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Técnica

É assim que funciona o sistema de esterçamento das rodas traseiras do Porsche 911 GT3

Sistemas de esterçamento das rodas traseiras não são novidade. Vários fabricantes já vêm usando esses sistemas desde a década de 1980: a Honda usava um sistema totalmente mecânico em seu cupê Prelude, a Nissan desenvolveu o conhecido HICAS, que usava um sistema hidráulico para atuar sobre as rodas traseiras. Já a Peugeot usou um sistema passivo, baseado nas transferências de peso das acelerações e frenagens em seu 306. Mas nenhuma delas conseguiu resultados tão significativos com o a Porsche em seu novo 991. A marca dos esportivos de Stuttgart adotou esse tipo de sistema para aperfeiçoar o comportamento dinâmico das versões Turbo e GT3 da atual geração do seu clássico 911, levando o desempenho do modelo a um novo patamar — obviamente auxiliado pela brutalidade do flat-six 3.8 de 481 cv, no caso do GT3, que chega a 315 km/h e acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. O sistema funciona de forma relativamente simples e