reclamar da formula 1 atual virou o esporte favorito de muitos fas das antigas e bem nao da para discordar completamente por mais que a gente entenda a preocupaçao com segurança e o esforço para reduzir a emissao de poluentes pelos motores; e ate admire a tecnologia por tras de toda aquela aerodinamica nao tem como nao sentir saudade de como era antigamente — ou no caso dos mais novos lamentar o fato de ainda nao ter nascido para ver por exemplo a f1 na virada da decada de 1980 e nao estamos falando apenas dos pilotos lendarios na pista — gilles villeneuve na ferrari nelson piquet na brabham emerson fittipaldi pilotando por sua propria equipe todos em carros que para a maioria dos fas de automobilismo tinham visual e ronco muito mais interessantes do que o que se ve e ouve hoje em dia no entanto ha outra coisa digna de nostalgia mesmo por quem jamais viu acontecer as corridas do bmw m1 procar championship categoria monomarca que servia para aquecer a audiencia e o asfalto antes das corridas de formula 1 em 1979 e 1980 coloque fones de ouvido aumente o volume e aprecie video de corrida como deve ser sem musica sem ediçao sem perfumaria — so o ronco dos seis em linha e pura açao na pista [youtube id= z3f9brplaa width= 620 height= 350 ] estamos diante de uma das categorias monomarca mais incriveis de todos os tempos que infelizmente teve uma vida muito curta talvez voce ate ja conheça esta historia mas vale revisitar foi em 1978 quando a bmw estava desenvolvendo seu primeiro esportivo de motor central traseiro o m1 a ideia era criar um especial de homologaçao para competir em corridas de longa duraçao na europa como o world sportscar championship e o carro teria sangue italiano a carroceria foi projetada por giorgetto giugiaro enquanto o acerto dinamico ficaria a cargo de ninguem menos que a lamborghini que na epoca era referencia com o emblematico countach a inspiraçao de giugiaro foi o conceito bmw turbo apresentado em 1972 para celebrar a olimpiada de verao daquele ano em munique o design ficou a cargo de paul bracq e a construçao usava como base a plataforma do bmw 2002 adaptada para receber um motor central traseiro — que como o nome do conceito indica era um quatro cilindros turbo de dois litros e 280 cv e era um conceito funcional capaz de chegar aos 100 km/h em 6 6 segundos com maxima de 250 km/h ainda que nao tivesse um visual tao futurista assim e nem portas asa de gaivota o bmw m1 traz clara a influencia do conceito nas proporçoes e em diversos elementos esteticos e o conceito tambem inspirou outros dois bmw iconicos o grand tourer serie 8 e o roadster z1 mas a gente ja esta divagando vamos nos ater ao m1 o esportivo tinha um seis em linha montado atras dos bancos em posiçao longitudinal — o m88 mesmo coraçao que estava no serie 6 e24 e no bmw m5 e28 com 3 5 litros de deslocamento comando duplo no cabeçote e corpos de borboleta individuais o motor roncava bonito e desenvolvia 277 cv a 6 500 rpm e 33 6 mkgf de torque e era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era o bastante para chegar aos 100 km/h em 5 4 segundos; aos 160 km/h em 13 4 segundos; e aos 210 km/h em apenas 26 3 segundos com maxima de 260 km/h ele tinha ate um porta malas atras do motor foram construidos entre 1978 e 1981 453 exemplares do m1 para a homologaçao eram necessarios 400 exemplares pelo regulamento da fia para o grupo 4 de turismo ou seja tudo certo nao nao porque em 1978 a organizaçao mudou as regras para o grupo 4 e de repente o bmw m1 — que ja estava pronto e em processo de ser transformado em carro de corrida — nao era mais apto a competir modificar o projeto aquela altura seria perder tempo e dinheiro e atrasaria muito a estreia do m1 nas pistas por sorte um cara chamado jochen neersparsch apareceu para salvar o dia jochen era o chefe da divisao motorsport da bmw e nao queria que seu trabalho fosse todo jogado fora assim ele teve uma ideia por que nao colocar todos estes carros para competir juntos antes das corridas de formula 1 assim alem de garantir o entretenimento do publico e a exposiçao do m1 a bmw poderia usar a experiencia nas pistas para aperfeiçoar o carro de corrida todo mundo ganhava e os carros meu amigo eram monstros voce nao conhece a verdadeira capacidade de um seis cilindros em linha ate saber que preparados para competir na procar os motores dos m1 alcançavam ate 470 cv — isto antes da adoçao dos turbos que levavam a força do motor para perto dos 900 cv de qualquer forma sem turbocompressor a potencia era bastante para chegar aos 100 km/h em 4 3 segundos com maxima de 311 km/h os carros tambem tinham suspensao completamente modificada novos aparatos aerodinamicos na carroceria e peso aliviado — se o m1 pesava 1 300 kg a versao de competiçao tinha 1 020 kg na balança e claro o espetaculo era garantido a gente vai colocar mais um video aqui so para provar que nao estamos exagerando [youtube id= ra1bboivrsc width= 620 height= 350 ] o m1 ai em cima foi usado por niki lauda na procar alias este era outro grande barato da categoria os pilotos eles vinham das mais altas categorias do automobilismo como a formula 1 e o campeonato europeu de endurance hans joachim stuck clay regazzoni jacques laffite e ate o nosso nelson piquet competiam na procar alias nelson piquet foi um dos grandes nomes da procar — venceu duas corridas em 1979 ano em que lauda foi campeao e tres em 1980 ficando com o titulo olha so como foi sua vitoria em donington park antes do gp da gra bretanha em 1979 [youtube id= 7ucgc1qzyr4 width= 620 height= 350 ] depois da temporada de 1980 a bmw decidiu se inscrever na formula 1 a intençao era estrear em 1982 e a bmw motorsport ficou encarregada do programa assim por conflitos de agenda nao houve procar em 1981 por sorte aquela altura os carros ja se enquadravam no regulamento do grupo 4 da fia e naquele ano nelson piquet e hans joachim stuck venceram os 1 000 km de nurburgring — parte do mundial de carros esporte o wsc — ao volante do m1 e o carro do video abaixo gravado no nurburgring nordschleife com klaus graf ao volante [youtube id= vhulngjudsk width= 620 height= 350 ]
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