quando era um imberbe moleque devorando pilhas de revistas antigas dos anos 1960 escondidas nos fundos da casa do meu avo circa 1978 o mundo do automovel era muito diferente de hoje sim a gente sabe tudo que perdemos com a modernidade mas nao e este o assunto hoje volto atras apenas para dar contexto de como evoluimos nos anos 1960 1970 e 1980 qualquer carro que tivesse 100 cv ou mais era considerado um foguete veloz de verdade um simca v8 ou um aero willys declaravam ter perto disso ou mais se seu simca era tufao ou emi sul mas eram potencias brutas declaradas dificeis de comprovar como reais na realidade em cavalos vapor de 2025 e duvidoso que algum tinha 100 cv liquidos modernos opalas apareceram em 1968 com 80 e 120 cv mas ambos deviam na realidade estar bem abaixo disso em potencia liquida galaxies e dodges tinham quase o dobro da potencia desses mas pesavam quase o dobro tambem se me permitem exagerar so um pouco para levar meu ponto adiante e meu ponto e que ate os anos 1980 era todo mundo lerdo [caption id= attachment_383238 align= aligncenter width= 999 ] tufao lerdo tambem [/caption] todos os carros eram lerdos nao so aqui nao entenda mal mesmo la fora tirando um ou outro v8 big block americano ou v12 italiano a vasta maioria dos carros era muito lerdo um mini 850 tinha 34 cv; mal chegava a 110 km/h mesmo sendo um carro minusculo um citroen 2cv em 1965 ganhava um motor grande de 600 cm³ antes era ao redor dos 400 cm³ que tinha 29 cv e mal passava dos 100 km/h um fusca 1300 tinha 46 cv muito nesta companhia mas tambem ia ate um maximo de 110 km/h no plano mesmo nos eua onde um seda chevrolet podia ser comprado com um v8 potentissimo a vasta maioria dos carros eram seis em linha basicos com 120 cv brutos e velocidade maxima em torno dos 120 130 km/h a maioria desses seis em linha vinham com powerglides de duas marchas automatico se voce pode imaginar a letargia disso todos esses carros eram o padrao de desempenho em seus paises de origem para a maioria da populaçao e esses carros eram lerdos de verdade morros eram vencidos apenas com planejamento embalando antes sem nunca frear entrando neles na marcha certa e nunca tirando o pe do fundo aceleraçao era medida com calendario e gerenciamento do movimento obtido essencial para manter progresso rapido sim frear era ate pecado e bons motoristas eram os que quase nunca usavam o pedal do meio [caption id= attachment_383235 align= aligncenter width= 999 ] um canhao relativamente claro [/caption] por isso carro ser potente era importante um opala seis cilindros hoje pode nao parecer rapido mas em nos anos 1970 era sensacional ainda que apenas no sentido que tem desempenho dos mais lentos carros modernos um que nao exige gerenciamento de movimento freou crave o pe de novo que ele acelera de verdade nao provoca eventual acrescimo no velocimetro depois de uns minutos como era o normal acelera aumenta instantaneamente a velocidade por decadas entao o entusiasta a imprensa e ate quem nao entende nada de carros deu valor aos carros rapidos anda pacas era adjetivo importantissimo a diferença da tranquilidade e o prazer ao volante era incrivel reveladora diferente por isso e como isso nao mudou do dia para a noite mas foi uma mudança gradual ate hoje a corrida por mais potencia continua continua relevante vale a pena pagar mais por um carro mais potente esta e uma resposta individual sim tem gente que quer sempre mais potencia e mais poder a eles by all means mas pessoalmente acredito que nao; que hoje ninguem usa de verdade essa diferença de potencia no mundo real [caption id= attachment_383234 align= aligncenter width= 999 ] em pista mais potencia e melhor para fazer tempo [/caption] nao em pista claro la sempre faz diferença e quanto mais melhor se voce participa competitivamente de esporte motor seja em campeonatos de carros de corrida dedicados seja ate fazendo tempo cada vez melhor em track day sua busca por mais potencia e justificada e justa nao estou falando disso estou falando das ruas do mundo la fora e nao estou falando de transito radares ou inepcia alheia generalizada nos impedindo de andar rapido nas ruas nao estou falando que mesmo o mais lerdo dos carros nacionais ja e veloz o suficiente para qualquer coisa que se deseje fazer em via publica a nao ser competiçao que se nao te avisaram e proibida em via publica nao so pela lei mas tambem pela noçao basica de certo ou errado nao hoje em dia um 1 0 basico pode fazer 0 100 km/h abaixo dos 14 segundos e chegar a mais de 170 km/h um 1 0 turbo quase tao comum quanto o aspirado pode em alguns casos entrar no antes ‘exclusivo clube dos 200 km/h pense nisso 200 km/h era coisa de sonho nos anos 1970 por aqui [caption id= attachment_383233 align= aligncenter width= 999 ] da pau em passat ts[/caption] a gente pode sentir a diferença entre esses 1 0 turbo e um carro de sei la 200 cv se colocar um do lado do outro e arrancar junto ou sair de um e entrar em outro imediatamente no mundo real sem comparaçao direta sei a minha opiniao e a mesma coisa a maioria das pessoas na realidade nao pisa fundo e segura o pe la embaixo ate o motor cortar; para essas a resposta as vezes maior de um motor de mais torque em baixa faz parecer que ha imensa diferença entre sei la um motor 2 litros e um de 3 litros mas crave o pe de verdade e exija toda sua potencia vai ver que parece bem menor se nao estiverem emparelhados lado a lado nao nota e pior ambos andam muito mais do que as ruas permitem [caption id= attachment_383017 align= aligncenter width= 999 ] nivus gts[/caption] entendeu antes se percebia sempre que carro mais potente e melhor todo dia indo a padaria que fosse hoje todo carro anda bem a barra inferior subiu mas o mundo e o mesmo claro em um carro de 150 cv e outro de 600 cv se percebe a diferença facil de performance mas ambos estao tambem presos ao mesmo mundo que nao tem espaço para nem o de 150 cv dar tudo nao digo isso para que voce fique chateado; ainda ha espaço para muita diversao dirigindo em velocidades possiveis nas ruas e estradas e motor mais forte e legal claro nao entenda mal; so quero mostrar que as vantagens de mais potencia diminuiram [caption id= attachment_383232 align= aligncenter width= 999 ] nivus sense[/caption] nao e mais tao importante quanto antes so isso na semana que foi lançado o nivus gts estava andando em um sense 2026; nao consigo imaginar o motivo para gastar 1 centavo a mais em motor nesse carro os 128 cv do carro basico fazem ele rapido de verdade no mundo real ainda mais num carro desse tipo mas ainda assim as pessoas pagam mais por mais potencia habitos antigos morrem com dificuldade mas andar esta semana com este carro de 3 cilindros turbo no meu chevette de 4 cilindros aspirado e num jaguar v12 me fez lembrar de outra mudança mais importante ainda do mundo moderno que o pessoal ainda nao absorveu contento diz respeito a nvh barulho vibraçao e aspereza esta famosa triade de noise vibration and harshness ou nvh sempre foi combatida com vontade pela industria significa barulhos ruins vibraçoes indesejadas e aspereza de funcionamento que um carro tem ao rodar existem varios tipos e de varias origens mas vamos nos concentrar por um momento nos motores que e o ponto onde quero chegar [caption id= attachment_383243 align= aligncenter width= 999 ] v12 perfeito [/caption] de novo se voltarmos no mundo como era ate os anos 1980 veremos que vibraçao de motor era um problema primeiro existia a tolerancia de fabricaçao desses motores muito mais alta do que e hoje com isso diferenças de peso entre componentes moveis criava ainda mais vibraçoes do que o normal para um dado motor eu presenciei isso claramente em chevettes alguns eram visivelmente mais potentes e/ou suaves que outros mesmo teoricamente iguais a diferença diminui em 1988 com o 1 6/s justamente um momento que a tolerancia foi reduzida tambem com componentes como pistoes sendo mais modernos por causa de tolerancia motores vibravam mais antes hoje isso e coisa do passado; nem amaciamento existe mais de tao preciso que e tudo mas tambem a tecnologia de absorçao de vibraçoes era menos desenvolvida coxins e toda a movimentaçao de motor eram coisas ainda arcaicas sem muita possibilidade de remediar; se o motor vibrava muito voce sentia entao todo mundo queria motor que nao vibrava certas configuraçoes ficaram famosas por serem inerentemente melhores nesse sentido os boxer os seis em linha e v12 a 60° ou 120° ate os v8 a 90° motores em que todas as forças da movimentaçao dos pistoes e virabrequins se auto cancelavam ou quase lisos de novo era facilmente perceptivel um quatro em linha era normalmente meio vibrador menos civilizado que um seis em linha por exemplo se fosse um quatro em linha grande como o do opala entao a diferença era ainda maior mais massa nos pistoes mais curso tudo ajuda para ampliar as forças de desbalanceamento foi ai que apareceram os eixos contra rotativos esses geram forças contrarias ao desbalanceamento cancelando a vibraçao nao sao novidade foram patenteados originalmente por lanchaster no inicio da industria mas ninguem queria usar custo e energia gastos em algo que podia ser revolvido com uma configuraçao melhor de motor [caption id= attachment_383242 align= aligncenter width= 999 ] os eixos contra rotativos no porsche 944[/caption] mas mitsubishi e a porsche começaram a usar eles nos anos 1980 pois tinham ambos motores quatro em linha grandes e precisavam deixa los mais lisos; desde entao os tais eixos contra rotativos viraram mania hoje com tolerancia baixa e motores bem projetados; com eixos contra rotativos se for o caso nao ha na realidade vantagem num seis em linha ou v12 em vibraçao como se nao bastasse isso se ainda assim o motor vibrar a coxinizaçao evoluiu o suficiente para colocar outra barreira aqui veja o v6 biturbo da alfa romeo giulia quadrifoglio hoje e um v6 a 90° uma configuraçao horrivel para vibraçao mas e tudo absorvido reduzido e parece liso de dentro acelere o carro com o capo aberto parado porem e veja o motor se movendo visivelmente no cofre e nao pouco https //www youtube com/watch v=nftjgyrukcw de novo lembrando da minha semana o nivus tres cilindros nao vibra nada pelo menos nada perceptivelmente da cadeira do motorista meu chevette quatro em linha com as partes moveis balanceadas cuidadosamente em sua preparaçao e sua configuraçao quatro em linha teoricamente deveria vibrar menos que o tres cilindros mas como e um carro de 1975 nao e liso mas menos que o nivus o melhor motor junte tudo isso e eu chego aonde queria chegar por decadas reverenciavamos o v12 alem de inerentemente balanceado e liso feito seda japonesa mais cilindros significa motor maior mais potente e torcudo desde la debaixo pelo seu tamanho mais vocal ele e tambem mas so se se abrir o escape ou admissao para isso; normalmente e principalmente em carros de luxo como o jaguar xj s que andei recentemente e mudo silencioso o v12 e entao o apice o melhor dos motores melhor em carro esporte e em carro de luxo e e so o custo mais alto que o impede de ser mais popular mas sera mesmo sabe outro motor que e liso feito seda japonesa potente e torcudo desde la embaixo e silencioso o eletrico o carro a combustao moderno e o eletrico me ensinaram muita coisa nesses ultimos anos e a mais importante delas e que ao atingir todos os objetivos que tinhamos la no passado ate os anos 1980 descobrimos que talvez nao era bem por ai acho agora sinceramente que fomos muito adiante e precisamos voltar um pouco sim a busca incessante por potencia e uma coisa sim mas acho pouco nociva apenas va nocivo e a busca incessante pelo menos nvh essa passou dos limites carros que nao vibram nada e sao silenciosos ora vejam so se mostraram pouco desejaveis talvez sejam para passageiros mas para motoristas sao chatos ao ponto do sono entao o que precisamos mesmo ou pelo menos o que eu como entusiasta do ato de dirigir devo preferir e outra coisa a imperfeiçao https //www youtube com/watch v= klvh82ser0&t=5s nao nao e o v12 o melhor motor do mundo o melhor motor e o quatro em linha aspirado e nem precisa de eixo contra rotativo motores como um cosworth bda em um escort dogbone um alfa twin cam ardido em um gtv um honda k series de dois litros num si 2008 na verdade ate o ohc mexido do meu chevette que e liso e vibra na medida certa que espoca em desaceleraçao e grita com pe cravado que muda se som ao subir de giro que tem uma longa faixa de uso de rotaçao util dos 2000 aos 6500 rpm e o que e realmente divino e ardido nervoso excitante quem tem isso nao precisa v12 https //flatout com br/mao drives civic si a 8 400 rpm na estrada dos romeiros/ um quatro em linha aspirado ao redor dos dois litros pode chegar ate a 200 cv o que no mundo real e tudo que preciso mas com uma personalidade e alma que e inexistente em motor sofisticado e refinado e mais potente seja ele de seis oito ou doze cilindros como tudo tem tolerancia a minha aqui e +/ 1 os cinco em linha e os tres em linha tambem sao sensacionais tenho a dizer que uma das coisas do mundo moderno que mais gosto e a popularizaçao do 3 em linha giram tem um grito sensacional de meio 911 em furia vibram um pouco fazem um pouco de barulho demais mas sao geniais e por exemplo a unica coisa que gostei de verdade do nivus o grito do motorzinho puxando 1200 kg de suv cupe de uma forma quase inacreditavel para algo de apenas 1 litro de deslocamento motores de multiplos cilindros podem ser mais exoticos e indubitavelmente incriveis quando em supercarros mega caros onde o v12 mostra mesmo ao que vem mas aqui embaixo no mundo real eu fico com so quatro cilindros mesmo e muito obrigado
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