ola pessoal nesse post vou atualizar voces sobre algumas coisas que venho fazendo no carro mas principalmente para aqueles que tem curiosidade em saber como um carro da decada de 1990 se sai diante de um modelo atual irei tambem falar sobre algumas dessas caracteristicas motor no primeiro post havia comentado que esse xr3 esta bem inteiro e as manutençoes que tenho feito sao simples e tem como objetivo deixa lo pronto para rodar sem ter nenhuma surpresa desagradavel pelo caminho mas tambem faço isso como hobby fuçando no carro e essas intervençoes acabam tendo proposito preventivo do que corretivo quando a desgraça ja aconteceu nesse contexto as ultimas peças que troquei foram as mangueiras usando de injeçao no lugar das lonadas e bomba de combustivel mecanica que era original ainda e a bobina de igniçao nenhuma dessas peças apresentava problemas ainda e no caso da bobina coloquei uma com resina asfaltica as antigas eram com oleo como a do meu carro e as atuais ja sao fabricadas com essa resina que apresentam uma serie de vantagens que podem ser vistas aqui nesse link depois de quase cinco anos com esse carro resolvi desmontar o carburador para fazer uma revisao basica nele so fui fazer isso agora por pura falta de vergonha na cara mas ate que o carro nao havia apresentado problemas como alto consumo ou falhas na aceleraçao depois de aberto vi porque ele funcionava redondinho ele estava um pouco sujo por dentro mas nao havia nenhum sinal de corrosao e todas as passagens internas estavam desobstruidas mesmo assim apos uma boa limpeza com descarbonizante e troca de juntas diafragmas e o rings senti um funcionamento mais regular do motor sujo mas sem corrosao freios anteriormente havia trocado todos os flexiveis cilindro mestre e os cilindros de rodas traseiros as lonas estavam bem preservadas contudo tambem foram quase cinco anos sem mexer nos discos e pastilhas dianteiros as pastilhas ainda tinham cerca de quatro milimetros de material abrasivo mas os discos estavam em petiçao de miseria verdadeiras panelas comprei um par deles e um jogo de pastilhas que nesse carro vem equipadas com sensores de desgaste aqui panela velha nao faz frenagem boa suspensao as primeiras coisas que fiz logo que peguei esse carro foram a troca das molas batentes e amortecedores dianteiros dessa vez aproveitei que estava sem os discos e pastilhas e troquei as buchas do braço oscilante na parte onde a barra estabilizadora passa por ele indo la para tras resolvi trocar os calços e molas traseiras que estavam com os elos enferrujados e apresentando marcas de batidas entre eles aproveito a deixa para indicar um site que tem varios manuais tecnicos do escort mk3/4 sao manuais da haynes em ingles onde ha varias vistas explodidas de componentes desse carro como e gringo a parte de motores nao se aplica ao brasil mas mesmo assim e muito util veja aqui esse outro aqui tambem vale a pena http //www fordopedia org/parts catalog/escort mk3 com as molas novas e o detalhe da suspensao a la civic/focus back to the future na linha do tempo da ford o focus e o sucessor do escort lançado em 1998 ja esta em sua terceira geraçao que chegou ao brasil no segundo semestre de 2013 tenho os dois na garagem de casa e por isso gostaria de compartilhar as impressoes entre dois carros separados por 25 anos no tempo começando pela motorizaçao e usando o que havia ap 1 8 s e o que ha duratec 2 0 direct flex de mais top nesses carros para efeito de comparaçao a diferença e a mesma entre vinho sangue de boi e romanee conti muito alem da diferença de 68 cv entre eles ate 1993 com a chegada do tempra nao havia carros nacionais com quatro valvulas por cilindro no cabeçote tao comum hoje em dia assim o escort 1 8 com motor ap tinha somente oito valvulas e comando simples no focus ha duplo comando com variador de fase e 16 valvulas alem de vir equipado com carburador de corpo duplo o motor ap tem coletor de admissao em aluminio fundido no mesmo lado onde esta o coletor de escape atualmente os motores recebem coletores de admissao em plastico e no lado oposto ao coletor de escape fluxo cruzado na parte de alimentaçao carburador no escort e injeçao direta no focus tudo muito lindo mas nao vou esconder que uma falha na bomba mecanica de alta pressao do focus me deixou a pe com apenas tres meses de uso outra coisa facil de notar e quanto a qualidade de construçao nos dois carros os gaps entre as peças da carroceria sao muito maiores no escort com tres a quatro milimetros entre elas assim como os para choques que sao muito menos integrados ao design do carro o farol alem de ter lente de vidro tem formado simples e vaos enormes os vidros no escort sao presos por borrachas e nao colados como no focus e o para brisas tem um angulo bem mais reto o tamanho e peso tambem aumentaram bastante nesses vinte anos para ca abaixo a comparaçao das medidas entre o escort xr3 mk4 hatch e o focus hatch se 2 0 comprimento 4 06m 4 53m largura 1 59m 1 82m altura 1 33m de altura 1 48m distancia entre eixos 2 39m 2 65m peso 950 kg 1 375 kg rodas e pneus 5 5x14 e 185/60 r 14 7x17 e 215/50 r17 o nivel de acabamento interno e os equipamentos sao muito superiores no focus a unica midia original dos escort era um radio com toca fitas auto reverse nada de bluetooth mp3 nem conectividade o relogio no teto acredite era objeto de desejo na epoca direçao com assistencia eletrica ar condicionado digital nem em sonho existiam nos escort dirigindo o focus 2 0 e exclusivamente automatico equipado com uma caixa de seis marchas com dupla embreagem da getrag acelerar o xr3 e uma coisa totalmente diferente ha o pedal da embreagem ha o cambio de acionamento mecanico para comandar e o motor se comporta bem diferente claro alem da potencia inferior nao ha nenhuma interferencia eletronica como acelerador drive by wire e tudo muito rustico mais barulhento o desempenho e bem inferior do que o do focus mas ate da certo prazer quando voce sente o 2º estagio do carburador abrindo o duratec e bem mais invisivel principalmente em marcha lenta e em medias rotaçoes so se tornando mais brutal quando se quer realmente andar forte a aceleraçao parece nao ter fim em relaçao a estabilidade e conforto ao dirigir aqui o focus e o claro vencedor a essa altura voce deve estar se perguntando por que esse cara entao tem esse escort antigo bom nao ha como negar o apelo da simplicidade e cumplicidade que os carros mais velhos exigem andar de carro antigo e algo que requer dedicaçao e intimidade com a maquina coisa que pode ser descartada num modelo mais novo o escort foi sim ultrapassado em todos os sentidos pelo carro mais novo mas ainda assim continua sendo algo muito legal de outra maneira e diferente nao melhor ou pior apenas diferente ate mais por germinal vilchez project cars #45
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