“Rir é o melhor remédio” é uma frase batida, mas muitas vezes é verdadeira. Todo mundo sabe que uma boa dose de gargalhadas pode ser uma maneira muito eficiente de reduzir os efeitos negativos de uma doença — mesmo que seja só fazendo alguém esquecer que está doente por algumas horas.
É exatamente isto que o casal de americanos Eric e Amity Peterson faz com sua coleção de supercarros e esportivos clássicos — de Porsche 930 Turbo a BMW i8. Não é preciso ser um astrofísico para saber que um passeio em um supercarro arranca sorrisos de qualquer pessoa, não é verdade?
A Dream Drives for Kids se define “como uma organização voluntária dedicada a alegrar as vidas de crianças doentes, dando a elas passeios em esportivos exóticos”. A ideia é ajudar estas crianças a enfrentar doenças graves, como câncer, síndromes degenerativas e problemas cardíacos sérios.
Eric Peterson e sua esposa Amity amealharam uma boa fortuna com sua empresa de consultoria financeira em Portland, Oregon, EUA e sempre gostaram de carros exóticos. Só que, em vez de guardá-los em um local climatizado e sair com eles de vez em nunca (como vários ricaços fazem), eles decidiram ajudar pessoas como forma de agradecer à boa vida que têm. Eric é bem direto na hora de explicar como funciona a Dream Drives for Kids:
“Levamos as crianças para um passeio em um Lamborghini ou uma Ferrari por algumas horas. Elas esquecem dos hospitais, esquecem dos médicos e só se preocupam em se divertir”. Simples assim — e fácil também: “É só ligar para nós e dizer ‘temos uma criança doente aqui, podemos dar uma volta com ela?'”, Eric explica.
Na data marcada para o passeio, os pais levam seu filho para a garagem dos Petersons, que mostram todos os carros disponíveis e falam um pouco sobre eles. A criança escolhe seu favorito e Eric as leva para passear por cerca de meia hora. Tudo é registrado em vídeo e fotos, que depois são entregues à família como recordação de um dia de alegria em meio a tempos difíceis.
Os carros dos Peterson certamente formam um time dos sonhos para qualquer entusiasta — há os clássicos, como uma réplica de AC Cobra da Superformance (que também fazem réplicas animais do GT40), um Porsche 912 (versão “de entrada” do 911 clássico, com motor de quatro cilindros) e um 911 930 Turbo 1979; e também máquinas bem mais modernas, como as Ferrari F430 F1 Spider e 599 GTB Fiorano, um Porsche 911 GT3 RS da geração passada, um 911 Turbo S 2015, um McLaren 12C Spyder e, a aquisição mais recente, um BMW i8.
Eric e Amity estão nessa há cerca de seis meses, e o ritmo atual é tranquilo, com um ou dois passeios por mês. Contudo, o casal já está entrando em contato com hospitais de Portland para oferecer seu serviço voluntário e aumentar a frequência para um passeio por semana.
E os planos para um futuro próximo são ainda mais ambiciosos: como muitos donos de supercarros e esportivos exóticos começaram a entrar em contato com eles para ceder seus carros, os dois pretendem ajudá-los a organizar seus próprios passeios e espalhar a ideia do Dream Drives for Kids por todo o país. É o tipo de coisa que restaura um pouco da sua fé na humanidade, não?