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Duto NACA: como eles funcionam? De onde eles vieram?

Duto NACA. Não sabe do que estou falando? A Ferrari F40 tem oito deles. O Lamborghini Countach tem dois. O Shelby GT500 de 1969 tinha três. E, diferentemente dos spoilers e aerofólios, você nunca verá um duto NACA em um hatchback de 80 cv. NACA se escreve em caixa alta (letras maiúsculas, se você for old school) porque se trata de uma sigla. Significa National Advisory Committee for Aeronautics, algo como "Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica", um órgão estatal americano criado em 1915 para institucionalizar a pesquisa aeronáutica nos EUA quando a aviação ainda era uma ciência/tecnologia um tanto desconhecida. Sua história, portanto, se confunde com a história da aerodinâmica. Em certa altura desta história o NACA descobriu que o fluxo aerodinâmico era laminar, e descobriu que a lâmina mais próxima da fuselagem dos aviões, quando perturbada, gerava arrasto, mas não o tipo de arrasto necessário para manter o avião no céu — sim, um avião precisa de arrasto para