mclaren e a lanzante vencem le mans 1995 lanzante e uma empresa que ganhou proeminencia por um carro no minimo interessante um restomod de porsche 930 o 911 turbo original que usa como motor uma unidade tag porsche v6 biturbo de formula 1 dos anos 1980 a ideia genial vem de uma relaçao muito proxima da empresa com a mclaren foi paul lanzante que preparou o famoso mclaren f1 gtr ueno clinic que venceu le mans em 1995 so isso ja seria um feito consideravel na vida de qualquer um mas nosso amigo fez bem mais que so isso e continua nas manchetes https //www youtube com/watch v=om21rob1imq a empresa que leva o sobrenome de paul lanzante foi fundada na decada de 1970 inicialmente uma empresa de restauraçao e preparaçao de carros historicos o logotipo da lanzante e uma imagem do deus hindu ganesha que foi recomendada a paul por ninguem menos que o beatle george harrison que era seu amigo o mini de harrison por isso a lanzante tambem participou de algo incrivelmente legal a restauraçao do radford mini de harrison na decada de 1980 o mini de harrison foi um dos quatro que a harold radford coachbuilders com sede em londres criou para cada membro dos beatles o carro de harrison era originalmente pintado de preto metalico e seus recursos de estilo incluiam teto solar de corpo inteiro lanternas traseiras volkswagen montadas horizontalmente e farois de neblina de rali montados no capo a transformaçao do mini continuou quando harrison encomendou aos artistas holandeses simon posthuma e marijke koger conhecidos coletivamente como the fool nao pergunte para criar uma pintura psicodelica baseada no livro arte tantrica sua filosofia e fisica em 1967 serio pois bem; a ligaçao com a mclaren aconteceu tambem por obra de harrison que era amigo de gordon murray tambem esta ligaçao continuou depois de 1995 com a lanzante convertendo alguns mclaren gtr de competiçao para rua e a empresa se tornando um centro para restauraçao e manutençao desses carros o know how de legalizar caros de corrida para o uso em rua se torna extremamente lucrativo para a empresa que faz isso regularmente hoje em dia pare para pensar quantos supercarros so para pista existem hoje; certamente muitos donos deles acabam batendo a porta da lanzante lanzante 95 59 nao feliz com so isso tambem lançou seu proprio supercarro no monterrey car week deste ano um cupe de tres lugares com um v8 biturbo de 850 cv em posiçao central traseira que se chama 95 59; comemora os 30 anos da vitoria do carro nr 59 em le mans com a lanzante mas nao e por nada dessas coisas francamente legais pacas que lembramos da lanzante hoje; e pela inusitada replica que a empresa criou sua ligaçao com a mclaren e o f1 permitiu a empresa tomar posse de um motor bmw v12 e transmissao de mclaren f1; com ele e um kit car da ultima criou a replica de edward a mula usada para teste de motor do mclaren f1 original nos anos 1990 paul lanzante e a replica de edward e o que e o tal edward e justamente o que vamos contar hoje albert e edward em 1991 todo o desenho geral de package do mclaren f1 estava pronto os fornecedores e componentes principais decididos e o projeto em detalhe começara mas um problema existia os lead times de ferramentais envolvidos determinavam que o primeiro chassi de f1 completo estava 2 anos no futuro e o primeiro motor seis meses adiante este tempo nao podia ser gasto esperando por eles direçao freios embreagem cambio transversal arrefecimento e depois o novo motor em si tinham que ser testados desde ja para que as inevitaveis modificaçoes advindas de testes pudessem tambem começar o mais rapido possivel os mclaren f1 o que se faz nesses casos e se criar mulas carros ainda sem muito a ver com o produto final mas criados para simular seu peso e distribuiçao e assim testar os componentes do novo carro antes de existir um novo carro a monstrana montana baseada no agile por exemplo foi testada usando se celtanas celtas e montana corsa 4300 based cortados no meio e soldados juntos https //flatout com br/os fantasticos carros esporte de lee noble/ no caso do mclaren f1 gordon murray e seus engenheiros começaram a visitar fabricantes de kit cars o resultado foi a compra de um kit do ultima mk3 da noble motorsport um leve carro esporte com chassi tubular spaceframe e motor central traseiro longitudinal o kit chegou na mclaren começou a ser modificado para se criar o primeiro prototipo albert v8 a primeira missao seria avaliar os freios de carbono para uso em estrada um caminho que se provou infrutifero seriam abandonados no futuro mas por ser uma grande inovçao seus testes precisavam começar primeiro o carro precisava ter o peso projetado correto a potencia e o torque certos — cerca de 450 cv e 55 mkgf o objetivo entao a escolha os levou ao catalogo da chevrolet performance parts; um v8 chevrolet big block 454 de 7 4 litros o motor basico foi comprado na chevrolet e bruce mcintosh um mecanico experiente na mclaren preparou o motor com comando especial e um carburador holley quadruplo o chassi original do ultima foi cortado e novos tubos foram reposicionados para acomodar o grande motor v8 que bruce rebaixou no chassi cortando e soldando tubos em retrospectiva bruce diria que foi um erro nao usar carter seco; por duas vezes o carro colou bronzinas por lubrificaçao ineficiente em uso severo cada falha significava um contratempo no programa de testes uma coisa sempre extremamente problematica com suspensao feita na mclaren carroceria modificada motor chevy v8 e transeixo zf 5ds 25 do ford gt40 o carro nao parecia mais um ultima alguem disse o carro tem que ter um nome e outro olhou pela janela e viu a placa da rua albert drive assim foi batizado o primogenito dos heavenly twins da mclaren cars ate um logotipo albert v8 foi criado para ele pelo desenhista mark roberts que tambem produziu uma magnifica vista fantasma do carro bruce mcintosh lembra que o carro era uma fera distancia entre eixos curta potencia enorme torque suficiente para derrubar sua casa mas era util albert ajudou a equipe a avaliar muitos recursos propostos para o novo carro como a posiçao de dirigir central albert foi equipado com uma coluna de direçao que podia deslizar de um lado ao outro; banco pedais e alavanca de cambio idem a equipe estava paranoica com os fotografos da imprensa do lado de fora da oficina lembra deles e por isso o carro saia com motorista em posiçao normal e so fora de suas lentes se transformava em motorista central com o v12 edward pelo mesmo motivo quando testamos radiadores de nariz divididos montamos uma entrada de ar central com medo de revelar parte do jogo foi muito divertido quando uma revista especializada publicou uma foto de albert e reivindicou uma primeira foto exclusiva do novo supercarro da mclaren disse o designer peter stevens os freios de carbono se mostraram inadequados e foram trocados por brembo; e quando o primeiro transeixo transversal xtrac do f1 ficou pronto foi montado no v8 chevrolet mas nesse ponto o motor chevrolet se mostrava inadequado com rotaçao maxima de 5600 rpm versus mais de 7000 previstos para o v12 definitivo o carro parecia curto demais de transmissao com o v8 ainda assim foi cronometrado a 258 km/h edward v12 quando o primeiro v12 bmw chegou no predio da mclaren em 4 de março de 1992 uma segunda mula baseada no ultima estava ali pronta para recebe lo este prototipo se chamaria edward o segundo heavenly twin seu objetivo era basicamente começar o programa de teste do novo v12 bmw o chassi do ultima foi cortado atras do cockpit e outro sob medida foi feito com tubos de aço para segurar o v12; inicialmente um transeixo zf foi usado ate existir outra transmissao xtrac atualizada o sistema de arrefecimento do motor era o do f1 ja tambem mas de novo so uma abertura na frente para esconder o desenho final de duas grades o fim de albert o v12 acabaria muito mais potente do que imaginado; 627 cv o aumento do peso do carro durante o projeto tinha feito o objetivo subir de 450 para 550 cv; paul rosche e a bmw m conseguiram superar ate este objetivo com pouco mais de 1000 kg edward com este motor era realmente uma fera; teve que receber lastro para igualar o peso e distribuiçao do f1 final esse lastro para quem nunca viu e basicamente o material que ocupa menos espaço para determinado peso e e facil de obter e moldar o chumbo edward crushed edward passaria sua vida na alemanha na bmw; la passaria por toda a validaçao de durabilidade de motor e da nova embreagem de carbono; alem de toda a validaçao e calibraçao de emissoes ruido e outros requisitos de legislaçao missao cumprida o carro retornou para a mclaren onde tudo de valor foi retirado dele e de albert; um funcionario levou ambos a um ferro velho onde foram prensados ate nao sobrar nada como todo prototipo uma vida dura e uma morte rapida e definitiva a volta de edward https //www youtube com/watch v=c2qqzj4ik7m pois bem e exatamente edward v12 que agora foi replicado pela lanzante paul comprou o v12 e transmissao diretamente da bmw para realizar o que e para ele um verdadeiro trabalho de amor como conseguiu paul lanzante diz que sabia que a bmw ainda tinha um par de motores e ele continuou literalmente enchendo o saco dos alemaes por anos ate que eles o venderam um o motor foi comprado para ficar guardado um investimento para o futuro segundo ele mas ai john stafford da mouse motors lhe fez uma proposta que nao pude recusar stafford e dono nao de apenas um mclaren f1 mas varios dai a encomenda de uma replica de edward; genial a ideia de fazer a replica foi tambem de stafford; lanzante apenas a realizou a replica final e o mais proximo possivel do carro original fotos do carro original e documentos antigos foram necessarios para realiza lo e ate murray himself ajudou o escapamento tem uma historia maluca gordon murray tinha um grande estoque de peças sobressalentes para o seu f1 particular quando resolveu vende lo ligou para lanzante e disse quer comprar as peças claro que ele disse sim e e assim que o escapamento do novo edward e uma peça sobressalente do f1 de gordon murray e mole paul diz que a equipe trabalhou nele por dois anos e que foi um enorme trabalho e no fim das contas acaba com um carro que pode ser comprado por cerca de us$ 120 000 mas tem um motor que vale hoje umas dez vezes mais na traseira mas e tambem uma homenagem postuma a um carro cuja existencia permitiu o proprio f1 nascer uma historia realmente sensacional
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