os carros nunca foram tao potentes velozes e tecnologicamente avançados como hoje em dia mas sempre existira a noçao de que no passado quando eram mais leves e mais simples eles eram ainda melhores mais envolventes e ageis mesmo que nao fossem tao potentes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] quando se fala na sensaçao crua de conduzir um carro rapido com direçao organica e comunicativa o barulho do vento sendo cortado pela carroceria o ronco do motor presente no habitaculo cambio manual e nenhum tipo de assistencia eletronica parece obvio que a velha maxima tudo era melhor antigamente se aplica aos carros mas esta e uma noçao romantizada que hoje beira o estereotipo do que faz um bom driver s car existe uma infinidade de nuances na percepçao do que torna um carro melhor ou pior e a epoca na qual ele foi fabricado e so uma delas ha tambem a configuraçao mecanica em si o tipo de motor usado o equilibrio inerente ao projeto as particularidades de cada versao e tudo isto ainda passa pelo crivo das preferencias de cada entusiasta o bmw m2 e seu contemporaneo bmw m3/m4 podem ser um bom exemplo do que dissemos no paragrafo anterior isto porque quando o m2 foi lançado em outubro de 2015 muito falou se sobre como o serie 2 mais nervoso de todos representava uma volta as raizes para a bmw e de fato ele era um carro potente relativamente leve compacto de traçao traseira e com a oferta de uma transmissao manual de seis marchas movido por um seis em linha biturbo de tres litros de 370 cv aceleramos o baby m em 2016 e o juliano saiu da sessao com a impressao de que o m2 era mais proximo de um sucessor espiritual do iconico porsche 911 turbo 930 reconhecido por sua selvageria e imprevisibilidade em maos inexperientes o bmw m2 foi imediatamente comparado pela imprensa automotiva mundial as geraçoes mais antigas do m3 em especial o adorado e46 por suas dimensoes gerais e pela forma como ele foi acertado era quase como se o m2 preenchesse a lacuna deixada pelo m3 quando ele se tornou um carro maior mais pesado e mais sedado um processo que para boa parte dos fas começou em 2007 quando o m3 e92 trocou o seis em linha naturalmente aspirado por um v8 tambem naturalmente aspirado e ficou mais e corpulento um processo que na verdade e comum a praticamente todo carro esportivo ou nao conforme foi discutido no nosso post lost feeling o bmw m3 e46 e visto por sua legiao de fas como o carro que melhor representa a verdadeira bmw e realmente o bmw m2 e mais parecido com ele do que o atual m3/m4 em diversos aspectos um deles e a relaçao peso potencia com o seis cilindros s52 de 3 2 litros e 343 cv puxando um cupe de 1 550 kg o bmw m3 e46 tem 4 51 kg/cv enquanto o bmw m2 tem 4 31 kg/cv 370 cv para 1 595 kg considerando a versao com cambio de dupla embreagem e sete marchas ainda assim o bmw m2 conta com certas facilidades que o impedem de ser considerado um carro totalmente old school como a propria caixa dct de sete marchas as assistencias eletronicas ou o diferencial eletronico com autoblocante com amplitude total pode ficar 100% aberto ou 100% fechado isto posto como ele se comporta diante de um bmw m3 e46 o pessoal da best motoring international decidiu responder a esta pergunta em 2017 quando o m2 foi lançado no japao keiichi tsuchiya o drift king e max orido seu colega de programa e profissao e dono de um dos toyota supra mais bacanas ja feitos tambem testaram os dois carros mas ha uma pegadinha o m3 e46 escolhido para o embate nao era totalmente stock o palco foi o circuito de nikko no japao um pequeno traçado de 1 035 metros onde frequentemente sao realizados encontros e eventos de drift e como foi o duelo e o que veremos e comentaremos a seguir https //www youtube com/watch v=8lpvufb3nh8 o exemplar do bmw m2 usado pela best motoring no comparativo veio com o cambio de dupla embreagem ja o bmw m3 e46 era um carro preparado pela assist oficina em kyoto no japao que teve seu peso aliviado em cerca de 200 kg com a remoçao da maioria dos acabamentos internos chegando a aproximadamente 1 370 kg o motor teve a ecu original substituida por uma unidade programada pela assist que o tornou capaz de girar a ate 8 000 rpm e recebeu um novo sistema de escape menos restritivo alem de rodas rays volk te37 uma barra de amarraçao no cofre amortecedores ajustaveis e molas eibach na primeira parte do teste tanto o tsuchiya quanto orido deram voltas cronometradas pelo circuito de nikko nao apenas mara marcar os tempos mas tambem para colher suas impressoes em seu primeiro contato com o bmw m2 keiichi elogia o grip do carro que segundo ele transmite segurança e menciona uma pequena dose de subesterço perceptivel porem perdoavel levando em consideraçao o peso do carro com o qual o pessoal da best motoring foi ate generoso ao arredondar para 1 550 kg ja orido ficou claramente mais animado com o bmw m2 em boa parte pelo fato de ele utilizar um motor de seis cilindros em linha cada vez mais raro na industria ambos porem admitiram que as assistencias eletronicas tornam a experiencia um pouco sedada elas entram em açao de forma sutil e dificultam a tarefa de escorregar a traseira max orido tambem elogiou a velocidade do cambio de dupla embreagem e sete marchas que permite reduçoes rapidas e eficazes a qualquer momento quando chegou a vez de testar o bmw m3 e46 keiichi tsuchiya mostrou se claramente mais empolgado com o motor naturalmente aspirado que sobe de giro com muito mais disposiçao porem deixou claro que para ele o acerto do carro nao era o ideal para o layout truncado do circuito de nikko o escalonamento do cambio por exemplo nao favorecia as retomadas nas retas e a suspensao calibrada para grip causava um subesterço indesejado na hora de andar de lado o e46 descolou a traseira mais facilmente mas ainda assim pareceu desajeitado durante a derrapagem por alguma razao porem max orido nao deu suas impressoes sobre o e46 e a diferença nos tempos de volta nas voltas solo o bmw m2 virou 00 42 812 enquanto o m3 e46 fez 00 42 914 pouco mais de 0 1 segundo de vantagem para o m2 mesmo com quase 200 kg a mais e 20 cv de vantagem na corrida a melhor volta do m3 e46 superou o m2 00 41 524 contra 00 41 923 os dois carros ainda foram para a pista ao mesmo tempo mas o m2 estava com os pneus mais frios o que deu vantagem ao e46 logo na largada e impediu keiichi tsuchiya de alcançar max orido embora ao final de tres voltas o bmw m2 tenha conseguido reduzir parte da diferença com isto podemos dizer que os carros ate sao proximos mas no cronometro a diferença entre os dois carros so ficou tao pequena depois que o m3 e46 perdeu peso recebeu uma pequena dose de potencia e teve a suspensao preparada para as pistas o m2 apresentou desempenho semelhante direto da fabrica e com algumas ressalvas em especial pelas assistencias eletronicas e pelo peso se mostrou extremamente envolvente no fim das contas os dois pilotos japoneses sequer mencionaram as questoes filosoficas do comparativo mas se mostraram muito empolgados com a possibilidade de aplicar no m2 o mesmo tratamento dado ao m3 e46 pela assist com isto algo fica claro o bmw m2 deixa evidente a diferença entre um projeto do fim dos anos 1990 e outro desenvolvido duas decadas depois nos aspectos tecnicos o m2 e claramente superior e uma forma de medir esta superioridade e analisar seu tempo de volta comparado ao de um m3 e46 preparado por outro lado a experiencia sensorial do carro preparado e incomparavel mesmo nas tomadas onboard e perceptivel sua pegada consideravelmente mais visceral na aceleraçao e na forma como o e46 ataca as curvas ate porque mesmo stock ele foi um dos ultimos bmw com uma personalidade mais analogica por assim dizer e isto e algo que nao vai mudar nunca
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