voce deve lembrar da historia de joselito tridapalli mais conhecido como joselito fotografo e de seu gurgel supermini joselito e um verdadeiro petrolhead que mora em brusque sc e decidiu colocar um motor de moto em um gurgel supermini talvez ele ainda nao tivesse noçao mas quando teve esta ideia sem querer estava criando um dos project cars mais incriveis do brasil falamos do projeto pela primeira vez em maio de 2016 e de la para ca as coisas ja avançaram bastante joselito diz que agora o carro ja esta praticamente pronto o plano a partir de agora e simples acertar alguns detalhes e pintar o carro e neste meio tempo andar um monte como o proprio joselito diz ha poucos dias ele publicou em seu canal no youtube um novo video dando detalhes da adaptaçao e mostrando como o carro anda spoiler anda muito [youtube id= a00c3k m1d4 width= 620 height= 350 ] o primeiro shakedown no carro foi realizado ha cerca de quatro meses mas agora o supermini com motor 600 ja esta bem melhor acertado e joselito o leva para as ruas sempre que possivel e e impossivel sair com ele sem chamar a atençao em quase todo semaforo alguem pergunta que motor o gurgel esta usando e claro pede para ouvi lo acelerando joselito instalou uma valvula no sistema de escape e manualmente pode desviar o fluxo para o abafador ou pelo cano direto e entretenimento garantido para quem dirige e para quem observa estamos falando de um motor todo feito de aluminio com comando duplo no cabeçote quatro carburadores e capacidade de girar a ate 12 000 rpm a potencia maxima e de 80 cv a 10 100 rpm com torque de 6 mkgf a 7 800 rpm e força o bastante para levar a suzuki bandit 600 que pesa pouco mais de 200 kg ate os 100 km/h em cerca de quatro segundos com maxima superior aos 200 km/h o principal objetivo de joselito com seu projeto era conseguir um carro pequeno e leve que pudesse aproveitar ao maximo a capacidade do motor como ja comentamos aqui a ideia inicial era comprar um smart mas o preço mais elevado mesmo dos carros com problemas no motor tornou a escolha inviavel o gurgel foi a proxima alternativa mais acessivel de adaptaçao menos trabalhosa ainda menor e mais leve e por fim 100% brasileiro algo que no fim das contas torna o projeto ainda mais exclusivo e praticamente impossivel fazer outro igual la fora por esta mesma razao joselito precisou projetar tudo sozinho sem utilizar outros projetos como referencia encontrar a melhor forma de adaptar os diversos sistemas do carro foi um desafio e tanto começando pelo posicionamento exato do conjunto mecanico agora o gurgel tem motor central traseiro no lugar dos bancos isolado por uma parede corta fogo de policarbonato a transmissao sequencial de seis marchas da moto leva a força para o diferencial traseiro atraves de correntes e e atuada por uma alavanca que fica no console central ha um indicador digital de marchas no painel facilitando as coisas para quem nao esta acostumado com um arranjo tao diferente a aceleraçao e feita pelo pedal ou por um manete na alavanca de cambio que tambem concentra o botao start stop a embreagem tem acionamento hidraulico os freios trazem discos perfurados nas quatro rodas com pinças de gol na dianteira e de focus na traseira a suspensao por sua vez usa amortecedores e molas com pressao e dimensoes sob medida para o projeto da sta suspensoes o painel de instrumentos recebeu algumas modificaçoes bem interessantes com um cluster digital universal um conta giros analogico que marca 14 000 rpm e alto falantes de computador no lugar das saidas de ar para manter o peso baixo mesmo com radio os bancos utilizam as armaçoes originais mas tiveram a espuma e o revestimento recuperados o visual e rustico mas e evidente que tudo foi feito com capricho e que nada foi escolhido ao acaso detalhe para o tanque de combustivel adicional com torneira a fim de despressurizar o fluxo para os carburadores reduçao de peso tambem foi um aspecto importante no projeto assim as portas perderam os revestimentos internos e os mecanismos de atuaçao dos vidros; o estepe de tamanho normal deu lugar a um temporario feito com roda e pneu de moto; e diversos outros detalhes que parecem insignificantes foram incorporados uma vareta de aluminio para travar o capo; farois com lentes de plastico em vez de vidro diminuindo seu peso pela metade e ate um pote de maionese no lugar do reservatorio original do lavador de para brisa com isto joselito conseguiu chegar aos 590 kg originalmente o gurgel supermini pesa 667 kg o objetivo e enxugar ainda mais e atingir os 450 kg o que e bem interessante quando se trata de um carro de rua joselito optou por encurtar as relaçoes do cambio para uso urbano especialmente a primeira marcha que originalmente e bastante longa ele diz que com isto o gurgel ficou muito agil com uma bela arrancada 0 100 km/h no tempo suficiente segundo ele e maxima de cerca de 140 km/h em um carro tao pequeno e leve talvez nem seja necessario ir mais rapido que isto para ficar com um sorriso de orelha a orelha estampado no rosto e claro para chamar a atençao em eventos com o carro quase pronto joselito que ja teve outros projetos bem interessantes como um chevette com motor seis cilindros de opala um maverick com motor v8 e um onibus mercedes benz motorhome ja esta pensando na proxima dor de cabeça e desta vez sera uma moto parece que ele pegou gosto pela coisa
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