no ano passado o jornalista rodrigo mattar do site a mil por hora publicou uma materia prenunciando o fim do autodromo de curitiba aic que seria vendido para uma incorporadora imobiliaria e transformado em condominios na epoca os proprietarios do aic desmentiram a noticia mas com a ressalva de que nao descartavam um fechamento futuro pois uma oferta generosa poderia ser mais vantajosa do que a administraçao do circuito agora o jornalista volta a afirmar em seu site que este sera o ultimo ano do aic e que seu fim deve ser anunciado nos proximos dias a postagem nao traz muitos detalhes mas pressupoe se que a tal oferta generosa dos especuladores imobiliarios foi feita nada confirmado por enquanto mas vamos ficar de olho e publicaremos as novidades assim que elas chegarem o trecho acima parece atual e nao fossem as referencias as apuraçoes de rodrigo mattar poderiam ter sido publicados na ultima sexta feira 17 este trecho contudo foi publicado no zero a 300 de 11 de abril de 2014 ha sete anos e cinco meses mas ajuda a explicar a situaçao atual do autodromo internacional de curitiba aic que esta novamente prestes a ser fechado — agora definitivamente ao que tudo indica para entender exatamente a situaçao do aic voce precisa saber que ele e um dos autodromos mais antigos do brasil antigos construido em uma regiao outrora isolada que hoje e ocupada por quase 133 500 pessoas — e que sequer faz parte de curitiba apesar do nome na epoca da construçao do circuito em 1967 pinhais era um parte de piraquara municipio da regiao metropolitana de curitiba razoavelmente afastada do centro da capital para se ter uma ideia nos anos 1960 curitiba tinha pouco mais de 350 000 habitantes em seus quase 500 km² ou 700 hab/km² hoje curitiba tem quase 1 9 milhao de habitantes e uma densidade demografica de 4 320 hab/km² em 1992 pinhais cresceu emancipou se e hoje tem uma densidade demografica de quase 2 000 hab/km² alem de varios condominios suburbanos esse crescimento nao seria um problema se o autodromo nao fosse privado por ser privado isso significa que nao ha dinheiro publico envolvido na manutençao e conservaçao do autodromo ao menos em tese como todo negocio privado o objetivo do aic e o lucro e embora o autodromo tenha sido lucrativo nos ultimos anos os proprietarios do circuito afirmaram em 2015 ao jornal gazeta do povo que ainda nao haviam recuperado o investimento de r$ 13 000 000 feito em 1995 para modernizar a pista o valor e equivalente a cerca de r$ 67 000 000 em valores atuais a informaçao veio a tona na epoca em que se especulava sobre a venda do autodromo ainda em 2015 os proprietarios afirmaram ao mesmo jornal que havia 12 propostas concretas de compra do terreno e que era apenas uma questao de negociar os termos naquele ano o aic chegou a anunciar o fim das atividades de pista e a venda do terreno algo que aparentemente nao se concretizou e em 2016 as atividades continuaram na ocasiao a justificativa para a continuidade das atividades foi a melhora na economia do pais a situaçao do aic contudo continuava instavel ha poucas informaçoes publicas justamente por se tratar de uma propriedade privada mas especula se que alem do investimento perdido o aic tambem tem dividas de iptu com a prefeitura de pinhais/pr alem disso na mesma epoca dizia se que o terreno estava penhorado havia 17 anos desde 1996 portanto devido a dividas trabalhistas de uma empresa da qual o proprietario original do aic flavio das chagas lima era socio em 2018 os portoes dos boxes foram removidos e vendidos tambem naquele ano de acordo com o jornalista local regi silva durante uma etapa do campeonato metropolitano de marcas realizada no aic um oficial de justiça entrou em contato com representantes da federaçao paranaense de automobilismo para reter o valor do aluguel da pista que deveria ser depositado em juizo — o que indica dividas em protesto no ano seguinte 2019 o aic foi multado em r$ 50 000 pelo instituto ambiental do parana devido aos niveis de ruido dos carros da stock car o que inviabilizou a realizaçao da etapa daquele ano no aic com a imposiçao da multa a etapa foi cancelada e transferida para o velopark em nova santa rita/rs o ruido dos carros e uma reclamaçao de longa data dos moradores do entorno do autodromo agora em 2021 a prefeitura de pinhais/pr realizou uma audiencia publica na qual foi apresentado o projeto de reurbanizaçao da regiao o que inclui uma proposta de construçao de um parque e moradias no terreno onde hoje esta o autodromo e aqui as coisas ficaram um pouco confusas para quem nao esta acompanhando o caso do autodromo a primeira noticia que recebemos extra oficialmente foi de que a prefeitura de pinhais iria desapropriar o autodromo contudo esta informaçao nao foi confirmada o valor venal do imovel e muito superior ao suposto valor da divida do aic com a prefeitura de pinhais ao que tudo indica os proprietarios do circuito a inepar deverao concretizar a venda do terreno para o setor imobiliario algo que nao e mencionado na discussao sobre a venda do aic e que o grupo inepar — proprietario do autodromo — passou por um processo de recuperaçao judicial que se encerrou em 2018 o que pode explicar a presença do oficial de justiça no metropolitano de marcas naquele mesmo ano a prefeitura pelo que consta sempre foi favoravel a manutençao do autodromo por questoes turisticas contudo o projeto preve que a criaçao do bairro autodromo podera trazer cerca de 8 000 habitantes a regiao que segundo o projeto apresentado pelo escritorio do arquiteto jaime lerner falecido em maio deste ano e um dos maiores vazios urbanos da regiao de curitiba a regiao poderia dar lugar a cerca de 2 000 imoveis — e aqui e importante mencionar que nos arredores do autodromo o valor medio do metro quadrado construido gira em torno dos r$ 3 000 enquanto o metro quadrado dos terrenos custa entre r$ 600 e 900 — estamos falando portanto de centenas de milhoes de reais pelo terreno com potencial para literalmente bilhoes de reais em vendas isso sem mencionar o potencial de arrecadaçao de iptu icms e iss pela prefeitura de pinhais [gallery type= grid link= file size= medium ids= 298571 298570 298569 ] a situaçao do autodromo e delicada e ao que parece os proprios administradores do autodromo ja planejavam a venda considerando a frequencia cada vez menor de eventos — notadamente da arrancada que era tradicionalmente a principal modalidade do circuito e teve recentemente um evento cancelado devido a um desentendimento com os proprietarios a respeito das areas reservadas e valores cobrados agora com a iminente venda do autodromo a unica forma de se manter a atividade esportiva no local seria a compra do circuito por um consorcio de empresas envolvidas com o automobilismo — e isso inclui fabricantes fornecedores e patrocinadores — ou algum projeto de uso misto com centros comerciais moradias hoteis e o circuito no meio disso tudo https //youtu be/wawue_oxn00 por fim como o aic e uma propriedade privada tudo o que se sabe sobre a situaçao da empresa proprietaria do circuito e sobre as negociaçoes e o que pode ser apurado pela imprensa ou divulgado pela propria empresa
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