FlatOut!
Image default
Car Culture

Era assim um Lancia Delta HF Integrale zero km – e este aqui está à venda

No fim do ano passado mostramos aqui um Audi Quattro de homologação do Grupo B. E, pelo visto, 2015 continuará sendo um ano bem propício para preciosidades deste tipo à venda, porque agora nós encontramos um Lancia Delta HF Integrale edição especial FlatOut Martini Racing novinho em folha que será leiloado em breve. É o mais próximo que já vimos de um Delta Integrale 0 km, e é simplesmente maravilhoso.

Não é segredo algum que as cores do FlatOut são uma homenagem à Martini Racing, e foi assim quando, em 1992, a Lancia apresentou esta edição especial do Delta HF Integrale, limitada a 400 unidades, para comemorar quinto título consecutivo do WRC conquistado pela Lancia que, como você deve saber, corria como equipe Martini Racing.

deltahfintegralemartini (6)

Apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 1979, o Delta só se tornou o carro de rali principal da Lancia depois que o Grupo B foi extinto em 1986, por ser perigoso demais. As regras mudaram e os carros ficaram menos insanos — em vez de protótipos com motor central, voltaram a ser baseados nos modelos de produção, mas continuavam gerando especiais para homologação, e o Delta HF Integrale é um deles.

Apresentado em 1988, o primeiro Delta HF Integrale era, obviamente, uma versão menos potente do carro que corria no WRC: seu motor de dois litros turbo entregava 165 cv e seu visual já trazia os traços que se tornariam a marca registrada da versão, com quatro faróis redondos na dianteira e linhas mais robustas.

deltahfintegralemartini (11)

A sequência impressionante de títulos no WRC com os pilotos Miki Biasion e Juha Kankkunen teve efeito muito positivo nas vendas do Delta, e levou a Lancia a promover constantes modificações no HF Integrale para torná-lo cada vez melhor, mais robusto e potente (leia sua trajetória toda aqui). No fim de 1991, foi lançado o HF Integrale Evoluzione, cujo nome dispensa explicações — era, mesmo, uma evolução.

A começar pelo motor, que recebeu um cabeçote de 16 válvulas e entregava 210 cv a 5.750 rpm. Para melhorar a estabilidade, a Lancia também adotou bitolas mais largas na dianteira e na traseira e os para-lamas acompanharam, ficando mais largos e arredondados. O para-choque dianteiro recebeu entradas de ar maiores e o capô também foi redesenhado para melhorar a ventição, enquanto uma asa traseira ajustável foi colocada na tampa do porta-malas. As rodas de cinco parafusos imitavam o desenho daquelas usadas no carro de rali.

deltahfintegralemartini (2)

deltahfintegralemartini (12)

Acontece que, como já dissemos, em 1991 a Lancia conquistou seu quinto título consecutivo no WRC, vencendo seis das 14 provas e ainda sagrando o finlandês Juha Kankkunen com seu terceiro título — ele ainda conseguiria mais um em 1993, desta vez pela Toyota.

O vídeo está em japonês, mas a linguagem dos motores é universal, você sabe

Nada mais justo, então, que lançar esta versão especial com pintura branca, as faixas com as cores da Martini Racing e rodas na cor da carroceria, além de interior forrado com couro Alcantara cinza.

Foram fabricadas exatamente 400 unidades da série especial entre 1991 e 1992, e o exemplar das fotos é o carro de número 124. Se tivéssemos um desses, pode ter certeza que até dormiríamos nele de vez em quando e o levaríamos para esticar as pernas todos os dias, mas não foi o que o dono deste carro fez.

deltahfintegralemartini (1)

O hodômetro do carro fabricado em 1992 marca só 50 km, e a descrição da Silverstone Auctions, que leiloará o carro na Race Retro Classic Car Sale no dia 21 de fevereiro, no Reino Unido, é bem clara:

Apesar da pintura de competição, o Integrale só foi usado em vias públicas uma vez, e foi quando ele foi entregue pela concessionária a seu único dono, que o manteve guardado sob condições perfeitas pelos últimos 22 anos.”

deltahfintegralemartini (7)

Eles ainda dizem que o carro acompanha o manual de serviço, o manual do proprietário e o kit de ferramentas original. Tudo por estimadas £ 90.000-110.000 — o que dá, em conversão direta, cerca de R$ 350.000-430.000. Por um exemplar praticamente novo de um carro do qual só existem 400 unidades e com as cores da Martini? Se tivéssemos os recursos, ficaríamos com ele — e ainda seria o carro oficial do FlatOut!