A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo História

É assim que ronca um motor V16 de 1,5 litro a 12.000 rpm

Há quem diga que a melhor época da Fórmula 1 foi o fim da década de 1980, com seus motores V6 turbinados com potência na casa dos 1.000 cv. Outros acham que foram os anos 90, quando reinavam os motores naturalmente aspirados de rotações astronômicas, como o clássico V12 de três litros da Ferrari 412 T2. Dito isto, os primórdios da Fórmula 1 também guardam histórias e carros incríveis, ainda que estes não sejam tão bem documentados quanto o que aconteceu depois. Quer só um exemplo? Não é todo mundo que conhece o BRM V16, um motor de 1,5 litro e dezesseis cilindros desenvolvido pela equipe britânica British Racing Motors na década de 1940. O que é uma pena, pois seu ronco é simplesmente absurdo – lembra um V8 extremamente girador, com uma dose extra de rouquidão. Escuta só: A BRM foi fundada em 1945 com o único propósito de construir carros de corrida e vencer corridas com eles – esportivos de rua nunca foram seu obj

Matérias relacionadas

Como o Bugatti EB110 deixou de ser um cover do Lamborghini Diablo (sim, isso quase aconteceu)

Dalmo Hernandes

BMW M: como surgiu a divisão responsável pelos esportivos da marca

Leonardo Contesini

A Audi vai mesmo deixar Le Mans?

Leonardo Contesini