no dia 17 de abril de 1964 henry ford ii revelou ao mundo um novo esportivo durante a exposiçao mundial em nova york simultaneamente milhares de concessionarias ford por todos os eua começaram a vender o novo esportivo naquele dia 22 mil exemplares do novo ford foram vendidos a clientes ansiosos — os primeiros dos mais de 400 mil que seriam entregues aos novos donos no primeiro ano de produçao começou ali a historia do mustang que hoje completa exatamente 50 anos esta e nossa singela homenagem ao carro que e um dos maiores simbolos da cultura automotiva americana o stang e um daqueles carros que sao reconhecidos como icones sobre rodas mesmo por quem nao e um car lover e sendo assim sao gigantescas as chances de voce saber que na decada de 60 o chevrolet corvette reinava absoluto como unico esportivo do mercado americano e a coisa mais proxima que a ford tinha do vette era o thunderbird que ha algum tempo havia perdido seu encanto o corvette era um carro menor mais leve mais barato e muito potente e era isso que o americano queria entao em 1962 henry ford ii encomendou a lee iacocca chefe da divisao de marketing da ford a epoca um carro nos moldes do corvette iacocca por sua vez chamou o designer john oros e o ajudou a criar o conceito mustang cujo nome homenageava o caça p 51 mustang era um carro pequeno com motor central traseiro e transeixo de dois lugares e desenho futurista — a unica coisa em comum com o modelo de produçao que seria apresentado dois anos mais tarde foi preciso mais alguns conceitos como este ai em cima de 1963 para definir que o carro teria um motor v8 na dianteira em vez de um v4 na traseira a configuraçao o acompanhou por estas cinco decadas — ate mesmo em sua fase negra em 1974 quando entrou em cena a segunda geraçao de visual sem graça e uma versao esportiva de risiveis 134 cv nem mesmo as versoes de quatro cilindros que estrearam na geraçao seguintes eram tao ruins e tao odiados quanto o mustang ii em 50 anos o mustang foi o esportivo para as massas um dos carros mais vendidos dos eua referencia em desempenho com desenho contemporaneo arauto da onda retro e base para verdadeiras monstruosidades no melhor sentido sobre quatro rodas agora o mustang ousa mais uma vez deixando de lado a estetica inspirada no passado para sua sexta geraçao que tem tudo para continuar sendo referencia em desempenho claro que o mustang nao e melhor esportivo de todos os tempos e nem imune a criticas mas hoje e o dia dele e por isso nos vamos homenagea lo e tentar esquecer que a segunda geraçao existiu selecionando os dez mustang mais incriveis ja feitos nestes 50 anos — convenhamos uma tarefa quase impossivel 1965 shelby gt 350 o primeiro da lista e tambem o primeiro mustang idealizado e preparado pelo texano carroll shelby feito especialmente para se adequar as regras de homologaçao da scca sports car club of america orgao responsavel por competiçoes como a can am e a trans am o ponto de partida era o recem lançado mustang fastback os primeiros modelos eram conversiveis ou cupes hardtop que tinha peso extremamente aliviado e um motor v8 small block de 289 pol³ 4 7 litros e 310 cv o carro ganhava freios maiores o eixo rigido traseiro de ford falcon era substituido pelo do ford galaxie mais resistente e o banco traseiro era removido os carros da scca so podiam ter dois lugares e ainda aliviava peso em alguns exemplares a bateria era deslocada para o porta malas todos os carros eram pintados na classica cor wimbledon white e ao contrario do que se costuma acreditar as faixas azuis eram opcionais embora seja praticamente impossivel encontrar um gt350 1965 sem elas naquele ano 562 unidades do gt350 foram produzidas o que o torna um carro bem raro e cobiçado como se nao bastasse destes 36 sao da variante gt350r de corrida com para choques integrados e nenhum luxo por dentro — forraçoes ar condicionado isolamento acustico luxo desnecessario o negocio era ter janelas de plexiglass gaiola e bancos de competiçao 1967 shelby gt500 super snake em maio do ano passado aquele que talvez seja o melhor e mais raro mustang classico do mundo foi leiloado pela mecum durante o 26º spring classic auction em indianapolis trata se do shelby gt500 super snake que a principio seria usado apenas para demonstrar os novos pneus thunderbolt da goodyear durante um evento para a imprensa contudo um encontro casual com um velho amigo o ex gerente de vendas da shelby american don mccain fez com que shelby decidisse expandir seus planos mccain como quem nao queria nada sugeriu que shelby colocasse um motor v8 427 igual ao usado no ford gt40 em le mans coisa pouca ne nenhum dos dois devia bater muito bem porque shelby adorou a ideia e encomendou a um de seus engenheiros um gt500 preparado com o motor do gt40 mkii que ficou com os tres primeiros lugares nas 24 horas de le mans de 1966 trata se de um v8 big block 427 7 litros de mais de 600 cv com ele shelby chegou aos 273 km/h em suas voltas de demonstraçao antes que o piloto de testes pudesse rodar por 500 milhas 804 km ininterruptas no circuito oval de testes da goodyear a uma media de 228 km/h o plano seguinte era vender mais 50 unidades do gt500 super snake como o carro foi chamado porem o preço sugerido por shelby us$ 8 mil era proibitivo na epoca — nem um cobra 427 custava tudo isso por isso mccain desistiu da ideia e este foi o unico gt500 com motor de gt40 construido o martelo foi batido por us$ 1 3 milhao — mais de r$ 2 9 milhoes — tornando o carro o mais caro mustang ja vendido na historia 1970 ford mustang boss 302 o inicio da decada de 70 tambem costuma ser visto por alguns como o inicio da decadencia do mustang que ja era muito maior mais pesado e nao tinha o mesmo desenho elegante dos primeiros modelos contudo valores esteticos sao subjetivos — competencia mecanica nao e isso o mustang boss 302 de 1970 tem de sobra ironicamente o cara por tras do 302 foi larry shinoda um ex engenheiro da chevrolet que teve papel importantissimo no desenvolvimento do corvette e que foi contratado pela ford em 1968 com a missao de melhorar a imagem do mustang e torna lo ainda mais capaz de bater de frente com o entao recem lançado chevrolet camaro dizem que larry shinoda chamou o carro de boss por causa do novo presidente da ford na epoca bunkie knudsen que o trouxe da gm para a ford — era uma forma de agradecer ao chefe boss 302 tambem foi o nome do motor desenvolvido por larry que usava o bloco do v8 302 windsor o mesmo que equipou o nosso maverick porem cabeçotes e demais partes do v8 cleveland de 351 pol³ que tambem teve uma versao de 302 pol³ para o mercado australiano era um motor hibrido no melhor sentido possivel os componentes do motor maior exigiram algumas adaptaçoes como o uso de quatro parafusos por mancal em vez de dois porem os dutos e valvulas maiores novos coletores de admissao e comando de valvulas o resultado era um monstro de 294 cv e 40 mkgf de torque — um numero bem alto em 1970 pensando bem ate hoje — ou voce acha que dirigir um muscle car de mais de 40 anos e quase 300 cv e brincadeira o visual do mustang podia ter mudado bastante em seis anos mas e dificil nao gostar da aparencia musculosa da dianteira mais agressiva e da persiana sobre o vidro traseiro classico e inspirou um dos mustang mais rapidos da atualidade que vai aparecer na proxima parte 1984 ford mustang svo dez anos depois do lançamento o mustang ganhava sua segunda geraçao sinceramente nao ha nada digno de nota no mustang ii e provavelmente por isto sua geraçao durou apenas quatro anos as coisas so começaram a melhorar alguns anos depois que a terceira geraçao foi lançada — mais precisamente em 1984 com a chegada da chamada plataforma fox e do mustang svo hmmm nao a special vehicle operations foi fundada em 1981 a divisao foi criada para projetar desenvolver e comercializar projetar componentes de alto desempenho e acessorios relacionados aos programas de automobilismo da ford era o embriao do special vehicle team que tem no portifolio as ford lightning e raptor e o ford gt so para citar alguns o ford mustang svo foi o primeiro veiculo criado para demonstrar estes componentes apesar de nao ter um v8 debaixo do capo ele foi o modelo mais potente da familia entre 1984 e 1986 o motor era um quatro cilindros de 2 3 litros turbinado com intercooler emprestado do ford thunderbird turbo coupe e derivado daquele que equipou o maverick no brasil bom para respeitaveis 175 cv e 29 mkgf de torque o cambio era um borg wagner manual de cinco marchas — em 1986 quando saiu de linha ja eram 200 cv e 33 2 mkgf de torque boa parte das modificaçoes mecanicas porem nao estavam no motor a suspensao dianteira teve a geometria retrabalhada com amortecedores e molas ajustaveis koni e a caixa de direçao recebeu uma relaçao mais direta o eixo traseiro recebeu diferencial de deslizamento limitado e os freios receberam discos ventilados nas quatro rodas emprestados do lincoln continental por dentro pedais especiais ajurdavam no punta tacco a alavanca de cambio era da hurst e o interior tinha recursos como ar condicionado vidros e travas eletricas e freio de emergencia a ideia era competir com os alemaes como o bmw serie 3 nao deu muito certo mas ao menos eles fizeram um mustang de quatro cilindros que nao teriamos vergonha de dirigir por ai alem disso o svo foi o precursor de uma das variaçoes mais potentes e rapidas do mustang o svt cobra mas este fica para a proxima parte do nosso especial veja tambem especial 50 anos os melhores mustang de todos os tempos — parte 2
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