navegando pela internet alguem ainda fala isto topamos com um desafio lançado ontem 29 pelo flavio gomes do grande premio em seu blog pessoal identificar o monoposto acima e explicar de onde ele veio e para onde foi da para entender a motivaçao para o desafio ele e bem bizarrinho nao nao demorou para que os comentaristas do blog descobrissem a charada e varios deles postaram o link para um otimo artigo publicado no site carmrades com a historia do carro no qual este post foi totalmente baseado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o nome da figura era era eagle aicraft flyer special e ele era mais que bizarro na verdade ele foi um dos piores e mais perigosos carros que competiram na formula indy projetado por alguem que nao entendia nada sobre projetar carros de corrida tudo começa com um homem chamado dean wilson em 1977 dean fundou sua fabricante de avioes a eagle aircraft company que ficava em boise estado de idaho na qual ele mesmo era o projetista sua especialidade eram biplanos leves e compactos usados principalmente para pulverizar plantaçoes os chamados cropdusters em ingles eram avioes excelentes que rapidamente se tornaram muito populares um dos clientes de wilson era joe turling um influente empresario dono de uma rede de concessionarias caterpillar ele proprio tinha seu eagle do qual gostava muito e achava que dean wilson tinha futuro em outro campo os carros de corrida e sugeriu que dean tentasse a sorte na indy 500 de 1982 dean nao tinha experiencia alguma com automoveis mas turling se ofereceu para bancar o projeto nao havia por que nao topar era a chance de fazer algo diferente e ainda faturar um troco a pilotagem ficaria a cargo de ken hamilton que na epoca participava de corridas em ovais na terra ou dirt track racing como contamos em um post recente ele corria na categoria super modified na qual os carros tem asas enormes para garantir que fiquem colados no chao enquanto aceleram a velocidades que esbarram nos 260 km/h hamilton ja havia tentado a sorte na ediçao de 1981 da indy 500 mas nao conseguiu se classificar para a corrida por conta de alguns problemas mecanicos quando turling entrou em contato com ele hamilton nao quis desperdiçar a oportunidade se ele soubesse dean wilson era um excelente projetista de avioes mas como ja dissemos tinha experiencia zero em carros de competiçao o que era um problema pois eram conceitos opostos avioes sao feitos para voar pelos ares enquanto carros de competiçao devem ficar colados no chao nao basta apenas virar o projeto de cabeça para baixo todos os bons projetistas de carros de corrida sabiam disto em 1977 colin chapman foi pioneiro na aplicaçao do efeito solo nos monopostos da formula 1 com o lotus 78 usando dutos venturi no assoalho para criar uma zona de baixa pressao que sugava o monoposto em direçao ao asfalto aumentando a traçao nas retas e a aderencia nas curvas no ano seguinte o lotus 79 aprimorou a ideia incorporando saias laterais moveis que melhoravam a estabilidade do carro com mario andretti ao volante o lotus 79 ajudou o piloto e a equipe a conquistarem os respectivos titulos na temporada de 1978 na formula 1 https //www youtube com/watch v=ikpgjench1s nao demorou para que a ideia chegasse a indy em 1979 a chaparral estreou o monoposto 2k projetado por john barnard que seguia fielmente os preceitos inaugurados por chapman na formula 1 e em 1980 conquistou foi o vencedor das 500 milhas de indianapolis e campeao da cart ou seja no começo da decada de 1980 ja existiam evidencias bastante solidas de que o efeito solo dava certo tao certo que nao demorou para que os aparatos usados por chapman fossem banidos da formula 1 tamanha a vantagem que proporcionavam basicamente o efeito solo era encarado como o futuro do automobilismo por qualquer projetista mas nem todo mundo pensava assim dean wilson nao acreditava no efeito solo segundo o proprio ken hamilton contou em um podcast de 2016 ele achava que o efeito solo era uma conspiraçao e sem entendimento algum sobre como funcionava a aerodinamica de um carro de competiçao ele preferiu seguir suas proprias ideias na hora de projetar o carro que hamilton usaria nas 500 milhas de indianapolis de 1982 suas ideias na pratica eram um retrocesso enorme em vez de uma estrutura monocoque com o motor como componente estrutural metodo empregado por 99% dos monopostos daquela epoca dean wilson criou um carro com estrutura tubular e paineis de aluminio ou seja ele era mais pesado e menos rigido que os outros a porçao traseira pasme era de madeira balsa e compensado como em alguns avioes da epoca como se nao bastasse nao havia qualquer tipo de sidepod nem asa dianteira nem asa traseira a geraçao de downforce portanto era infima e o piloto ia sentado la na frente com as pontas dos pes a poucos centimetros do bico do carro as pernas ficavam bem na zona de deformaçao hamilton deu uma olhada no carro antes da corrida e ate chegou a questionar as decisoes de wilson o projetista respondeu dizendo que sabia o que estava fazendo e que seu carro podia nao ter efeito solo mas tinha algo que ele chamava de efeito ar — que nunca existiu ken hamilton claro nao botou fe ele sabia la no fundo que o carro seria uma porcaria e que provavelmente perderia o controle mas ele so tinha aquela chance de correr na indy 500 entao era melhor engolir a indignaçao e tentar mitigar os problemas com um bom motor e isto ele conseguiu descolando um v8 chevrolet de 5 8 litros com injeçao de combustivel e cerca de 730 cv no fim de semana da corrida as coisas previsivelmente nao foram bem para começar por conta do visual esquisitissimo do carro os organizadores da indy 500 nao queriam deixar hamilton se inscrever uma vez que ele conseguiu convencer os fiscais do usac united states auto club de que o carro era seguro o primeiro treino de classificaçao foi um desastre o eagle aircraft flyer special era um carro absurdamente imprevisivel e quando nao perdia o controle e saia da pista nao conseguia passar dos 280 km/h a velocidade minima para a classificaçao era de 290 km/h e com isto era evidente que o monoposto precisava de algumas mudanças radicais confrontado com esta situaçao wilson bateu o pe e recusou se a modificar qualquer elemento do carro entao o proprio hamilton investiu us$ 1 000 na confecçao de uma asa traseira que pudesse ao menos reduzir o arrasto aerodinamico e aumentar a velocidade maxima na segunda bateria de testes apos escapar da pista novamente e roçar o gramado no centro do oval o que milagrosamente nao causaram nenhum dano ao carro ou ao piloto hamilton conseguiu chegar aos 287 km/h apos alguns acertos e novas tentativas o melhor que o eagle aircraft flyer special conseguiu foram 292 km/h o que embora lhe garantisse o ingresso na prova nao lhe rendia sequer um 30º lugar o piloto preferiu nao disputar as 500 milhas de indianapolis naquele ano pois o carro era instavel e perigoso demais sua vida e carreira estavam em perigo e wilson no fim das contas era intransigente o proprio hamilton encarregou se de avisar a wilson que a melhor coisa que ele poderia fazer seria voltar para casa e dedicar se a seus avioes que afinal eram otimos com o fracasso do projeto hamilton acabou ficando com o carro para si um peso morto em essencia ele o vendeu em partes ao longo dos anos primeiro o conjunto mecanico depois a suspensao e as rodas ate ficar apenas com o chassi este foi vendido por um valor irrisorio a um conhecido seu chamado ron hemelgarn dono da equipe hemelgarn racing ron estava abrindo um museu dedicado ao automobilismo e o eagle aircraft flyer special era simplesmente curioso demais para nao se tornar parte do acervo hemelgarn mandou restaurar o carro que ficou pronto em 2000 e ele esta no museu ate hoje
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