FlatOut!
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Eis as nossas metas automotivas para 2024! Compartilhe as suas nos comentários!

Queridos leitores! Em algumas horas, estaremos quase todos bêbados, de barriga cheia de pavê, aguentando a parentaiada perguntando sobre namoradas(os) (e se você já tem, será sobre casamento; e se você já é casado, sobre filhos), buscando aquela brecha de tempo para devanear sozinhos para viajar nos nossos projetos automotivos.

Mas você não precisa fazer isso sozinho. Faça conosco aqui nos comentários desse post. Como é tradição e estamos celebrando esta bagunça 10ª vez, vamos compartilhar com vocês nossos planos sobre quatro rodas!

 

Juliano Barata

Nas resoluções 2022-2023, além de dar alguns detalhes sobre a ideia do projeto que estou fazendo na Alfa, comentei que paciência seria a grande virtude. Ao longo deste ano, a GTAm, que está em um primoroso processo de restauração na Arved’s Garage (que também está fazendo o mesmo em um 911 aircooled de competição!), ganhou um assoalho inteiramente novo, das caixas de ar aos assoalhos, incluindo pés de coluna, teve todo o cofre de motor restaurado, diversas peças do assoalho foram fabricadas sob medida, bem como o recorte da chapa traseira foi redimensionado para as lanternas pequenas da Alfa Romeo 105 de primeira fase (a minha estava com as lanternas grandes das GTV de 1972 em diante, veja a diferença abaixo).

Para fechar o ano, a Arved’s realizou um corte customizado de arrefecimento que apenas a GTAm tinha – só que a Autodelta fazia esse corte na época com uma faca de açougueiro. Detalhe que esta GTAm da foto abaixo ainda é uma das melhores… geralmente, este corte é todo tremido.

Já a equipe da Arved’s fez uma entrada com os mesmos rebaixos da peça estampada da Alfa Romeo, mas com os dimensionais e silhueta dos cortes da GTAm.

Nas metas de funilaria, faltou apenas a instalação do assoalho do porta-lamas da Alfaholics, que a America Parts trouxe para mim (importadora que recomendo muito, tanto para trazer peças quanto carros zero e clássicos!) e a parte dos reforços de solda stich welding, que ficaram para o primeiro semestre de 2024. Esse atraso só ocorreu porque o funileiro que está tocando o projeto sofreu um acidente de moto, mas felizmente ele está bem e cada vez melhor.

Neste ano, temos um objetivo bem especial e conto com vocês para batermos um papo ao vivo: levaremos este carro para um estande da Arved’s Garage no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindóia, que ocorrerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2024. Provavelmente ele estará com a lata finalizada e possivelmente com os componentes de fibra de vidro também. Vocês poderão ver este carro pessoalmente e irei mostrar os detalhes e ideias que tenho para ele!

Para 2024, a expectativa é de termos toda a parte de funilaria e fibra de vidro finalizadas, e começarmos a avançar bastante na parte de preparação para a pintura. Contudo, antes vem a famosa pré-montagem, onde instalamos vidros, lanternas, grades, painéis, todas as peças de acabamento (e tem muita coisa que ainda preciso trazer), para realizar os ajustes na carroceria antes do carro receber qualquer coisa do vermelho Rosso Alfa AR501.

Sonhando com a chegada deste dia!

Por um breve período, cogitei em pintá-la em sua configuração de nascença: vinho Rosso Amaranto com o interior no tom cuoio naturale (abaixo). Mas o meu sonho é um carro ao estilo daqueles que a Autodelta preparava para as competições. Além disso, por mais paradoxal que soe, se fizesse a GTAm com as cores da GTV de fábrica, ela pareceria customizada.

Eu não acho que terei recursos para seguir de uma tocada só entre a restauração da carroceria e a mecânica. Provavelmente precisei de um intervalo para juntar recursos: como 2023 não foi um ano fácil e 2024 não está prometendo nada melhor, precisarei avançar com bastante cautela no andamento da restauração.

Em paralelo, temos o Sandero RS Finale 99/100, que deverá render alguns bons conteúdos no FlatOut este ano. Como muitos de vocês viram, instalei os novíssimos Continental ExtremeContact Sport 02 205/45 R17, que renderam um tempo de volta nada menos que 2 segundos mais rápido que os Michelin PS4 no Autódromo da Capuava. Em 2024, ele receberá um intake da The Fab Shop, molas Ordospec by R37 e possivelmente alguns componentes da Ordospec, como coletor de escape, volante de motor aliviado e LSD. E devo ficar por aí, pois este é um carro historicamente relevante – o penúltimo Sandero RS fabricado na história, sendo que o último está no acervo da Renault, não é qualquer coisa – e não quero fazer nenhuma modificação extrema nele. Tudo reversível.

Espero que vocês consigam realizar seus sonhos e metas automotivas neste ano! E se não der certo, tudo bem: lembre-se de que até ter esta Alfa Romeo em minha garagem, se passaram 23 anos. E prevejo ao menos mais de uns três anos até ela voltar às ruas. O ritmo da vida perfeitamente editada das redes sociais têm feito mal para muita gente, mas a verdade é que a vida real é lenta e é construída tijolo por tijolo. Sem atalhos.

 

Leo Contesini

Bom… eu tinha planejado uma viagem pela Itália, lembram? Eu disse, há exatos 365 dias, que dali a 365 dias eu voltaria para contar se deu certo. Não deu. Não deu porque eu realizei outra parte da meta automotiva para 2023: trocar o daily driver para pegar algo mais adequado para o meu uso na cidade e estrada. E em vez de dividir o orçamento entre o carro novo e a viagem, eu gastei tudo no carro novo e acabei não viajando para a Itália. Mas tudo bem… tem a Special Trip em 2024 também, não é mesmo?

A Itália pode esperar. Ela está ali há milhares de anos e vai continuar mais uns dois ou três, tenho certeza.

Outra meta de 2023 que eu realizei foi continuar dirigindo como em 2022. E, caras… eu fiz isso. Rodei mais de 35.000 km neste ano, passando por cinco estados e revisitando lugares onde não ia há muito tempo. Nada como um carro pra nos transportar de volta pro passado.

Outra resolução que ainda não deu certo foi o carro de lazer. Um parceiro pra Alfa “Giuliana” (alfa do Juliano em italiano, sacaram?) e pro Chevette do MAO também estava previsto no orçamento de 2023, mas além de tê-lo consumido, em parte, com outras responsabilidades da vida, eu me dei conta de que não tenho garagem para dois carros e que eu preciso resolver outros assuntos antes disso. Ficou para depois — se tudo correr bem, em 2024.

 

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A resolução para 2024, contudo, vai ser um pouco mais modesta. Neste final de ano eu decidi passar uma temporada longa em Santa Catarina, visitando a família, e acabei ficando por aqui. Como nosso trabalho é remoto e dirigir mais continua nos meus planos… vou passar mais um tempo por aqui. E daí nasce a resolução automotiva para 2024: me envolver com a cena e a cultura automobilística local.

Visitar mais o kartódromo do Beto Carrero, ir ao Speedway Music Park em Balneário Camboriú, dirigir até o velho oeste catarinense para relembrar uma época boa e também subir/descer a Serra do Rio do Rastro, que eu ainda não conheço. Eu sou um “catarinense de Taubaté” (nos dois sentidos), e mesmo tendo passado a maior parte da minha vida nesse cantinho do Brasil, eu nunca pisei naquela serra. Então.. acho que é hora de resolver isso.

Tenho outros planos, mas dizem que a gente não deve contar tudo pra todo mundo. Então só peço que torçam para que eu traga mais novidades em 31/12/24. Até lá!

 

Marco Antônio Oliveira

Começo as resoluções deste ano conferindo as do ano passado: não vale a pena nem falar de novas se nem cumprimos as que já fizemos, não é mesmo?

Então vamos lá. Primeiro falando sobre competições: ano passado prometi participar da temporada inteira do Rally Clássico São Paulo, e ganhar pelo menos um troféu nele. Pois bem, tenho o prazer de informar que dois troféus do Rali estão na minha mesa aqui no escritório, e que tivemos um ano sensacional nesta atividade.

O melhor dela, para mim, é conhecer estradas novas. O pessoal que organiza é sensacional, e consegue descobrir coisas que nunca faria sozinho, até mesmo perto de casa; uma etapa do Rali passou por Monte Mor e me apresentou a uma estradinha sensacional que não conhecia e sempre ando agora.

Também foi numa etapa do rali que fomos até São Simão e andamos em uma pista de terra vermelha preparada pelo nosso amigo Kiko Lanari na sua fazenda de cana-de açúcar: um dos dias mais legais do ano, e talvez a maior diversão do ano. Pelo menos vestindo calças. Foi especialmente especial ver o Glaspac Cobra do Alec Cunningham (que é, por sinal, filho do fundador da Glaspac) rodando na terra. Sensacional.

Depois, o Hot Lap Limeira. Meu objetivo era vencer o campeonato de 2023, na categoria D1. Este campeonato, porém, teve sua final adiada e não acabou: 2023 vai acabar só em 2024, na dilatação do tempo que ocorre no Kartódromo de Limeira. A prefeitura resolveu reformar as instalações, e impediram o fim do campeonato, na verdade.

Minhas chances de ganhar são muito boas: tirei dois segundos lugares e um primeiro, e estou na liderança do campeonato. Mas de maneira nenhuma está no papo: tanto o Marcelo Loss com sua réplica de 550 Spyder, como o Fabio Pinho com seu Chevette 1988, tem chances concretíssimas de ganhar. Nós três ganhamos uma prova cada um. O campeonato está apertadíssimo, em toda prova estamos os três andando no mesmo segundo.

Mas de qualquer forma é um grande sucesso da Equipe Trifoglio, aquela nossa equipe que comporta basicamente Chevettes (o Marcelo e sua Spyder tendo entrado como exceção que comprova regra) e que tem só três folhas no logotipo por não termos dinheiro para comprar a quarta folha. A Equipe, com toda certeza, abocanhará as posições 1-2-3, o pódio inteiro, da categoria D1.

Esta categoria, por sinal, é sensacional. O regulamento permite carros tão diferentes quanto um Fiesta Rocan 1.0, Corsa 4200 1.0, um Gol BX 1600, o Spyder 550 do loss, e Chevettes de todo tipo; ainda assim todo mundo fica extremamente próximo em tempo, tornando a competição para lá de divertida. Vale a pena participar. A pista é praticamente só curva, truncada, mas uma delícia de andar para carros como os nossos.

Então lá vai uma resolução fácil para 2024: ser campeão de 2023. Estranho, mas é assim que a banda toca. Para o campeonato de 2024, a resolução aqui é condicional: se eu ganhar o campeonato de 2023, vou ainda participar de 2024, mas com objetivo só de diversão. Se perder 2023, meu objetivo passa a ser campeão de 2024. O objetivo, simplificando, é o de James Hunt: campeão. Duas vezes para que?

Agora, se eu virar mesmo campeão vou exigir que não me chamem mais de “MAO” somente. Se o ator americano Brendan Fraser é desde ano passado o Oscar Winner Brendan Fraser, eu serei doravante o Hot Lap Champion Marco Antônio Oliveira. E tenho dito. Ainda que, ao escrever isso, tenha certeza de que, por pura empáfia, já arruinei minhas chances de vitória frente ao Divino.

Mas divago; na verdade os meus objetivos de 2024 são os mesmos de 2023, o que mostra que 2023 foi muito bom de verdade. Não financeiramente, claro. Neste prisma continuamos todos no fundo do poço como nação, e como indivíduos. Mas e daí? É só dinheiro, né, gente?

Há coisas que gostaria de fazer profissionalmente em 2024; mas essas vou esperar um pouco para externar, para não jinx it como já fiz aí com o campeonato. Há também uma vontade danada de ter um segundo carro legal (antiguinho, claro) no idioma de motor grande e conforto máximo como um Landau, para se contrapor à hiperatividade do Chevette. Ou uma Van ou Picape legal, que seria útil aqui em casa. Ou melhor: ambos! Mas para isso precisamos de grana, e grana, por enquanto, no hay. Isso tudo aqui então fica no campo da vontade, e não da resolução.

Afinal de contas, por mais que os gurus de autoajuda gritem a todos os pulmões que é só querer e se dedicar que tudo é possível, é não. No fim, podemos apenas tentar com afinco, mas sabendo que estamos todos nos braços do acaso divino, e o melhor, no fim das contas, é nos deixar nas mãos Dele. Então, pra terminar, vou fazer o que Ele me ensinou. Agradecer, pedir perdão e pedir algo para outra pessoa.

Então vamos lá: Obrigado pelo FlatOut, pelos meus companheiros de FlatOut, e especialmente pelos assinantes, a razão e viabilidade disso tudo. Obrigado gente! Obrigado também pelos meus carros, meus amigos, e todas as aventuras que tivemos juntos. Obrigado! Obrigado aos organizadores do Rally Clássico São Paulo, Hot Lap Limeira e track Day do FlatOut: sem vocês o ano seria 184261271 vezes mais chato. Valeu!

Agora, à todas que tenha ofendido ou feito mal inadvertidamente, perdão. E que o ano de 2024 seja de muita prosperidade e dinheiro a todos vocês, assinantes, pois sei que o resto, vocês, pessoas maravilhosas, já tem resolvido na vida. E é isso!

A aventura continua!