foto paulo pinto/fotos publicas voce ficaria surpreso ao ouvir de especialistas em transito que o problema da violencia do transito brasileiro esta muito alem muito mesmo dos limites de velocidade talvez seja uma surpresa realmente pois nos ultimos anos a discussao sobre segurança no transito se concentrou no excesso de velocidade considerado por 10 a cada 10 gestores de transito a maior causa de acidentes porem o observatorio nacional de segurança viaria uma das raras instituiçoes que trata a segurança no transito com a seriedade que ela merece aproveitou a semana nacional do transito para iniciar a campanha 10 medidas para salvar vidas no transito foi uma das unicas instituiçoes se nao a unica a levantar a educaçao e o preparo do motorista — entre outras questoes mais aprofundadas — como forma de reduzir a violencia do transito na semana nacional do transito foto lucas lacaz/ae pode procurar nas redes sociais prefeituras policias departamentos de transito e transportes todas elas focaram na velha ideia de que velocidade mata que faixas de pedestres devem ser respeitadas embora algumas estejam apagadas e mal iluminadas que ultrapassagens devem ser feitas em segurança e tudo aquilo que bons motoristas deveriam aprender nos centros de formaçao de condutores as propostas incluem a criaçao de delegacias especiais para tratar de crimes de transito e varas especiais de julgamento ate a implementaçao de um novo processo de habilitaçao de condutores no brasil veja a seguir quais sao elas e como elas podem mudar esse quadro violentissimo do transito brasileiro 1 criaçao de delegacias especiais para tratar de crimes de transito e varas especiais para julga los segundo o onsv a impunidade dos crimes de transito incentiva os infratores e por isso e preciso aprimorar os orgaos de investigaçao e orgaos do judiciario para tornar mais rapido o atendimento e o julgamento destes crimes um exemplo infelizmente notorio e o do ex deputado estadual fernando ribas carli filho que admitiu ter bebido antes de causar um acidente que matou dois jovens em curitiba no distante ano de 2009 sete anos se passaram e carli ainda nao foi julgado 2 padronizar fiscalizaçao necessario para dar maior transparencia aos atos administrativos limitar discussoes desnecessarias agilizar o processo de penalizaçao de infratores e garantir a segurança necessaria para os cidadaos brasileiros de que o poder publico esta exercendo os seus poderes dentro dos limites legais 3 regular e implementar vistoria veicular a vistoria ja e prevista pelo codigo de transito brasileiro mas e realizada apenas em caso de transferencia de cidade ou titularidade a ideia e tornar a fiscalizaçao periodica para itens de segurança ruido e controle de gases poluentes 4 definir politica de investimentos para atendimento exclusivo para acidentados segundo o onsv a maioria dos leitos hospitalares sao ocupados por acidentados de transito alem disso os acidentes estao entre as maiores causas de procura dos hospitais por cidadaos o que significa que o atendimento de vitimas de acidentes precisa de uma politica de investimentos da mesma forma que a prevençao a dsts dengue e outras epidemias 5 introduzir a educaçao para o transito nas escolas publicas e privadas outra previsao do codigo de transito brasileiro que nao e cumprida segundo o artigo 76 do ctb a educaçao para o transito deve ser promovida nas pre escolas e escolas de primeiro segundo e terceiro graus a medida e importante para informar o cidadao a agir de forma segura em seus deslocamentos diarios em vez de esperar que ele complete 18 anos ou mais para receber uma educaçao voltada apenas a conduçao de veiculos motorizados a intençao e regulamentar o que ja esta previsto fazer valer 6 revisar o processo de formaçao de condutores em 2013 o onsv considerou a formaçao dos condutores como um mero adestramento neste ano o observatorio comparou o processo a uma fabrica de pregos tortos para a instituiçao a formaçao precisa focar na percepçao de riscos e na conduta consciente e nao mais apenas nas permissoes proibiçoes e infraçoes a proposta e reformular o processo de formaçao para que o condutor saia preparado para enfrentar os riscos e desafios do transito e consequentemente reduzir acidentes e mortes 7 campanhas permanentes de educaçao para o transito a medida parece inspirada nos bons resultados obtidos pela australia com suas campanhas continuas e chocantes a intençao e reforçar o aprendizado e trabalhar em cima dos problemas regionais 8 regulamentar e padronizar a utilizaçao de tecnologia para fiscalizaçao a ideia aqui e permitir o uso de tecnologias mais atuais que ja se mostraram eficientes em outros paises atualmente apenas radares e etilometros sao amplamente usados mas tambem ha formas de avaliar o uso de substancias toxicologicas niveis de ruido luminosidade de farois e lanternas e transparencia de vidros que podem ser fiscalizados com novas tecnologias desde que padronizadas e regulamentadas pela autoridade maxima de transito 9 estabelecer politicas publicas para grupos mais vulneraveis a intençao e elaborar propostas para proteger os grupos mais vulneraveis do transito motociclistas pedestres e ciclistas isso envolve desde a educaçao para o transito a cursos de aperfeiçoamento e criaçao de espaços seguros 10 criar politicas de reinserçao de vitimas de acidentes de transito a proposta e criar politicas publicas para reinserir no mercado de trabalho e outras atividades sociais as vitimas de transito que sofreram sequelas permanentes — o que gera custo social elevado com tais politicas estas vitimas voltariam a ser produtivas em diversos segmentos da sociedade na sua opiniao quais medidas seriam efetivas para reduzir os acidentes voce concorda com o observatorio
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