o ford mustang e um carro tao lendario que e um desafio fazer uma homenagem a altura mas nos vamos tentar — e esta e a segunda parte da lista com os melhores mustang de todos os tempos feita com a ajuda de voces 1966 shelby gt350 h voce nao compraria um carro se soubesse que ele foi usado por uma empresa de aluguel de veiculos nao e e se fosse um shelby gt350 ai a coisa muda de figura e exatamente isto que e o shelby gt350 h em 1966 um ano depois de ser lançado o shelby gt350 ganhou alguns itens de conforto acabamento mais luxuoso novas cores e certas mudanças esteticas — como uma nova seçao lateral traseira com janela espia a bateria nao era mais deslocada para a traseira o banco de tras estava no lugar mas a personalidade forte continuava o motor v8 289 de 310 cv agora tinha um compressor mecanico paxton como opcional sao belos carros naquele ano a ford realizou uma interessante manobra publicitaria cedeu uma serie limitada para a empresa de aluguel de veiculos hertz os primeiros 85 eram equipados com cambio manual de quatro marchas e dizem que alguns destes carros foram usados em arrancadas na categoria de carros de rua da scca tendo sido devolvidos a hertz com sinais de instalaçao de gaiolas de proteçao mais 800 carros foram encomendados naquele ano mas com cambio automatico depois de aposentados como carros de aluguel os gt350 — todos eles pretos ou brancos com faixas douradas — foram vendidos ao publico como shelby gt 350 h e hoje sao disputados a tapa pelos colecionadores 1968 mustang bullitt em 1968 steve mcqueen estrelou um dos filmes mais adorados pelos entusiastas bullitt que culmina em uma perseguiçao de quase minutos envolvendo um dodge charger preto e o iconico mustang 1968 verde do detevive frank bullitt trata se de um mustang gt 390 1968 equipado com um v8 de 6 4 litros preparado para render 330 cv a 4 800 rpm e 59 mkgf de torque a 3 200 rpm e visual modificado para ficar com uma aparencia mais simples — sem emblemas com a seçao traseira pintada de preto e ausencia quase total de cromados alem das classicas rodas torq thrust pintadas de grafite [vimeo id= 74503471 width= 620 height= 350 ] foram feitos dois carros identicos para serem usados no filme e a classica cena de perseguiçao m sao francisco ajudou a reforçar ainda mais a imagem mitica do mustang ao longo das decadas a propria ford reconhece sua importancia tendo lançado ediçoes especiais bullitt por duas vezes na decada de 2000 a primeira veio em 2001 na quarta geraçao e a segunda em 2008 na quinta geraçao o mustang bullitt 2001 era baseado no gt da epoca seu motor era o mesmo do gt um v8 modular de 4 6 litros e 264 cv a 5 250 rpm e 41 7 mkgf de torque a 4 000 rpm porem com algumas modificaçoes nos coletores e polias o ganho de potencia era minimo de apenas 1 cv mas o torque maximo aumentado para 42 2 mkgf agora estava disponivel desde as 2 000 rpm a suspensao agora era 2 cm mais baixa mais firme e com subchassi e as modificaçoes esteticas incluiam um novo capo com entradas de ar mais agressivas novo body kit e janelas traseiras com desenho diferenciado e rodas inspiradas nas torq thrust o bullit 2008 da geraçao seguinte lembrava muito mais o original com um visual clean por fora e elementos retro por dentro como mostradores e volante o motor v8 de 4 6 litros tinha potencia elevada de 304 cv para 319 cv acoplado a um cambio manual de cinco marchas e ate o escapamento foi modificado para soar como o mustang do filme que por sua vez foi dublado por um ford gt40 entao e win win 1969 mustang boss 429 em 1969 a ford criou motor para competir com os incriveis hemi da chrysler na nascar usando como base o v8 big block 385 a ford ampliou a cilindrada para 429 pol³ ou sete litros e usou camaras de combustao semi hemisfericas para melhorar a queima para cumprir as regras de homologaçao da nascar porem era preciso colocar este motor em pelo menos 500 carros de rua depois de muita consideraçao a ford decidiu pelo obvio felizmente colocar o motor em uma serie limitada do mustang alimentado por um carburador holley de corpo quadruplo o motor entregava oficialmente 380 cv um numero bem conservador — a potencia real ficava na casa dos 500 cv havia quem dissesse que chegava aos 600 cv mas nada foi provado o 429 era um verdadeiro leviata e foi preciso adaptar o cofre do mustang para recebe lo com isto acertado outras modificaçoes incluiam bateria deslocada para a traseira que tambem recebia uma barra estabilizadora na suspensao melhorando bastante a dirigibilidade agora uma opiniao pessoal este e o mustang mais bonito ja feito em 1969 o mustang ja havia crescido e ficado mais robusto porem sem perder a identidade de mustang que tanto fez falta depois de 1969 o boss 429 e ainda mais bonito com sua entrada de ar ajustavel no capo postura mais agressiva spoiler dianteiro e o logo quase industrial nos para lamas dianteiros e ele tem motor de carro de corrida 2000 eleanor em 1971 o cineasta independente h b halicki colocou em pratica um ambicioso projeto pessoal escrever dirigir produzir e estrelar um filme de açao mas halicki tambem era fanatico por carros e gone in 60 seconds deixou isto bem claro o filme conta a historia de um investigador de fraudes de seguro que leva uma vida dupla como chefe de uma quadrilha de ladroes de automoveis contratados por um traficante de drogas internacional eles precisam roubar 48 carros determinados por ele em cinco dias todos os carros recebem nomes de mulher e os ultimis quatro carros sao quatro mustang sportsroof 1973 amarelos chamados eleanor [youtube id= gmz3g1x75pu width= 620 height= 350 ] dois mustang 1971 foram usados para representar os quatro carros no filme recebendo caracterizaçao para ficarem parecidos com o modelo 1973 um dos carros foi usado para as cenas em close e onboard enquanto o outro foi modificado com gaiola de proteçao e outros equipamentos de segurança para realizar as cenas de açao este carro sobrevive ate hoje mesmo sofrendo dois acidentes durante as gravaçoes — um deles ate foi filmado e usado no filme que nao tinha um script detalhado e teve varias cenas improvisadas [youtube id= 7nn8vb_pepq width= 620 height= 350 ] ter o mustang de primeira geraçao estrelando em um filme durante seu ultimo ano em linha foi como um ultimo momento de gloria antes de chegada do mustang ii que como voce viu na ultima parte nao foi a melhor fase do muscle car mas a eleanor mais lembrada e mesmo a do remake de 2000 estrelando nicolas cage e trazendo um shelby gt500 1967 modificado e preparado eleanor era o ultimo de 50 carros a serem roubados em 72 horas apesar de as modificaçoes esteticas estarem mais voltadas ao tuning elas sao de bom gosto com rodas de 17 polegadas inspiradas no modelo classico do gt500 para choques embutidos farois auxiliares uma bela pintura cinza metalico com faixas pretas e um motor v8 351 crate com 400 cv acoplado a uma caixa manual de quatro marchas a suspensao foi rebaixada e recebeu um sistema coilover foram feitas sete replicas de eleanor para o filme e cinco delas foram destruidas o carro do heroi que recebeu todas as modificaçoes e foi usado para as cenas em close e considerado a verdadeira eleanor e foi no ano passado leiloado pela mecum auctions por us$ 1 milhao r$ 2 23 milhoes veja tambem especial 50 anos os melhores mustang de todos os tempos — parte 1
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.