FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

Os freios do Camaro Z/28 são tão fortes que as rodas deslizavam dentro dos pneus

O Camaro Z/28 é, sem dúvida, uma das melhores variantes do muscle car em toda a sua história. Na verdade, talvez ele seja bom demais: seus pneus super grudentos e freios absurdamente potentes acabaram fazendo com que as rodas girassem dentro dos pneus. E isso é um problema — que, por sorte, a Chevrolet conseguiu resolver. Durante testes do Z/28 em vários circuitos pelos EUA, repetidamente os engenheiros da Chevrolet detectaram uma vibração anormal nas rodas e pneus do Z/28. Após uma análise das possíveis causas, foi determinado que as vibrações eram provocadas pelas rodas que deslizavam dentro dos pneus.  Os freios com discos de carbono-cerâmica trabalhando em conjunto com os Pneus Pirelli P Zero Trofeo R causavam uma força de desaceleração de até 1,5 g. Resultado: a aderência entre a roda o pneu não era suficiente para garantir que ambos não se separariam. Mas o quão grave era a situação? Usando giz, os engenheiros fizeram