tim traveller seria apenas mais um dos varios membros do ferrari chat o maior forum de entusiastas e donos de carros da marca de maranello se seu carro nao fosse um dos mais incriveis que um fa de ferrari pode ter uma f40 lm sendo membro de uma comunidade online ele naturalmente quis compartilhar com todo mundo o processo de restauraçao do seu carro e agora todos nos podemos conhecer detalhadamente como se restaura uma maquina do calibre da f40 lm lançada em 1987 a f40 foi a sucessora da classica 288 gto ambas traziam motores v8 biturbo de 2 9 litros — mas a gto tinha 400 cv enquanto a f40 ja conseguia entregar 478 cv e existe um elo perdido entre ambas esta e a 288 gto evoluzione fabricada pela preparadora italiana michelotto foram feitos cinco exemplares em 1986 com o apoio da ferrari ela tinha uma carroceria mais aerodinamica e arredondada e trazia alguns elementos que foram usados mais tarde na f40 como a dianteira mais baixa e o aerofolio na traseira alem disso o motor v8 tinha potencia aumentada para mais de 650 cv que empurravam um carro de apenas 960 kg com o lançamento da f40 no ano seguinte a michelotto voltou a ser chamada pela ferrari para desenvolver uma versao de corrida da f40 o trabalho nao precisaria ser dos mais dificeis — com interior espartano o unico luxo era o ar condicionado baixo peso — so 1 100 kg — e um motor capaz de leva la aos 100 km/h em 3 8 segundos e chegar aos 324 km/h o primeiro carro de rua capaz de passar dos 320 km/h era um carro cujo potencial ja havia sido quase todo explorado nao e em parte o carro recebeu relativamente poucas mudanças esteticas — um splitter de fibra de carbono na dianteira difusores na traseira aerofolio ajustavel novas entradas de ar e talvez a modificaçao mais marcante perdeu os farois escamoteaveis que deram lugar a um conjunto convencional atras das coberturas de perspex o interior foi ainda mais depenado e o painel foi trocado por um digital como nos carros de corrida mecanicamente porem ela deu um salto o motor recebeu um novo modulo de controle e um aumento de pressao nos turbos que elevaram a potencia para ate 720 cv — mas o motor aguentava ate 900 cv no minimo uteis em treinos de classificaçao contudo o carro nao foi feito para ser usado pela ferrari — os carros foram comprados em sua maioria por corredores privados e fizeram bastante sucesso em corridas de longa duraçao — o lm claro e de le mans das 1 315 f40 de rua produzidas 19 foram ao todo transformadas em lm entre 1989 e 1994 e usadas em competiçoes como a bpr global gt series entre 1994 e 1996 — campeonato que se tornou o que chamamos hoje de fia gt contudo outras 27 f40 de rua foram convertidas por particulares em carros de corrida seguindo as especificaçoes da f40 lm mike sheenan vendedor historiador colecionador entusiasta e especialista de ferrari chama estes carros de f40 lm/gte e o carro que esta sendo restaurado por tim e um deles [gallery columns= 4 link= file ids= 10974 10972 10975 10982 ] tim comprou o carro no ano passado depois de encontra lo em uma garagem em londres onde estava parado havia oito anos ele contou em seu topico que o carro estava aparentemente em bom estado e muito integro mas era so aparencia — quando começou a desmonta lo descobriu que estava uma bagunça mas ha uma boa razao para isto o carro competiu em algumas corridas da temporada de 1996 da bpr sem conseguir resultados expressivos contudo segundo informaçoes de usuarios entendidos do ferrari chat foi o carro mais rapido naquele ano no circuito de hockenheim — mais ate do que o mclaren f1 gtr equipado com dois turbocompressores kkk o v8 rendia cerca de 720 cv ele ate conseguiu algumas fotos do carro competindo em 1996 [gallery link= file columns= 4 ids= 10965 10966 10967 10968 ] a ideia de tim era usar o carro em track days — tirar o atraso dos oito anos em que o carro ficou parado vendo o potencial da f40 tim decidiu que o melhor seria restaurar o carro e melhorar o que havia para ser melhorado — continuar a evoluçao que o carro foi sofrendo ao longo da vida ele diz tudo seria atualizado menos o motor — que seria refeito porem manteria as mesmas especificaçoes de quando correu o carro foi entregue para uma oficina britanica chamada mototechnique e a primeira providencia foi desmontar o carro todo peça a peça e deixa lo basicamente so com a carroceria — que seria restaurada para dar um jeito nas marcas do tempo suspensao e freios seriam atualizados usando componentes da propria michelotto — algo impressionante por si so visto que a empresa nao costuma fornecer componentes ou qualquer tipo de assistencia a carros que nao foram feitos por eles a parte eletrica do carro tambem mereceu atençao — carros de corrida precisam funcionar os mecanicos trabalham com prazo e muitas vezes soluçoes que dao certo nao sao as mais bonitas tim nao gostou da bagunça em que estavam os fios do carro e resolveu refazer tudo [gallery columns= 4 link= file ids= 10971 10978 11004 11005 ] por sorte a estrutura do carro estava excelente — tim so decidiu que deveria pinta lo a carroceria por sua vez precisava de alguns reparos algo normal em um carro de corrida e tim aproveitou para dar a ferrari uma nova camada de tinta rosso corsa [gallery columns= 4 link= file ids= 11012 11011 11010 11000 10997 10995 10998 10999 ] para motor e cambio a intençao e aproveitar a maior quantidade possivel de peças sendo assim turbos transmissao e perifericos foram avaliados e tudo o que pudesse ser mantido foi os turbos foram enviados para serem limpos e remanejados a transmissao teve algumas engrenagens trocadas e alguns componentes foram ate enviados para a michelotto para que eles fizessem o que fizeram ha 20 anos — como a caixa de pedais trata se de um trabalho extremamente detalhado e tim esta documentando tudo no topico do ferrari chat a galeria abaixo e um verdadeiro deleite nao so para fas da ferrari mas para qualquer um que aprecie a engenharia empregada em um carro de alto desempenho — ainda mais um tao iconico certamente que e questao de tempo ate o carro voltar a roncar assim [youtube id= ctt sxacvvw width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 4 link= file ids= 10980 10988 10986 10989 10990 10991 10992 10993 11001 11002 11003 11007 11008 11009 11013 10984 10985 10983 10996 10998 ]
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