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Ducati Senna, 30 anos – a história e a evolução

Qualquer que seja sua opinião (ou seu grau de admiração) por Ayrton Senna da Silva, uma coisa é incontestável: ele sabia valorizar a sua imagem. Em suas negociações de contratos, mesmo no início da carreira, sempre soube valorizar o seu passe – e acabou como o pilar dos contratos multimilionários, que nasceram na Fórmula 1 dos anos 80. Foi um dos pilotos com o maior culto à personalidade da história da categoria. E em 1990, quando ele estava disputando o campeonato que lhe renderia o seu segundo título mundial na F1, encomendou à designer Renata Curcio a famosa logomarca inspirada no "S" do Senna de Interlagos. Ele, mais do que ninguém, tinha a ideia exata do poder comercial de seu nome e dos valores que tinha como marca – seja a licenciando, seja como empreendimento seu. E, depois de seu tricampeonato em 1991, ele rapidamente botou em prática uma série de planos, quase todos ao mesmo tempo – possivelmente, já pensando em um plano de aposentadoria a médio prazo. Foi Ayrton S