salve pessoal sim estamos de volta e os que curtem os esportivos alemaes vao ficar especialmente felizes porque hoje temos dose dupla de amg com duas versoes extremas do mercedes benz clk de segunda geraçao o w209 produzido entre 2002 e 2010 ambos tem motores v8 ambos tem carroceria widebody ambos tem motor feito a mao por um unico engenheiro de affalterbach e ambos serao leiloados no dia 19 de maio suponhamos que voce precisa escolher um estamos falando de dois carros totalmente fodasticos entao vai ser bem dificil decidir vamos falar um pouco sobre cada um deles e depois voce pode comunicar sua decisao ai embaixo so por diversao [gt40 content search= mercedes benz widget= 1 ] vamos começar com o que nasceu primeiro o mercedes benz clk dtm amg que foi lançado em 2004 e sem duvida e a versao mais extrema do cupe o clk dtm amg e como um especial de homologaçao exceto que ainda mais legal em vez de servir para permitir que o carro de corrida competisse ele foi feito para comemorar seu triunfo no campeonato em 2003 a mercedes venceu pela quarta vez seguida o titulo de construtores na recem inaugurada deutsche tourenwagen masters a entao nova dtm para comemorar o feito a mercedes decidiu criar uma ediçao limitada de rua do carro que usavam na competiçao ele tinha praticamente o mesmo body kit do carro de corrida o que exigiu a adoçao da mesma suspensao usada por ele um arranjo com braços sobrepostos na dianteira e eixo multilink na traseira com amortecedores ajustaveis as bitolas eram bem mais largas que a versao comum 74 mm a mais na frente e 110 mm a mais atras as rodas 19x9 e 20x10 brigavam discos de freio de 330 mm na dianteira e 360 mm na traseira respectivamente o clk dtm de rua chegava a 1 35 g de aceleraçao lateral para se ter uma ideia o porsche 911 gt3 rs atual atinge em media 1 11 g o interior ganhou revestimentos de fibra de carbono nas portas o mesmo material em detalhes no painel e um par de bancos concha na dianteira tambem de composito ja a traseira e toda ocupada por uma gaiola de proteçao parcial o espirito de grand tourer do clk de rua da lugar na versao dtm amg a um ambiente de carro de corrida de fato a melhor parte o motor e ainda mais potente no dtm amg de rua do que na versao de pista do clk naquela epoca o regulamento da deutsche tourenwagen masters limitava o deslocamento dos motores naturalmente aspirados a quatro litros e a potencia a menos de 500 cv o esportivo road legal tinha uma versao com supercharger do motor v8 de 5 4 litros do mercedes benz clk55 amg da epoca [youtube id= qxzoflirdtk width= 620 height= 350 ] com modificaçoes nos componentes internos a cavalaria crescia de forma bem mais que respeitavel de 367 cv a 5 750 rpm para 582 cv a 6 100 rpm o aumento no torque nao ficou atras de 51 9 mkgf a 4 000 rpm para 81 6 mkgf a 3 500 rpm o motor era acoplado a uma robusta caixa automatica de cinco marchas da ate para relevar o aumento de 140 kg na balança o clk55 amg normal pesava 1 640 kg enquanto a versao dtm chegava aos 1 780 kg mesmo com o peso extra o dtm amg ia de zero a 100 km/h em 3 8 segundos com velocidade maxima de 322 km/h e o tipo de carro que so pode ser curtido de verdade em um autodromo ou em uma autobahn alema sem limites de velocidade nao e para qualquer um jenson button e lewis hamilton estao entre os nomes que ja tiveram um exemplar na garagem em 2004 e 2005 so foram feitos 180 exemplares do clk dtm amg exclusivamente para o mercado europeu 100 cupes 40 deles com volante a direita para os ingleses e 80 roadsters que parando para pensar sao os mais radicais porque nao tem gaiola de proteçao conduzir esse cara a ceu aberto e um ato de bravura as primeiras unidades foram oferecidas a clientes selecionados da amg e o restante dos exemplares foi disputado a tapa pelos entusiastas os que nao conseguiram tiveram de esperar um pouco ate proxima versao limitada do clk w209 esse cara apresentado em 2007 o clk 63 amg black series foi o segundo black series feito pelo amg performance studio o primeiro foi o slk 55 amg black series em 2006 o clk 63 amg normal ja era um monstro com seu v8 naturalmente aspirado de 6 2 litros que dispunha de 481 cv a 6 800 rpm e 64 2 mkgf de torque a 5 000 rpm o black series tinha um coletor de admissao de magnesio com duas valvulas internas sistema de escape de melhor fluxo e um novo modulo eletronico e com isto o v8 m156 entregava 507 cv a 7 200 rpm e 64 2 mkgf de torque a 5 250 rpm o cambio continua sendo automatico de sete marchas e o desempenho so ficava pouco atras do clk dtm amg quatro segundos cravados para chegar aos 100 km/h 8 8 segundos para chegar aos 160 km/h e maxima de 300 km/h com um bonus no ronco absurdo do motor sem induçao forçada um dos mais brutais ja produzidos por um v8 na boa muscle car alemao na veia novamente as rodas eram forjadas e de 19 polegadas com tala 9 na dianteira e 9 5 na traseira e os freios tambem tinham discos de 360 mm na traseira da mesma forma suspensao ajustavel e componentes para reforçar a estrutura foram instalados alem de um eixo traseiro mais largo aqueles para lamas obscenos sao uma necessidade e nao apenas puro charme o interior perdeu o banco traseiro e tambem ganhou bancos dianteiros do tipo concha e fibra de carbono nas portas so nao tinha gaiola de proteçao parcial fizeram 700 exemplares entre abril de 2007 e março de 2008 sendo que apenas 25 deles tinham mao inglesa jeremy clarkson teve um [youtube id= so52ixism14 width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] com qual dos dois voce ficaria pois bem ao leilao os dois carros estarao a venda no mes que vem dia 19 leiloados pela silversone auctions no circuito de silverstone no reino unido ironicamente o black series e o carro prata enquanto o dtm amg e o carro preto o clk dtm amg e um exemplar de 2005 com apenas 7 580 milhas 12 200 km aproximadamente no hodometro e apenas dois donos em seu historico com placa dt55 amg o exemplar devera ser arrematado por algo entre £ 180 000 e £ 220 000 ou entre r$ 880 000 e r$ 1 07 milhao na nossa moeda em conversao direta ja o black series e um carro ainda mais novo feito em 2007 rodou apenas 4 000 milhas 6 440 km e so teve um dono a silverstone estima que ele seja vendido por algo entre £ 110 000 e £ 125 000 ou seja entre r$ 540 000 e r$ 610 000 quase a metade do preço
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.