ponto de inflexao na historia da porsche o elo perdido que liga os simpaticos carros esporte baseados em vw que fizeram seu nome ao poderoso 917 a vitoria em le mans e a porsche moderna o 904 gerou o carrera 6 906 e dali em diante seguiu num crescendo de 907 908 910 e em menos de uma decada chegariamos ao 917 [caption id= attachment_302376 align= aligncenter width= 1189 ] ainda um porsche mas que olha para o futuro [/caption] o 904 e tambem ultimo porsche desenhado realmente para uso misto pista/ruas depois dele o carrera 6 de ferdinand piech seria um carro de corrida puro conforme definido pela categoria gt da fia e mais nada o fim de uma era onde as fronteiras da pista e da rua eram quase inexistentes como se nao bastasse e talvez o unico carro de dois litros que teve nada menos que tres motores diferentes de mesma cilindrada quatro seis e oito cilindros para muita gente ainda e o mais interessante dos porsche um carro a antiga mas tambem um com desempenho que ate hoje abre os olhos mesmo de gente acostumada a velocidade facil do carro moderno um carro definitivamente que vale a pena ser lembrado um novo carro esporte nos anos 1950 os pilotos amadores profissionais e semiprofissionais das corridas de carros esporte ate 1 500 cm³ tinham poucas opçoes alem de preparar carros de rua como os mg ou fiat ou criar carros de corrida eles mesmos usando motores diversos como nem os ‘special’ nem os carros de rua preparados eram profissionais em execuçao a vida desse povo nao era facil muita quebra muito problema a resolver muito dinheiro indo pelo ralo ai aparece a porsche com o 550 spyder em 1956 era um carro de corrida dedicado podia ser usado nas ruas claro mas era focado em pista com motor boxer central traseiro suspensoes independentes o motor era mais forte que qualquer 1500 preparado de entao ja de fabrica o bravissimo porsche quatro comandos dohc e girador com 100 cv/litro em regime de competiçao qualquer um podia ir a porsche e pedir um e sair competindo de igual para igual com qualquer um na categoria era confiavel bem feito duravel e extremamente veloz nao era barato a porsche aproveitando para fazer um bom dinheiro com ele mas comparado a motores explodindo regularmente em pista valia a pena foi um sucesso imenso ate gente como o ator james dean comprou um para levar mais a serio seu hobby de competir no caso dele com resultados fatais mas nao nas pistas indo para uma corrida colide seu spyder com um ford numa estrada perto de cholame na california e vem a falecer mas a concorrencia nunca fica parada e quando os anos 1960 chegam a abarth e a maior deles mesmo o advento de uma evoluçao dos spyder o 718 nada fica competitivo para sempre na europa os simca abarth e fiat abarth começam a abocanhar todas as corridas das categorias onde a porsche dominava e a alfa romeo preparava o tz um verdadeiro ferrari gto em miniatura com a mecanica das giulia dohc em 1962 ferry porsche autoriza o projeto de um novo carro para substituir os velhos spyder a cargo de hans tomala seria um carro completamente novo usando o novo motor de seis cilindros 2 0 e cambio de cinco marchas do novo 911 a ser lançado praticamente em conjunto mas ao contrario do 911 teria motor central traseiro claro seriam feitos apenas 100 exemplares o minimo requerido pela fia para homologaçao um entre eixos de 2300mm e definido e a area frontal devia ser a minima possivel; os pneus seriam novos radiais dunlop sp na medida 165 hr 15; estes foram os unicos parametros a serem seguidos por butzi porsche para chegar no seu sensacional desenho nem tunel de vento entrou na equaçao nao havia tempo liberdade realmente faz milagres; o 904 ainda e um dos carros mais belos da historia e mesmo sem tunel de vento quando muito tempo depois foi testado o 904 retornou um cx de 0 33 excelente mas um parametro que devia respeitar e claro se olhando o carro a carroceria seria no novo material preferido em competiçoes resina poliester reforçada com fibra de vidro para isso as principais peças da carroceria seriam moldadas em uma so peça e portanto para serem desmoldadas sem necessidade de postiços e outros subterfugios uma linha reta percorre toda a lateral do carro no seu ponto mais largo [caption id= attachment_302390 align= aligncenter width= 1096 ] o chassi do 904 escada tradicional[/caption] hans tomala concebeu o carro como um tradicional chassi escada de aço mas reforçado pela carroceria de fibra que era colada ao chassi e fomava um rigido e leve conjunto muito parecido com o que faria chapman depois com seus chassi duplo y a carroceria era fabricada por um conhecido fornecedor de material aeroespacial a heinkel flugzeugbau o material era uma resina da basf chamada palatal e a carroceria completa entregue na porsche pesava 82 kg [caption id= attachment_302394 align= aligncenter width= 1308 ] suspensao dianteira[/caption] o projeto do chassi começa como sempre pelo entre eixos e rodas; estas eram as mesmas do 356c e dele vinham tambem os freios do 904 discos dianteiros e tambores traseiros inicialmente na frente do chassi a frente das rodas ia a caixa de direçao zf de pinhao e cremalheira com 2 1 voltas de batente a batente a suspensao dianteira era via duplo a sobreposto com coilovers a suspensao traseira era tambem independente multi link com dois braços laterais em angulo e um a invertido superior o chassi em si era simples com longarinas estampadas e perfil fechado em caixa [caption id= attachment_302396 align= aligncenter width= 1142 ] suspensao traseira [/caption] o numero 904 e na verdade o numero de projeto; o carro nunca foi chamado assim oficialmente a bagunça do lançamento do 911 como 901 que causou reclamaçao da peugeot por ela ter primazia do zero no meio criou um precedente que nao seria repetido era o porsche carrera gts [caption id= attachment_302391 align= aligncenter width= 1191 ] cambio do 911[/caption] a ideia inicial de se usar o seis cilindros contraposto do 911 porem se tornava cada vez menos provavel o motor de corrida derivado do 911 de rua ainda nao estava pronto entao tomala decide usar o tradicional e provado quatro comandos o quatro cilindros contraposto refrigerado a ar do spyder aqui em sua versao mais desenvolvida o motor tipo 587 de dois litros mas aos 155 hp a 6 600 rpm era claro que mais potencia era necessaria uma missao para hans mezger o 904 quatro cilindros a vasta maioria dos aproximadamente 120 porsche 904 produzidos eram da versao de quatro cilindros o motor desenvolvido por mezger se chamou tipo 587/3 e tornou o carro altamente competitivo apesar do espaço sobrando no cofre projetado para motores maiores para conseguir mais potencia o diametro das valvulas duas por cilindro aumentou 1mm na admissao e 2mm no escape para um total de 49 e 43 mm respectivamente um comando especifico de longa duraçao foi desenvolvido pare esta nova versao bem como novos pistoes forjados com geometria alterada em seu topo a carburaçao era via dois weber 46 idm trocada depois dos primeiros 25 carros para solex 44pii [caption id= attachment_302397 align= aligncenter width= 1140 ] o motor 4 cilindros 4 comandos [/caption] o ultimo dos motores de corrida de 4 cilindros da porsche foi produzido numa batelada so de 100 unidades era reforçado de varias formas para mais durabilidade bielas forjadas parafusos maiores de cabeçote cilindros especiais de aluminio media 92 x 74 mm para um total de 1 966 cm³ e com escape aberto de competiçao era oficialmente declarado como tendo 180 cv a 7 200 rpm e 20 kgfm a 5 000 rpm em configuraçao de rua com escapamento completo eram 155 hp e 17 kgfm o motor sozinho pesava apenas 138 kg [caption id= attachment_302389 align= aligncenter width= 999 ] as curvas divulgadas pela porsche para o 904 de 4 cilindros [/caption] os freios do 356 se mostraram insuficientes e logo sao trocados por um esquema de quatro discos maiores na frente o carro pesava apenas 612kg em ordem de marcha o que sem duvida nenhuma lhe dava um desempenho impressionante a revista road and track testou o carro a 241 km/h de final 6 4 segundos no 0 96km/h e quatro de milha em 14 5 segundos a 165 km/h a car & driver conseguiu numeros melhores ainda 5 3 segundos no 0 96 km/h numeros ainda hoje impressionantes para um carro de dois litros aspirado a volta no nurburgring era feita em 9 min 50 segundos em 1966 eventualmente a potencia do antigo quatro cilindros chega a 190 cv usando valvulas de 50 e 44 mm admissao/escape respectivamente e o motor mais comum no carro o mais conhecido mas certamente nao e o mais interessante mais dois motores seriam usados nos 904 e um deles e positivamente exotico um motor de formula 1 um oito cilindros de f1 no 904 o motor de oito cilindros contrapostos refrigerado a ar desenvolvido pela porsche para a formula 1 no inicio dos anos 1960 e talvez um de seus motores mais exoticos virabrequim desmontavel hirth com rolamentos de esferas nos mancais uso extensivo de magnesio compacto preparado para girar acima de 10 000 rpm com ventilador de refrigeraçao acionado diretamente por um eixo era um motor que demorava uma semana inteira para ser montado os materiais exoticos e a dificuldade de montagem e ajuste o tornaram provavelmente um dos motores mais caros ja concebidos na historia [caption id= attachment_302392 align= aligncenter width= 999 ] oito contraposto um motor de formula 1[/caption] em 1964 ferry porsche resolve que iria montar alguns 904 com este motor seis carros seriam feitos desta forma com uma versao de dois litros do oito contraposto que originalmente deslocava 1 5 litros para participar da f1 com curso de apenas 54 6 mm e diametro de 76 mm dava exatamente 1 982 cm³ no 904 era um motor de duplo comando de valvulas no cabeçote mas ainda somente duas valvulas por cilindro de diametro 37 e 34 mm admissao e escape respectivamente grandes para o tamanho do cilindro extremamente compacto para um oito cilindros media apenas 600 mm de comprimento comparado com 460 mm no quatro cilindros o motor pesava 154 kg apenas e o carro inteiro com ele 707 kg montado no 904/8 este exotico motor ainda dois litros aspirado lembre dava 225 cv a 9 000 rpm em regulagem para provas de alta duraçao como le mans e ate 240 cv para provas curtas em le mans um desses 904 foi cronometrado a 282 km/h este carro estava na oitava posiçao na hora oito mas seu motor de oito cilindros falhou e nao terminou a prova e mole o 904 como planejado seis cilindros dez carros foram feitos com o motor planejado originalmente a versao de competiçao do hoje conhecido seis cilindros contraposto refrigerado a ar do 911 assim que ficaram prontos era um motor sohc portanto que operava valvulas opostas em angulo como um dohc mas por meio de balancins medindo 80 x 66 mm dava 1991 cm3 de novo um dois litros fazendo o 904 provavelmente o carro com mais variaçoes de cilindros no motor mantida a cilindrada instalado no 904/6 o motor tinha dois carburadores solex triplos de 44 mm e escape tipo megafone um para cada lado do motor dando um barulho ensurdecedor e estridente tinha tambem duas velas por cilindro cuja faisca era produzida por dois distribuidores em v dava 180hp a 7 200 rpm e 20 kgfm a 5 000 rpm o carro pesava agora 673 kg com ele qual a vantagem deste motor frente aos outros uma das vantagens e clara era o mais barato dos 904 com um motor feito em serie sem componentes exoticos demais tambem era um carro mais tratavel com uma gorda faixa de toque desde baixas rotaçoes os especialistas dizem ser o mais agradavel para guiar deles no mundo real e nao e a toa que a maioria das replicas do 904 que existem usam motores de 911 diversos coda depois do 904 os carros de corrida da porsche seriam desenhados por ferdinand piech no tunel de vento pela funçao seriam desenhados tambem sem nenhuma concessao para uso em ruas teriam que ser levados a pista em caminhoes acabava o tal do uso misto nas competiçoes serias a partir de ali butzi porsche nunca mais desenhou outro carro o que olhando para o 904 e o 911 e no minimo um desperdicio de talento num universo paralelo em que piech tomou uns remedinhos para melhorar sua megalomania e se mudou para o caribe com uma supermodelo butzi foi o presidente da porsche a partir de 1975 o sucessor do 911 o porsche 928 teve cara de 904 modernizado e motor de oito cilindros central o 911 nesse mundo e tao antigo como o 356 e so seus fas se lembram dele ja pensou
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