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Zero a 300

O fim do Porsche Macan a gasolina, Alfa Romeo declara guerra contra as telas, o futuro do Renault Duster e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Porsche Macan a gasolina pode sair de linha em 2024

Não é segredo que, para a próxima geração do SUV Macan, a Porsche decidiu-se por um elétrico – o que faz todo o sentido para um utilitário compacto como o Porsche Macan, posicionado do lado mais caro do espectro.

Quando falou a respeito, no ano passado, a Porsche disse que a geração atual, com motor a combustão, iria conviver com o elétrico por alguns anos – o suficiente para suavizar a transição. Agora, porém, temos uma data provável para o fim do Cayman com bielas e pistões: o ano de 2024.

Segundo Sebastian Staiger, chefe de produto do Macan, contou à Autocar, ainda não foi definida uma data para tirar a atual geração de linha. Mas, de acordo com eles, a atual situação dos carros a combustão em nível global já dá uma noção. “Há vários fatores limitantes no projeto de um veículo”, disse Staiger. “Um desses fatores, claro, é a legislação. Leis para emissões são outro. No momento não foi tomada uma decisão definitiva, mas presumimos que 2024 será o ano.”

A decisão surpreende justamente porque o Macan elétrico está previsto para 2023 – e a Porsche disse que as duas gerações iriam ser vendidas juntas. Mas pelo visto a convivência vai ser curta… a não ser que o combustível sintético da Porsche funcione e de fato reduza as emissões em 90%.

 

Alfa Romeo diz que seus futuros modelos “não serão iPads com um carro em volta”

A Alfa Romeo é adorada pelos entusiastas por sua veia old school, mesmo em 2021. E isso é visível na última declaração do recém-nomeado CEO Jean-Philippe Imparato, que falou com o site francês Caradisiac.

Imparato disse que não gosta de muitas telas nos carros, preferindo os botões. E que, por isso, no que depender dele os próximos modelos da fabricante terão “a menor quantidade de telas possível.”

“Eu não vendo um iPad com um carro em volta, eu vendo um Alfa Romeo”, acrescentou o executivo.

A chegada dos carros híbridos e elétricos trouxe consigo carros ainda mais cheios de tecnologia e recursos eletrônicos – e, como tudo é integrado, o caminho natural (tecnicamente falando) é mesmo colocar toda a informação em telas. E, como essas telas são sensíveis ao toque, as fabricantes decidiram que é melhor aproveitar esta funcionalidade, mesmo que no dia a dia ainda existam dúvidas sobre a praticidade de encher o interior do carro com elas.

E, como já falamos outras vezes, as telas grandes, coloridas e de alta definição podem até impressionar em um primeiro olhar, mas nada transparece prestígio e capricho quanto um mostrador analógico bem trabalhado. E parece que o novo CEO da Alfa Romeo sabe disso.

 

Próximo Renault Duster ganhará powertrain híbrido, mas ainda será um SUV de baixo custo

A terceira geração do Dacia Duster – Renault Duster no Brasil – já começa a ganhar contornos definidos. A fabricante romena vai se valer da estratégia da Renault para modernizar o utilitário com powertrain híbrido e mais capacidade off-road, mas sem abrir mão do custo acessível.

Falando à Autocar, o chefe de produto da Dacia, Julien Ferry, reforçou esse compromisso. “O papel [do Duster] na nossa empresa é oferecer uma boa relação custo-benefício. Ele precisa atender aos clientes que procuram um carro simples que possa se sair bem no fora-de-estrada”, declarou o executivo. Para isso, a Dacia deve seguir mais ou menos a mesma receita do Duster atual, porém com novidades para atender à demanda do público e seguir as tendências da indústria – leia-se: adotar um powertrain híbrido.

Como o Duster é um carro feito para mercados emergentes, a eletrificação completa ainda não é uma prioridade. Em vez disso, a Dacia deve adotar inicialmente o mesmo powertrain híbrido do Renault Captur vendido na Europa, usando a mesma plataforma CMF-B que já está nos novos Sandero e Logan. Mas uma variante elétrica, usando como base o futuro Renault 5, não está descartada.

 

Fiat Toro Volcano ganha grade das versões Ultra e Ranch como opcional

No último facelift da Fiat Toro, as versões mais caras – Ultra e Ranch, ambas com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv– também ganharam visual exclusivo na forma de uma grade maior, com bordas mais largas e o “FIAT” escrito por extenso no centro.

Mais robusta e agressiva, a grade agradou mais que a peça das outras versões. O problema era que, para tê-la, era preciso pagar R$ 193.990 pela Toro Ranch ou R$ 195.990 na Toro Ultra. Mas parece que a Fiat se deu conta disso: a partir de agora, a Toro Volcano, versão de topo com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv, também pode vir com a nova grade – por cerca de R$ 40.000 a menos, já que a Toro Volcano parte de R$ 153.990.

A novidade vem através de pacotes opcionais. Para ter a grade com a borda cromada, igual à da Fiat Toro Ranch, é preciso comprar o pacote “Série Chrome Edition”. Já para ter a grade com borda em preto fosco, escolhe-se o pacote “Série Black Edition”. Ambos custam R$ 2.990, mas o pacote Black Edition parece mais vantajoso – além da grade, inclui acabamento escurecido no para-choque dianteiro, nas rodas, nas molduras dos vidros e das portas, e no rack de teto. Já a Chrome Edition só vem com a grade, mesmo.

 

O único TVR T440R do mundo está à venda

Quer um esportivo violento e obscuro para chamar de seu? Então dê uma olhada neste TVR T440R, um dos últimos modelos que a lendária fabricante britânica fez antes de ser comprada pelo empresário russo Nokolay Smolensky em 2004 – o que acabou levando a empresa para o buraco do qual o atual dono, Les Edgar, está tentando tirá-la desde 2013.

Enquanto o novo TVR Griffith não vira realidade, você pode comprar um T440R – do qual só existe um exemplar. O TVR T440R nasceu como TVR TuscanR, um especial de homologação para o TVR Tuscan GT1. O TuscanR nunca chegou a ser produzido em série, mas a TVR fez dois exemplares baseados nele: o T400R, movido por uma versão de quatro litros do seis-em-linha Speed Six; e o T440R, com uma variante de 4,2 litros do mesmo motor.

Com 440 cv e 48,4 kgfm de torque moderados por um câmbio manual de seis marchas, o TVR T440R certamente tem a selvageria que espera-se de um TVR. A estrutura é de fibra de carbono e alumínio – materiais expostos no interior típico dos carros da marca. E o carro vai de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, com máxima estimada em 347 km/h.

Fabricado em 2003, o TVR T440R acabou se tornando um dos últimos carros da marca. O hodômetro marca 40.000 km, e o preço pedido é de £ 192.990 de acordo com o anúncio no Pistonheads – cerca de R$ 1,4 milhão em conversão direta (setembro de 2021). Eu não disse que era barato!