Qual é a vantagem de ter um supercarro e não poder acelerá-lo como se deve? Claro, não vamos fingir que quem tem um supercarro nunca dá umas esticadas por aí, mas nada se compara a poder explorar todo o potencial de sua máquina em um ambiente propício. E não precisa nem ser um track day onde você se esforça 100% do tempo para pilotar da forma mais veloz possível — às vezes, só um lugar onde você pode afundar um pouco o pé direito, sem colocar outros motoristas em risco ou tomar uma multa, seria o suficiente.
Existe um evento deste tipo no Japão: é o Supercar Sound Festival, que acontece todos os anos no circuito de Ebisu, no Japão. E, como você deve saber, os japoneses sabem como fazer um bom encontro de entusiastas.
O Supercar Sound Festival é relativamente decente e, como boa parte dos eventos mais tradicionais do Japão, não é muito conhecido fora da região. Também não há muitas informações disponíveis na internet além de uma página no Facebook. Foi assim que ficamos sabendo que se trata de um evento independente, realizado desde 2013 e… não muito mais do que isto.
Também conseguimos notar que, apesar do nome, roncos de supercarros são só uma pequena parte do que rola no SCSF . Eles são quase um pretexto, na verdade — ainda que a maioria dos supercarros (e superesportivos) que comparecem certamente tenham modificações no sistema de escape para dar ênfase a suas vozes mecânicas.
E eles realmente colocam os motores para berrar, claro! O entusiasta e youtuber Alexi, do site Noriyaro.com, foi dar uma olhada no SCSF de perto e mostra um pouco de tudo o que rola no vídeo abaixo. Dá uma olhada só:
Como dá para ver, boa parte do evento acontece na reta principal de Ebisu. Uma fila enorme de visitantes se forma na beira da pista, todos esperando para pegar uma carona em um supercarro. Você pode escolher entre uma bela acelerada na reta ou, se tiver coragem, pode dar uma volta pelo circuito todo com um piloto de dorifuto ao volante.
Alexi fez exatamente isto, e levou sua câmera de mão para nos mostrar como é ver o mundo de lado em uma Ferrari 360 Modena — aquela com motor V8 de 405 cv a 8.700 rpm. E uma rápida busca pelo YouTube revela que o carro é figurinha carimbada em exibições de drift pela Terra do Sol Nascente…
Drift de Ferrari em Tsukuba… quem diria?
Além das arrancadas e exibições de drift, o SCSF também é uma oportunidade para que os fãs de superesportivos tenham contato próximo com eles — o acesso aos “boxes” é livre, e centenas de pessoas aproveitam para tirar fotos e conversar com os donos dos carros. E é bacana ver como os caras gostam de mostrá-los e não se incomodam com a curiosidade das crianças ou a empolgação dos adultos.
Também é legal observar, mais uma vez, como os japoneses apreciam os automóveis de outros países sem esquecer de seus próprios carros. Uma olhada pelo estacionamento revela que, enquanto há Ferrari, Porsche e Lamborghini na pista acompanhados de coisas como Mercedes-AMG, Lotus Elise e até um Fiat 500 Abarth meio perdido por ali, o estacionamento fica abarrotado de veículos do mercado doméstico japonês (o famoso JDM), com toda sua diversidade: de clássicos como o Nissan GT-R “Hachiroku” a vans rebaixadas e cheias de adesivos.
Além disso, nada impede que superesportivos locais, como um Nissan GT-R com body kit da Liberty Walk (dá para ficar mais japonês que isso?) também vão para a pista. E, como uma coisa sempre acaba puxando outra, no fim do dia o asfalto de Ebisu acaba recebendo também alguns dos carros bacanas que estavam no estacionamento e até exibições de manobras com motos.
Como você deve ter percebido, não se trata de um evento tradicional, com raízes históricas, ou de algo absurdamente grandioso — trata-se apenas de um grande encontro de entusiastas que só querem curtir seus carros e que outros curtam com eles. Nem faz tanto sentido ficar falando a respeito, até porque as fotos e os vídeos falam por si.