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História

Elite, Éclat e Excel: os últimos Lotus de Colin Chapman

No início dos anos 1970, parecia que nada era impossível para Colin Chapman e sua Lotus. De literalmente um estábulo atrás de um Pub nos anos 1950, e financiada basicamente por compra e venda de carros usados (principalmente os onipresentes Austin Seven que eram também a matéria-prima dos primeiros Lotus), a pequena empresa tinha conseguido fama mundial. O principal exemplo disso era a Fórmula 1. Enzo Ferrari, no fim dos anos 1950/início dos anos 1960, menosprezava os ingleses os chamando de “garagistas”, gente que juntava peças daqui e de lá e montava carros. Já um Ferrari era um puro-sangue: totalmente fabricado nas dependências da empresa em Maranello. Mas os ingleses evoluíram, justamente tomando a maioria do tempo no projeto do carro inteiro, e não de seus componentes separados. Chapman estava bem no centro disso: ajudou Tony Vandervell a fazer seus Vanwall, a primeira equipe inglesa realmente competitiva na era moderna, a ganharem corridas. Depois, com suas Lotus, passou a se